sexta-feira, abril 25

Crônicas da Cidade nº 45
Por Nerval Pires da Silva

Uma sociedade só poderá viver tranqüila, na medida em que as suas instituições funcionarem de forma transparente, democrática, harmoniosa e, sobretudo, incorruptível – não obstante, serem independentes. Com todos esses aditivos, por certo, sentir-se-á ela, mais protegida, mais segura no exercício de sua cidadania – e mais cônscios de suas responsabilidades. Isso equivale dizer também no que competem os seus deveres e obrigações – quer no pagamento dos tributos; no comportamento de seu caráter; nas suas obrigações para com sua família, com o bem estar coletivo, e a inserção como dever na vida pública para que a cada mandato renovem-se os homens e as idéias.

Em contrapartida, devem as instituições, movidas pela força desse mutualismo íntimo, que tem para com esta também, responder de forma a assegurar-lhes todos os direitos inseridos na Carta Magna, sem, entretanto, arredar um milímetro sequer da linha de suas obrigações e conduta.

Todavia, nem sempre ocorre o que deveria ser como condição sine qua non nas sociedades contemporâneas. Muitas delas ou na maioria prevalecem, por força do despreparo dos seus titulares – a arrogância, a veleidade, o ufanismo exacerbado, a presunção, que traz como apanágios conseqüências danosas – a dicotomia, este, elemento desagregador do elo entre as instituições e a sociedade.

Na falta desses atributos, rompe-se o elo da parceria e, em conseqüência, promove-se a anarquia, nem tanto como quis Mikhail Bacunin dar ao povo como forma de doutrina, mas, sim na forma da linguagem popular tão comumente usada. Daí gera-se o atraso, a falta de respeito onde todos se intitulam líderes e se acham no direito de fazer aquilo que está além das suas atribuições. A interferência indébita de um poder sobre o outro o emasculando, manietando-o a ponto de não deixá-lo ouvir o clamor da sociedade nas suas mais prementes necessidades, para não ter que incomodar quem o emascula a preço de troca de interesses nem sempre lícitos. Refiro-me aos poderes Executivo e Legislativo.

Isso se torna mais complicado ainda quando o tecido das nossas instituições se dilacera geral – e o que é pior é quando atinge os poderes da Justiça, nas pessoas de seus representantes que as promovem e julgam. A sociedade sem essas garantias fica a mercê da confusão que dela resulta, sem ter a quem recorrer. E quando campeia a impunidade, quando os poderes se conflitam e se digladiam, a ponto de fechar as portas, quem perde é a sociedade. E lamentavelmente é o que ocorre em nossos dias atuais.

Não adianta tentar tapar o sol com a peneira por que o fato existe, e, além de ser real, é gravíssimo sob vários aspectos. Primeiro, porque está criada a partir daí a desconfiança no seio da sociedade quanto as suas garantias nesses poderes, mais especificamente de quem os representa. Não somos e nem pretendemos ser a pitonisa do caos, mas dado o jeito do andar da carruagem, está dado o grito de largada. Urge, portanto, que essas desavenças sejam extirpadas o quanto antes do seio desses poderes, pois além de antever reflexos perigosos na sociedade, ela já teve início desde quando se quis cercear o direito de expressão do pensamento crítico da sociedade pensante e atenta, impingindo-lhe processos, numa forma claríssima de calar a sua voz, segregar a democracia no que ela tem de mais íntimo – a liberdade, base do progresso moral e intelectual dos povos, e se tentar se perpetrar a supressão desta e, portanto, a democracia, voltaremos à caverna dominados pelos mais baixos instintos. Esperamos que sendo as suas titulares pessoas de bom senso, e que eu acredito piamente, não medirão esforços no sentido de aplainar todas essas idiossincrasias expostas a olhos vistos. A propósito, juízo e caldo de galinha não fazem mal para ninguém.

Nerval é escritor, comentarista e empresário.

E-mail: nervalpiresdasilva@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE