quinta-feira, agosto 14

PENSAMENTO LIBERAL

FICHA SUJA


Negócio é o seguinte: o sujeito vai procurar um emprego e o futuro empregador, já propenso a contratá-lo vai buscar referências pessoais e comercias do candidato.
Nesta pesquisa o empregador descobre que o candidato à vaga tem ficha suja no mercado. Está com o nome no SPC porque deixou de pagar uma prestação nas Casas Bahia e estourou o limite do cheque especial do Banco Itaú, e isso ocorreu exatamente porque ele estava desempregado.
Como tem a ficha suja ele vai continuar desempregado e talvez arrume mais um dívida que não possa pagar, afinal de contas a família tem que comer. Ele tenta negociar com a loja a devolução do bem, mas faltam tão poucas prestações que a loja prefere o dinheiro, assim como banco.
Isso acontece porque ele se chama Neuton Pires, ou mesmo Ivan Jubert Guimarães. Está difícil descobrir onde a justiça encontra-se com a injustiça. E também dá para entender porque ela é cega. Cega e corrupta também.
Tenho que provar isso, pois vamos lá: o Supremo Tribunal Federal aprovou ontem por 9 votos contra 2, uma verdadeira goleada, que aqueles candidatos que possuem “ficha suja”, como Paulo Maluf, Marta Suplicy e o atual prefeito Kassab podem sim concorrer às próximas eleições. E com eles uma infinidade de outros candidatos a prefeitos por outras cidades do país e vereadores e tudo mais.
Enquanto isso o Neuton Pires fica indo de porta em porta procurando um emprego e a essa altura do campeonato ele está disposto a aceitar qualquer tipo de trabalho. O Neuton é bobo. Coitado, tão simplório e inocente e de tão inocente que é vira culpado. O Ivan também é bobo por entender que denunciar essa corrupção todas as coisas irão melhorar. São dois tolos perdidos em um mundo que também está perdido.
Mas o que mais entristece é que esses caras todos vão se eleger e logo depois, é claro, quando reiniciarem suas atividades de ladrões patrocinadas pelo Serviço Público, começarão a aparecer as denúncias e surgirão, então, novas CPIs. E assim, como disse Chico Buarque, a gente vai levando. E esse a gente vai levando não é porque estamos seguindo em frente não: a gente vai continuar levando no rabo.
As leis estão sujas manipuladas que são por juristas tão sujos quanto as tais listas. Sou contra a queima de livros, mas totalmente a favor de se queimar os códigos civis, criminais, trabalhistas e simplesmente fazer imprimir um folheto onde se diga que é proibido matar, proibido roubar, que se deva amar e respeitar os pais, que é proibido cobiçar a mulher do outro. Eu sei que também isso não daria certo. Deus tentou e não conseguiu.

Ivan Jubert Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE