quinta-feira, maio 15

ECONOMIA

(Fonte: Gazeta do Povo - Publicado em 15/05/2008 | Rosana Félix)


ANTONINA

Consórcio quer investir R$ 200 mi em terminal
Pedido para compra de parte da Ponta do Félix foi protocolado ontem. Negociação ocorre em meio à crise enfrentada pelo terminal, que está sem licenças para movimentar cargas secas.

O consórcio de empresas que está interessado em adquirir a participação do fundo de pensão Previ na Terminais Portuários Ponta do Félix, em Antonina, protocolou o pedido de compra na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O documento está sendo analisado pela autarquia, que tem a prerrogativa de validar ou não o negócio, por ser a arrendadora do terminal. Nos próximos anos, o consórcio pretende investir R$ 200 milhões na infra-estrutura portuária de Antonina. O negócio coincide com um período de crise do terminal: sem licenças ambientais, a movimentação de cargas secas está suspensa desde o início de abril.

As empresas assinaram um contrato de confidencialidade entre elas e com a Previ e, por conta disso, não foram revelados detalhes nem valores do negócio. A Appa também tinha interesse em adquirir a parte da Previ.

O empresário Marcelo Ferraz, da Fibrapar, que atua em logística e investimentos, protocolou o documento em nome do consórcio. Segundo Ferraz, o consórcio estuda há dois anos a possibilidade de fazer investimentos na área portuária. “Queremos investir na infra-estrutura da cidade, ampliar ramais ferroviários e rodoviários. Queremos trabalhar com todo tipo de carga, com contêineres e também com líquidos”, afirmou. Para isso, o consórcio deve fazer algumas adaptações, “respeitando as normas ambientais”.

Além do porto, o consórcio pretende investir no interior do estado, em centros de distribuição. “Já fizemos contato com a Ferroeste, que tem um projeto de expandir a malha para o Mato Grosso do Sul, o que seria muito interessante para nós. Temos volume de carga que justificaria os investimentos na ferrovia”, diz Ferraz.

Crise

O empresário não quis fazer comentários sobre os problemas que Antonina vem enfrentando. Cerca de 500 trabalhadores portuários avulsos estão sem trabalho, já que a movimentação de cargas secas está proibida desde o início de abril, quando venceu a Licença de Operação (LO). Como o terminal é o motor econômico da cidade, o comércio e o setor de serviços também passam por dificuldades.

Atualmente, a Ponta do Félix só recebe navios menores. O calado máximo permitido (distância da quilha ao fundo) é de cerca de 8,5 metros – o ideal seria 9,5 metros, para receber navios de contêineres de pequeno porte.

_______________

Perguntar não ofende, os nossos governantes estão sabendo disto tudo que está acontecendo com o terminal???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE