quinta-feira, agosto 28

OBA!!!!!! ESTAMOS NA PRIMEIRA PÁGINA DA GAZETA DO POVO...

VIDA E CIDADANIA
Ambiente
Brasil tem 1,5 mil lixões
Sem tratamento, 13,6% dos resíduos sólidos coletados no país são jogados em depósitos rudimentares
Publicado em 28/08/2008 Guilherme Voitch com Agência Brasil
Laumir Santos: venda de material reciclado rende até R$ 400 por mês

O Brasil conta com 1,5 mil lixões espalhados por todo o seu território. Esses depósitos constituem a forma mais rudimentar no armazenamento dos detritos. “São pedaços de terra onde o lixo é jogado, sem cuidado e sem tratamento nenhum”, explica o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski.
Segundo dados do Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos 2006, que reuniu informações de 247 municípios onde está concentrada quase 50% da população – 61% do lixo coletado nessas cidades vai para aterros sanitários, “o que é o ideal”.

Os aterros controlados – que têm uma estrutura melhor do que os lixões, mas onde há o trabalho de catadores – recebem cerca de 25% do lixo. Já o lixões ficam com 13,6% do material coletado, nos municípios que repassaram informações para o diagnóstico. Tiscoski ressaltou, no entanto, que a amostra analisada representa, em grande parte, cidades maiores, grandes centros urbanos, enquanto a maioria dos lixões ainda está nas cidades pequenas e médias.

É o caso de Antonina, no litoral do Paraná, onde o lixão funciona a céu aberto e os detritos são disputados entre as 12 famílias que trabalham ali e os urubus. Como não há compostagem – tratamento dado ao lixo orgânico –, o que contraria a Lei Federal 1.445, de janeiro de 2007, a promotora Maria Aparecida Mello da Silva move ação de improbidade administrativa contra o prefeito Kléber Oliveira Fonseca. “O prazo para adequação era 23 de fevereiro e nada foi feito”, explica.

Sem solução para o lixo orgânico, a reciclagem do plástico, de metais e de papel/papelão é garantida pelos catadores. Laumir da Silva Santos, de 36 anos, é um deles. Vendendo o que acha no local para as recicladoras, ele consegue até R$ 400 por mês. Com o cheiro, Santos nem se incomoda. “Já me acostumei”, diz. O grande problema está nas surpresas que o lixo reserva. “Já cortei a mão várias vezes e tomei uma mordida de cobra no pé que me deixou meses parado.Quase perdi a perna.”

Durante toda a tarde de ontem, a reportagem tentou contato com a prefeitura de Antonina, mas não obteve retorno.

(Fonte: Gazeta do Povo)

(Colaboração: Sandro Servullo)


3 comentários:

  1. é isso aí...Antonina na mídia!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo!
    peço licensa para postar esta notícia no blog Bagrenews.blogspot.
    Com as devidas fontes citadas.

    É isso ai antonina.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE