sexta-feira, outubro 24

EU COMENTO - 4ª EDIÇÃO



Eu Comento

(Da discussão por certo nascerá à luz).

De uma notícia extraída do blog do Fábio Campana, e reproduzida propositadamente no Bacucu com Farinha, sobre a multa lançada sobre os Terminais da Ponta do Félix, gerou a maior e a mais ousada discussão já vivenciada nesse blog.
O Santo está nu – e deixa a mostra as ferida que lhe causam este grande mal.

Os internautas deste blog que não são bobos passaram a depurá-la uma por uma em forma de discussão, beirando até ofensas pessoais trocadas entre uns, tudo no intuito de se chegar a um denominador comum - sobrou para o Neuton que atravessou a noite inteirinha recebendo comentários e repassando à rede. Foram no total mais de meia centena deles, totalizando 52.
De tudo tirou-se a média, urge que se promova uma reunião de todos, com convidados inclusive, e que se faça um apanhado das principais conclusões, claro, tudo isso assessorados por gente que realmente entenda dos assuntos portuários, e se elabore em seguida um comunicado as autoridades.

Confesso a todos que lá pelas alturas dos debates tive vontade de externar a minha opinião, mas se o fizesse, descaracterizaria com certeza este comentário de hoje. Agora com os ânimos arrefecidos, arrisco exarar a minha. A PREVI é um fundo de pensão de todos os funcionários do Banco do Brasil, e é a maior acionária dos Terminais Portuários da Ponta do Félix, certo? Sendo assim, aproveitando o momento histórico que vive o Banco do Brasil na sua comemoração dos seus 200 anos de atividades ininterrupta, e nós todos sabemos do zelo que seus diretores tem pela instituição e pelos seus funcionários, se faria esse documento endereçado à Previ a fazendo ciente de todos os problemas neste Terminal e as reais conseqüências que este está causando à cidade e ao seu povo. Após a elaboração deste, com as devidas assinaturas, incluindo a do futuro prefeito que também foi funcionário dessa instituição, entregaríamos em comissão ao gerente da agência local, para que ele a remeta à PREVI.

Claro que não fica descartado os movimentos que se pretendem promover. Esperaríamos o corpo técnico e jurídico da Previ se manifestar primeiro, e se não fosse do agrado do movimento, então proceder-se-ia de outra forma.
Em todo caso taí mais uma proposta para o caso em tela.
(Nerval é escritor e comentarista)

6 comentários:

  1. Nerval.
    Quando enviamos ao Bacucu com Farinha essa notícia extraída do blog do Fabio Campana, não imaginávamos tamanha repercussão, o leitor está atento e, graças a Deus, se manifestando. Parabéns pela louvável idéia, com o envolvimento da Previ e da comunidade certamente obteremos o resultado esperado, eis aí o resultado da última eleição prá Prefeito, sinal de mudança. Conte comigo, sou engenheiro civil, Antoninense, tenho 51 anos de idade, em plena atividade profissional, colaborei na eleição do Canduca.
    Mauricio Scarante
    PS: Nerval, depois dessa manifestação de mais de 50 comentários diversos, ainda tem gente falando que Antonina só tem 20 computadores! Absurdo!

    ResponderExcluir
  2. a Previ quer se desfazer da Ponta do Félix já faz uns três anos!! existe dinheiro em caixa dos fundos de pensão para melhorias no terminal. o problema são as interferências da autoridade portuária. a APPA é a principal responsável pela atual situação, pelas proibições de embarques de cargas q ñ sejam congelados! todo mundo sabe q depois q a turma do governador fincou os pés na autarquia ñ só o porto de antonina mas o de paranaguá tbm vem perdendo cargas para outros portos de estados vizinhos e o atual prefeito nesse tempo sempre ficou lambendo o rabo dos ilustríssimos senhores do governo do estado!

    ResponderExcluir
  3. Neutinho.
    Por favor poste esse comentário:

    LUIS/ Inglaterra disse...
    Discordo da opiniao do nobre cronista do `` Eu comento 4 ediçao``
    Nao tem q esperar PREVI nenhuma
    q raios de socios sao esses q nao ve o barco afundando.
    E tem mais os trabalhadores q tem q se mexer é a comida deles q estao faltando e nao fazem nada, e os politicos da cidade e esses pseudo diretores. Temos q apertar estes Bandos de sanguessugas e aproveitadores de sindicatos tbm.
    Avante população

    24 de Outubro de 2008 17:35

    Acho esse o local mais adequado.
    Grato.
    Mauricio Scarante

    ResponderExcluir
  4. Minha gente sou filha de estivador e não podemos generalizar, você que comentam não podem sair disparando pora todo os lados, eu sei que existe estivadores arroagantes e preguiçosos, podem ser até a maioria, mas vamos analisar os outros, eu sei que tem gente boa no meio.
    Façam o seguinte: antes de começarem a disparar as metralhadoras, peguem e reunam os cabeças desse suposto movimento e vão até as casas dos presidentes de sindicatos, peguem um vereador da cidade de maior expressão e mais o prefeito eleito e convoquem uma reunião urgente para que seja definido o local e o dia desta grande reunião, solicite que os sindicatos intimem os seus associados e famíliares, aí sim eu acredito em estarem fazendo a coisa correta. Se realmente não comparecerem ninguém aí podem detonar mesmo.

    Obrigada

    Lucia
    - Este não é o meu nome, me desculpa mas prefiro assim mas estarei neste movimento.

    ResponderExcluir
  5. é a polêmica foi grande! mas muitas pessoas usaram este blog para propagar idéias contra estivadores e arrumadores! sou estivador e ñ concordo com generalizações, gente ruim e que ñ presta existem em toda parte e em todos os segmentos da sociedade! outro comentário foi sobre q cidades portuárias trazem consigo drogas e prostituição. as drogas e a prostituição caminham junto com a humanidade desde o começo dos tempos e estão inseridas em todos os níveis sociais e regionais sejam eles portuários ou não!ñ precisa ir muito longe, curitiba está dominada pelo crack, prostituição infantil e violência em todas as regiões e em todas sa classes sociais e ñ tem porto! outro comentário foi em relação aos concursados, no qual eu me enquadro, de que ñ foram aceitos como associados no sindicato! deve ter ouvido em alguma fofoquinha no centro da cidade! os concursados foram aceitos como associados desde que pediram suas sindicalizações logo q começaram a trabalhar, a briga é em relação ao pagamento de uma jóia absurda q o própio juiz do trabalho julgou como inconstitucional! quanto a multa q o terminal levou foi por ñ requisitar trabalhadores portuários avulsos(TPA's) inscritos no OGMO para os serviços de capatazia, que é assegurado na lei 8630/93 ao sindicato dos arrumadores. acontece que o terminal ñ requisitava arrumadores para os serviços de armazéns e costado e contratava uma piazada de fora dos registros do sindicato para pagar pra eles baixos salários oque fere a lei quando se trata da vinculação do serviço portuário. então foi mais que merecida! quanto as diretorias dos sindicatos tenho q concordar com pessoal! ora, seu aroldo é aposentado e foi eleito com os votos de aposentados, se ñ tiver navio nunca mais ele ñ tá nem aí pois todo mês cai uma quirerinha em sua conta! sou a favor de uma mobilização que ñ pare nesse blog, que reúna a comunidade e principalmente representantes do comércio q tbm estão sofrendo com esta situação, políticos do município e trabalhadores dos sindicatos obreiros da faixa do cais! espero q esta mobilização prossiga com sucesso e ñ fique apenas como as que já estão sendo feitas a muito tempo nas conversas dos bares da cidade! podem contar comigo!

    ResponderExcluir
  6. Raphael

    É muito importante cometários como este que acaba de fazer, principalmente por se tratar de um representante da classe, o Bacucu com Farinha só tem a agradecer, não só a todos que de uma forma ou outra estão se mostrando para que vieram, e em especial a você que nos mostrou um outro lado desta situação.

    O Bacucu com Farinha possui um canal direto, gostaria muito de estar conversando em OFF com você, se ouver a possibiladade, segue o endereço:

    bacucucomfarinha@gmail.com

    Valeu mesmo e obrigado.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE