quinta-feira, maio 15

Crônica da Cidade nº 47


Por Nerval Pires da Silva

Uma jovem de 17 anos, filha de um conhecido cidadão antoninense, que ao me procurar para relatar um fato – diga-se de passagem, fizera questão em se identificar publicamente – mas que por força de circunstância, preservaremos o nome do amigo. A jovem fora a um renomado oculista em Curitiba, e ao preencher seu prontuário de atendimento, o facultativo disse-lhe: então você mora em Antonina? Aquela cidade mais parece um chiqueiro tal o tamanho da sujeira nas ruas e nas praças. Lá parece ser o reino dos cães vira-latas que emporcalham a cidade, e tudo com a mais completa complacência daquele povinho que convive com aquele estado como se fosse absolutamente normal... Parece que a sua cidade não tem prefeito, nem vereadores e nem tampouco vigilância sanitária. Deus me livre, lá eu nunca mais porei os pés – lamento você morar naquela pocilga. A jovem nem tentou redargüir, também pudera, diante dos argumentos inquestionáveis exposto por aquele profissional...
De volta para casa deprimida, a lembrança daquele colóquio que tivera com o seu médico, a fez chorar copiosamente. Deve ter chorado de vergonha e de tristeza ao mesmo tempo. Arrisco dar meu palpite – que sua vergonha fora mais pelo constrangimento e humilhação que tivera que suportar diante daquela insofismável conclusão – e de tristeza por lhe ter sido desvendado através do seu médico o caráter de seu povo.
Precisava de visitantes assim resolutos como este, para descortinar a decadência de uma cidade que os daqui teimam em não querer enxergar e admitir – mas, as verdades, como as rosas, têm espinhos. O progresso de uma cidade se mede pelo caráter de seu povo, já dizia Colbert.
Essa complacência já contaminou outros setores das nossas atividades, como corolário, adubando um campo fértil à pratica de falcatruas por parte dos poderes municipal e estadual. Vejamos no setor portuário, o principal sustentáculo da nossa economia, infelizmente! Partícipes deste quadro de desmonte – eles, os administradores portuários, insistem em sonegar informações à sociedade, temendo represálias por parte do governo, não sabendo eles que a classe esclarecida capelista já está a par de toda essa questão, e que ninguém entre de santo nessa história.
A classe esclarecida e destemida de Antonina, já se articula embora atrasada, em torno de um movimento popular onde se reúnam todas as camadas da sociedade, para uma passeata com tudo o que tiver direito, para que se possa chamar a atenção do povo do Paraná para que assistam o descalabro que o governo nos impõe. Estão sendo conclamadas todas as estações de televisão do estado, rádios e jornais para mostrar o crime que este governo municipal e estadual estão praticando com Antonina, com o Porto e seu povo. Já estava na hora de acordar.
Nerval, é escritor, comentarista e empresário

COMENTANDO EM TRÊS TEMPOS
Por Nerval Pires da Silva

Hoje 14 de maio, está fazendo quatro meses que cidadãos de fibra da nossa cidade representaram o prefeito Kleber Fonseca e sua camarilha na Promotoria Federal do Patrimônio Público, no setor de Prefeitura, com provas documentais dos seus crimes contra o erário público. No entanto, até a presente data nada fora feito por aquela promotoria, pelo menos de nada sabem se recurso foram promovidos ou mais uma enganação contra o povo. Alguns dos subscritores da ação, cansados de tanto esperar e muito decepcionados com aquela Promotoria, já se movimentam no sentido de tomar as devidas providências. Com a palavra os Promotores daquela instituição.

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA!

Tudo começou com um inesperado telefonema do Canduca e sua equipe de trabalho à Rádio Antoninense, no programa matinal, onde fora convidado a participar o prefeito, o presidente da Câmara e a promotora. Com a ausência dos dois primeiros o comentário ficou restrito ao Maurício Marquesini, apresentador e a Promotora sobre o problema que vem enfrentando a população com a falta de trabalho no setor portuário. Inesperadamente, eis que surge o Canduca na conversa no outro lado da linha e resolve liderar um movimento público que teve a adesão imediata tanto da Rádio Serra do Mar, como da Promotora Pública. A equipe competente do Canduca já está se mobilizando no seu escritório de campanha, no sentido de organizar o ato público, para isso já estão sendo confeccionados os cartazes e boletins que serão rodados em gráficas para serem distribuídos a todos os antoninenses. Eu também estarei presente.

FOI ADIADO PARA MAIS UMA SEMANA O MARTÍRIO DE MAIS DOIS VEREADORES TRANSFUGAS.

Por excesso na agenda, foi adiado para a próxima terça-feira o julgamento e a provável cassação de mais dois vereadores antoninenses. Estavam na pauta do Tribunal os nomes de Dutra e Cara de Relógio, que por falta de agenda serão julgados em outra ocasião. Depois deles, outros virão e a casa ficará limpa pelo menos por mais sete meses. Dizem que eles poderão voltar na próxima eleição, mas até lá muita água irá rolar por baixo da ponte. Aguardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE