quarta-feira, junho 4

A VERDADEIRA EPOPÉIA JAPONESA













(Fonte: http://paranaamigo.com.br/)

Cláudio Hagi é descendente de japoneses, hoje um bem sucedido empresário paranaense. Cláudio conseguiu ter a objetividade que o mundo empresarial exige, mas não perdeu a velha sabedoria oriental. Foi ele que escreveu o texto que se segue:

As primeiras colonias no Paraná

Em 1916, o prefeito de Antonina, Heitor Soares Gomes (então com apenas 19 anos) solicitou ao consulado japonês em São Paulo que enviassem imigrantes à sua cidade. A intenção do prefeito era promover o cultivo do arroz na região. Foram então arregimentados alguns japoneses que estavam sem trabalho, vivendo na periferia de São Paulo em estado de desespero. Formou-se então um pequeno grupo, que levado a Antonina foi festivamente recebido pelo prefeito e população local, com direito a discursos e apresentação de desfile de banda. Takeshi Hassegawa, designado para comandar essa primeira leva de imigrantes por ser o único a falar português, foi apresentado à multidão como “consul do Japão”, com todas as honrarias. Este grupo instalou-se Quatingá, entre Antonina e Guaraqueçaba. Inicialmente, começaram a trabalhar com o cultivo da banana, em vez de arroz. Assim iniciou-se a imigração no litoral Paranaense. A história do jovem prefeito é digna de virar roteiro de um bom filme. Como se pôde observar, apesar de tudo, os japoneses eram bem-vindos, pelo menos no litoral.

______
Nota.: Será que é difícil fazer algo de bom para a cidade que entre para história como Heitor Soares Gomes, um jovem prefeito visionário???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE