sábado, junho 28

DEMOCRACIA É ISTO...

Primeiramente, gostaria de deixar o espaço reservado aos candidatos a prefeito da cidade de Antonina-PR para expor seus argumentos, os respectivos planos de governo ficará para uma próxima entrevista, os nossos colaboradores já estão entrando em contato com os assessores políticos dos candidatos: Canduca - Munira - Kleber e Fernando Matarazzo, para uma próxima entrevista, se houver coragem dos candidatos é óbvio... hehehehe


Hoje o entrevistado é o José Luiz Velloso pré-candidato do PTC a prefeitura municipal de Antonina-PR.

Bacucu com Farinha: - José Luiz esta pronto para responder as perguntas?

José Luiz: - Primeiramente, quero agradecer pelo espaço mesmo que seja por um breve contato com os internautas freqüentadores do Bacucu com Farinha.

BF: - Ok!!! Obrigado pela credibilidade ao blog. José Luiz, você estará respondendo perguntas pertinentes a sua pessoa e a sua vida pública, certo?

JL: - Tudo bem, vocês devem saber de que posso responder perguntas que sejam voltadas a minha pessoa mesmo, pois não sou porta voz de ninguém. (risos)

BF: - Certo, agiremos com a maior transparência.

JL: - Estou a disposição do Bacucu com Farinha.

BF: - Primeiro colocarei perguntas que foram enviadas por vários bacunautas, certo, depois farei perguntas aleatórias, conforme a vossa resposta.
PERGUNTO: José Luiz, você até pouco tempo foi secretário de turismo e cultura na gestão atual (Kleber) certo? A falta de sucesso nestas secretárias e parte desta situação que se encontram hoje estes dois órgãos municipal, se dá por não ter nenhum apoio do prefeito ou por falta de uma política estrutural a estes secretariados?

JL: - Eu assumi e fui secretário de turismo e do esporte primeiramente. Bom, entrei para dar um respaldo por se tratar de um desafio na referida pasta e buscar recursos para desenvolver a infra-estrutura, por equívocos demonstrado pela política de prioridades da atual gestão a qual fiz parte, fez com que perdêssemos os recursos. Porém, no que se refere ao esporte, fiz tudo o que estava dentro das condições.
Muito do que foi desenvolvido teve a interferência dos recursos municipal (jogos da juventude e jogos abertos, além dos jogos de verão). Agora se não deu para fazer mais, foi pela ausência de empreendedorismo e a falta de interesse do atual prefeito.

BF: - Mas você sabia desta situação toda, e mesmo assim aceitou o cargo, por que?

JL: - É minha missão sempre aceitar desafios, e foi muito bem compridas. Cerca de 1 milhão de em emendas parlamentares nas quatro vezes em que estive em Brasília eu trouxe. Sendo elas todas voltadas para melhorias da infra-estrutura de nossos equipamentos turísticos e da infra-estrutura de nossa cidade. Emendas essas que foram desperdiçadas. Só mais um detalhe, nestas quatro vezes não foi gasto nenhum centavos dos cofres público municipal, pois, através de meu relacionamento, passagens e estadias, foram gratuitas, não teve gasto algum para o nosso município.

BF: - José Luiz, até alguns dias atrás você fazia parte do clube fechado do Kleber (Prefeito de Antonina-PR), ou seja, pertencia com cargo de graduação o stafe do Kleber, agora eis que vem você se dizendo rompido com ele (Kleber) e se insurge como candidato a prefeitura. Nos diga, você está servido a quem?

JL: - Depois da minha convicção, eu sirvo primeiramente a Deus este é o meu caráter. Fiz parte sim da atual gestão, e fiz jus pelo que recebi, em muitos dos momentos para que pudesse realizar algo, tive que tirar dinheiro do meu próprio bolso. Mas minhas convicções estavam sendo bolinadas. Quando no dia 2 de março perdemos todos os recursos oriundos das emendas parlamentares, então protocolei minha carta de exoneração e saí. E referente a minha candidatura, assim como o Canduca, através de um direito constitucional, eu sou candidato como o Fernando Matarazzo o Kleber e a Munira e por pensar de forma diferente destes candidatos, eu me lanço candidato.

BF: - Mas as cabeças mais esclarecidas não estão engolindo muito essas história de você lançar-se candidato a Prefeitura, logo contra o teu líder Kleber de Oliveira Fonseca, achando até que se trata de um jogo de cena mal elaborado, a estes o que você tem a dizer?

JL: - Nada, todos podem pensar o que bem entenderem, não tenho como mudar a cabeça de ninguém. Vivemos numa democracia, aos que tem esta opinião precisa me conhecer, para então formar uma determinada opinião, não sirvo para muletas, fui uma vez, como o ser humano erra e errar é humano... porém se persistir nele, é burrice. E eu não rompi, eu me desliguei do atual prefeito. Por este motivo não me uno a ninguém, pois, ser usado novamente seria um erro gravíssimo.

BF: - Qual a tua opinião, ou melhor, visão da administração Kleber?

JL: - Uma administração que tinha tudo para ser uma das mais produtivas, e por erros puramente próprios, e por falta de sensibilidade, perdeu o controle, e está terminando da forma triste e solitária como esta. Um verdadeiro caos.

BF: - José Luiz, dizem que você era o mentor do jornal oficial do município e que as edições eram feitas na gráfica do Neivo Beraldin, e o pagamento dessas impressões eram feitas através de cheques de um parente próximo de você. Não era o município encarregado desses pagamentos?

JL: - O que? Nunca, isso é mentira. (tempo)
Era no início rodado na gráfica do Grupo Paulo Pimentel e depois pela gráfica do Marcos Madalosso, e eu era sim o jornalista responsável, e nunca existiu nada de jornal com o Neivo e nem com parente nenhum.

BF: - Existia e existem aqueles secretários que não sabem o que fazer em tais secretarias nesta atual administração e outras passadas, você poderia nos citar nomes, ou melhor, se eleito for quem você chamaria destes secretários para formar a sua administração?

JL: - Sobre a particularidade da atual gestão acredito que seja mais pertinente que alguém dela para dizer. Se Deus e a população antoninense me agraciar com a possibilidade de estar a frente do comando da nossa Antonina, assumo aqui a responsabilidade de não transformar a prefeitura num cabide de empregos, e conchavos de divisão do bolo referente aos acordos partidários. Por esse motivo, na administração da mudança, os tradicionais vampiros não vão estar presente.

BF: - Então quase nada será aproveitado desta administração atual? E você poderia nos falar quem não faria parte desta sua administração?

JL: - Para estar em nossa administração, pessoas que vise apenas o cargo e não tenha o perfil preponderante de saber atender, respeitar, e acima de tudo, expor soluções para os problemas, estas com certeza estão fora. Sabemos de que a prefeitura não goza de uma situação financeira saudável, e para tanto, os escolhidos tem que buscar as alternativas.

BF: - Mas quem não faria parte... nomes?

JL: - A arrogância não fará parte de nossa administração, não costumo personalizar, não tenho rejeições personalizadas, questão de ética.


BF: - Certo, falando um pouco em turismo, como você hoje vê a situação de total abandono por parte do prefeito em vários pontos turísticos de nossa cidade, cito alguns, por se tratar de suma importância a economia local (trapiche municipal, a fonte da carioca, a fonte da laranjeira, a retirada de circulação do trem de passageiros e as charretes das ruas)?

JL: - Nossa cidade não está na era da erva mate, muitos esquecem de que estamos num século adiante, e que prioritariamente temos a vocação do turismo, e que para tanto podemos ir em busca dos recursos. O abandono é reflexo da administração atual, o descaso com as emendas parlamentares, que iriam sim transformar e deixar os equipamentos turísticos a contento de todos. Mais infelizmente a visão dos políticos passados é essa, esporte, cultura e turismo não dão votos. Eu particularmente tenho certeza que pode não dar votos, mas forma uma cidade muito melhor, com uma juventude saudável, longe das drogas.

BF: - Não podemos generalizar quando você fala em políticos do passado, pois foi a visão dos políticos do passado que fez Antonina a mais importante do estado e o quarto porto privado do Brasil?

JL: - Concordo, mas não podemos viver de saudosismo, é importante termos estas lembranças como um norte. Sempre em nossas vidas temos que nos mirar em fatos importantes, mas temos que traçar novos horizontes, traçar os nossos próprios caminhos, fazer a nossa história. Jamais eu teria a presunção de macular os homens do passado.

BF: - Este alto índice de rejeição do atual prefeito (Kleber) hoje, a que você atribui, pois você sabe como ninguém dos pontos falhos desta administração?

JL: - Em minha modesta opinião se deve ao distanciamento da população, a falta de flexibilidade em lidar com as adversidade, o homem público tem o dever de respeitar as opiniões alheias, partindo do princípio que ninguém detém a verdade plena.

BF: - Não obstante essa administração a qual você pertenceu, se julga a dona da verdade?

JL: - Quem me dera eu vir a ser o dono da verdade, eu pertenci a administração da flexibilidade, da ousadia, da busca incansável pelos recursos, e plea administração de saber ouvir a população e as opiniões adversas, tanto que sempre recebi todos, sem qualquer retaliações, sempre me coloquei de forma oposta as adotadas pelo prefeito (Kleber).

BF: - Você disse, que iria bater tanto no Kleber como na Munira (Mônica), pois não? Então diga o que você quer dizer com isso?

JL: - Estava esperando esta colocação. Veja bem, quando me refiro a bater, quis me referir sobre o que eles representam. Eu terei o meu tempo para expor que eles representaram o retrocesso, e que sou diferente de ambos, com idéias diferente. A maneira de me comparar como o Kleber não vai colar, pois somos pessoas diferentes, de personalidades diferentes, de visão diferentes. Estivemos juntos, pois, assim como várias pessoas digamos que cerca de 5 mil pessoas acreditaram na mudança... me enganei... todos se enganaram... lutei, batalhei... mas não consegui.

BF: - Mas você demorou muito para perceber isso, não José Luiz?

JL: - Não existe o tarde... pois antes tarde do que nunca.

BF: - José Luiz, tenho uma pergunta de uma bacunauta por email, ela pergunta: O que você acha na condição de mais jovem dos candidatos, sobre “Amar ou deixar Antonina e o que você pensa sobre o ufanismo ou do derrotismo?

JL: - Não considero ufanismo, mas os jovens assim como tem que sair por falta de uma política pública voltada para a inserção social e de geração de empregos e de renda, porém amar, a maioria ama, mas todos tem suas perspectivas, por isso voam para outros cantos, pela falta de expectativas.

BF: - Um momento de constrangimento quando exercia a função de secretário?

JL: - Alguns... mas em todos eu me posicionei.

BF: - Uma pergunta que não pode ser passada em branco, o que houve durante e depois das eleições de 2004, por que jogaram daquela maneire com o Canduca, inventaram uma múmia e culpando o Canduca daquela agressão onde você foi o personagem principal dessa história?

JL: - Todos disseram ter planejado, eu não planejei nada, em nenhum momento o tal fato, três jovens estavam em meu carro fazendo algo que era rotineiro, fazíamos as sondagens da retirada de nossos baners de poste na esquina da avenida Thiago Peixoto e eis que ele apareceu e me agrediu, eu fui agredido sim, só não fui idiota de revidar, foi algo que aconteceu não tenho magoa nenhuma do canduca e respeito muito ele.

BF: - Se você não fosse candidato, quem você apoiaria?

JL: - Não iria me manifestar, nem apoiar, pois já tinha tido uma prova viva de não acreditar em mágicas, e pensaria. Mas certeza de que iria votar. Mas parto do principio de que quem já foi, teve sua possibilidade de fazer, se não fez, perdeu sua oportunidade. Não devemos voltar ao passado.

BF: - Você teme que associem a sua imagem a esta desastrosa administração Kleber?

JL: - Não, pois todos que tiveram a oportunidade de conviver comigo seja como funcionário da PMA ou munícipes que necessitava de alguma informação na prefeitura, sabe distinguir o joio do trigo. O Kleber tem sua personalidade e suas ações, e respondera por elas... eu sou o José Luiz Velloso (Maravilha), que responde pelos seus.

BF: - Antes das considerações finais, você tem alguma coisa a falar sobre aquela entrevista com a ministra Marta Suplicy?

JL: - Em primeiro, me acusaram de que fui o idealizador da matéria, todos disseram coisas a meu respeito sem me dar o direito do contraditório, sempre quando eu falo, escrevo matérias eu assino. E naquela oportunidade não foram minhas palavras, sempre tentaram me jogar contra o estado.

BF: - José Luiz, gostaria aqui em nome de vários internautas que acessão este blog, agradecer pela sua participação, foi muito importante para a democracia e para o desenvolvimento, e principalmente do futuro da nossa querida Antonina, usamos de transparência, e, em nem um momento tentamos manipular questões, foram abordados assuntos pertinentes a sua vida pública, somente isto. Meus parabéns, deixo a você as suas considerações finais.

JL: - Quero agradecer ao Bacucu com Farinha pelo espaço e pelas perguntas que foram enviadas, logo poderei de forma direta expressar as idéias, propostas que as pessoas de nossa cidade nos oportunizam. Um plano de governo voltado para a cidadão. Muito obrigado mesmo, por poderem me oportunizar o espaço para esclarecer muitos mal entendidos. O site Bacucu com Farinha está de parabéns pela iniciativa.

13 comentários:

  1. Parabéns Bacucu, esse é o novo modelo de informar, as entrevistas (Rosa Maria e José Luiz) são de muita clareza, esperemos que outras pessoas se encorajem e venham até o Bacucu. Parabéns!
    Mauricio Scarante.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Mauricio

    Você e o Nerval são os responsaveis direto pelo sucesso das entrevistas... e como você mesmo salientou, precisa de muita coragem para vir ao Bacucu com Farinha e se expor as criticas... espero anciosamente Mônica e o Kleber principalmente, pois ambos já estiveram lá e nada fizeram, tem muitas explicações... hehehehe

    Um abraço meu amigo Mauricio e meu adorável, idolatrado slave -salve tio Nezo (Nerval).

    ResponderExcluir
  3. Respondeu apenas o que quis, as perguntas mais pertinentes, enrolou e pouco esclareceu.

    ResponderExcluir
  4. Edson Nunes

    Realmente, tem que ter muita coragem para vir em um blog e relatar com propriedade, o rapaz aí, deu uma tremida na base mais isto é normal, as perguntas foram muito bem elaboradas, apesar de não conhecer a fundo a política local... digamos que o rapaz se saiu muitissimo bem, pontos para ele, pontos para a cidade, pontos para o bacucu com farinha que está dando um belo exemplo de democracia... estou bastante admirado pela conciência política de parte desta cidade maravilhosa, começo a ver uma luz no fim do túnel para vocês. Terá mais entrevistas? Espero pelas próximas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Deixo aqui meus parabéns ao Bacucu! Gostaria muito de aqui poder ler entrevistas com os demais candidatos.
    Jéssica Macedo

    ResponderExcluir
  6. Ao pessoal do Bacucu com Farinha

    Fiquei a madrugada toda esperando pela entrevista ser postada, soube por um amigo que seria postada na madruga, esperei, esperei e nada, somente agora pude entrar, pois estava ancioso para ler... li e gostei, estou vendo pela primeira vez na história da política local um certo profissionalismo por parte da midia, todos estamos contete com o bacucu, pena estas entrevistas não srem postadas na midia escrita, pois não consegue atingir um número maior de formadores de opinião, pois não possuem computador, mais não dá nada não, nós começaremos a informá-los das situações.

    Parabéns ao bacucu e aos entrevistados, estão dando um showwwwww de democracia.

    Valeuuuuu

    Joãos. Josés. Antonios de Antonina.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Neuton,pela iniciativa,é
    interessante ouvir, ler e saber interpretar,essas entrevistas ,mas é
    imprescendível que o eleitor saiba
    que existe uma diferença muito grande
    entre o que as pessoas dizem e o que
    elas praticam no seu dia a dia .
    É a estória do discurso e da prática,
    Fiquemos atentos. Abraço.TUTUCA.

    ResponderExcluir
  8. muito bom, Neuto!!
    parabéns!!
    a blogosfera mostrando a que veio r botando o dedo na ferida - democracia direta é a base de tudo...viva a democracia direta, viva o bacucu com farinha (que nao é do mesmo saco!)
    abraços
    Jeff Picanço

    ResponderExcluir
  9. Meus amigos Jeff e Tutuca

    Primeiramente é muito importante interagir de um maneira ou de outra, estamos passando por um momento único na história política local, pelo menos em parte, pena não termos uma mídia escrita imparcial para que pudesse levar estes fatos a todos os antoninenses, estes, infelizmente ainda está restrito, e poucos tem a oportunidade de acessá-los. Estamos certo, que, se cada um de nós fizer-mos trabalho de formiguinha, uma maior parcela de cidadão saberá o que se passa em nossa esfera política. Quanto ao falar e colocar em prática tudo o que estamos presenciando, cabe a nós analisar-mos e verificar quem mente e quem deveremos dar um crédito... o que não podemos mais, é conviver com esta situação. Eu sempre acreditei que o bem não é nada sem o mal, e vice-versa, o que deveremos fazer é achar o equilibrio para que um não sobre-ponha o outro, e este equilíbrio está tão próximo...

    Obs: Fico muito contente quando pessoas inteligentes como ambos, vem ao Bacucu dar as suas opiniões...

    Um abraço meus amigos.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom a iniciativa do Bacucu com as entrevistas, vamos ver se aparecem mais candidatos corajosos.
    Estamos cansados de politicos que só fazem a coisa andar proximo a eleição e a boca pequena ainda falam : deixa o pessoal se bater primeiro , sentir as necessidades depois nós arrumamos e ganhamos votos.Espero que desta noss prefeito observe melhor nossas comunidades. Estamos cansado de ganhar camiseta , queremos ecoturismo e muito mais.

    ResponderExcluir
  11. Bastante oportuno este comentário da Associação dos Moradores do Cedro, fico contente que o Bacucu com Farinha está atingindo comunidades muito importante da nossa querida Antonina... Precisamos que o futuro prefeito olhe com muito carinho os bairros um pouco mais afastados do perímetro central, caso do Cedro e outros. Acredito que, com uma política estrutural, e com um desenvolvimento sustentável o retorno para estas comunidades serão sentidos logo no primeiro semestre de gestão. Mais tem que ter vontade de fazer, pois estas comunidades esperam por isso há anos.

    ResponderExcluir
  12. Você tem até um certo carisma, mas não é confiavel, e você sabe disto.

    ResponderExcluir
  13. Da mesma forma que as pessoas são obrigadas a passar pelo bafometro, os politiqueiros deveriam passar pelo teste de Q.I!
    Não é o QUE INDICA!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE