Prezados Senhores;
Sou assíduo assistente do Programa dominical "Pesca e Prosa". Entretanto, também sou admirador das belezas de nosso litoral, não só de Morretes, mas também de Antonina, local onde desfruto de alguns fins de semana prazeirosos. Qual não foi minha surpresa ao ver que, neste último programa o barreado foi descrito como um prato típico de Morretes e região.
Ocorre que, como historiador, já o Sr. David Carneiro havia levantado ser o barreado um prato típico de Antonina e serras adjacentes à atual estrada de Guaraqueçaba,(era eleborado pelos antigos faiscadores do ouro naquelas serras que não queriam perder tempo se deslocando aos acampamentos para almoço e o deixavam esquentando na brasa em panelas de barro fechadas com farinha) ou seja, longe de Morretes. O barreado de Antonina é o verdadeiro barreado, feito em panela de barro e lacrado com farinha tem cerca de 15 horas e cozimento, ao contrário do "barreado" de Morretes, feito industrialmente em panelas de pressão somente para tirar proveito dos turistas.
Outra decepção tive quando citaram que estavam pescando na Baía de Antonina em Morretes. Se verificarem no mapa do Paraná, o município de Morretes não chega até a baía de Antonina e sim o município que dá o nome a esta baía.
Atenciosamente;
Luiz Henrique Withers
(Enviado por: Erivelto Garzuze)
Qualquer dias Morretes vai dizer que tem o melhor carnaval do sul do Brasil, e vender o carnaval de Antonina como se fosse deles... hehehe
ResponderExcluirJoão (Paulista)