quinta-feira, novembro 13

BACUCU RESPONDE

De:fortunato.machado@hotmail.com
Para:bacucucomfarinha@gmail.com
Assunto: A ESCOLHA

Estamos em Antonina, passando por um novo momento político; no passado quando um candidato era eleito prefeito toda a sociedade antoninenses de antemão já sabia quem seria os seus secretários, pois, na antiga política os acordos de bastidores vigoravam, ou seja, você me dá xis votos, que tal secretaria é sua. No presente, mas especificamente nessas eleições, não houve esses acordos espúrios,por parte do prefeito eleito, o Canduca. Esse fato está causando ansiedade nos cidadãos de Antonina, mas qual é a utilidade dessa ansiedade: saber dos nomes para assediá-los para um cargo comissionado? Saber se o cidadão tem competência? Fazer pré-juizo, causando prejuízo ao indicado? Sei lá, para mim não interessa os nomes, e sim como se comportarão com a autonomia financeira, a delegação de poder para criar políticas públicas para o bem estar da nossa sociedade, e o principal o resultado no coletivo.Penso, que o Canduca, está montando o seu "staff", vivendo de acordo com a situação política presente, ao que me referi no começo do texto.Governar, argumentar, e tudo o mais deve ser feito no momento oportuno(timming político). Queira quando pode, porque o tempo e a oportunidade não esperam ninguém. Não viva segundo regras fixas, a menos que se trate de agir com virtude, e não peça ao desejo que siga leis precisas, pois amanhã terá de beber da água que desprezou hoje. Há alguns tão paradoxalmente impertinentes que paradoxalmente exigem que as circunstâncias se adaptem às suas manias açodadas, ajudando-os a se sai bem no individual, em vez do contrário, que é o coletivo.Mas,os sensatos sabem que o rumo da prudência está em se portar de acordo com a ocasião. Penso, que é isso que o Canduca está fazendo.

Abs Neuton

Fortunato Machado Filho


***


O que é, na verdade, um nome?


Hora, um nome é simplesmente um nome... o que esperamos é que esse nome por si só atrai negócios para o município, só isso. Simples não???
Nananananão, não é tão simples assim, precisamos de uma equipe vencedora, erros sabemos que acontecerão, porém terão que ser mínimos erros possíveis...
Criar um secretariado, concordo com você meu amigo Natinho, exige muito pensar, muito tempo, muito exercício mental e, acima de tudo, muita responsabilidade, é um dos fatores mais importantes no processo de uma gestão. Começar uma gestão com nomes fracos pode ser como jogar golfe com apenas um taco no saco, entende, pode até acertar alguns buracos, mas vai ser muito mais difícil acertar os restantes. (E para que arriscar???)

Como criar um secretariado vencedor, então, você deve estar-se perguntando, mas como se nem os nomes foram mencionados ainda. Sabemos disso, simplesmente estamos acendendo a luz amarela (fique atento) certo? Quando se assume a gestão de uma empresa privada, o Diretor-Presidente nos alerta para isso (Equipe de Trabalho) porém, ali está em jogo o futuro promissor ou não de uma organização, e você sabe muito bem que, se as falhas forem constantes o que acontece com o gestor. Já com os nossos políticos lhe dá uma única chance de “apenas” 4 anos, e as cobranças principalmente em nossa cidades são quase nulas.
Sabemos que as prefeituras são uma espécie de empresa pública com capitais próprios ou fornecidos por outras empresas públicas para a exploração de atividades de natureza econômica ou social. Mas o que não se pode mudar é o coceito de trabalho dos funcionários, todos tem que estar focados em suas responsabilidades, não para atingir metas em lucros, mas para a tingir metas em objetivos que venham de encontro a necessidade coletiva e com isso solidificar o desenvolvimento do município.
Se deixar que se faça um “brainstorming” (uma “tempestade cerebral”, onde tudo é válido) seguindo as mesmas regras passadas onde ninguém se manifestava desde o início, com certeza estaremos fadados ao fracasso.

Lembrem-se, Antonina é uma “empresa”, e os Diretores-Presidentes somos todos nós cidadãos que contratamos o gerente e agora temos que analisar os restantes dos funcionários.

Um abraço Natinho

Neuton Pires

5 comentários:

  1. quem esta a beira de um ataque de nervos é o nosso "empresario", "escritor" e "comentarista" nerval pedro do mesmo jeito que esteve a 4 anos.
    será que desta vez vai pegar uma boquinha ou logo-logo vai estar contra o novo prefeito?
    abraço neutinho

    ResponderExcluir
  2. Belas palavras rapazes!
    O que não podemos esquecer é que estamos falando de administração Pública, onde o chefe do executivo, é diplomado para administrar em apenas 4 anos. Sendo ainda que Antonina há aproximadamente 16 anos, vem sendo má administrada, pois o caos em que vivemos nos dias de hoje, não é culpa só do último (atual) administrador, apesar deste ter contribuído e muito com a derrocada da nossa cidade.
    O Prefeito eleito vai assumir uma cidade onde quase mais nada existe; existindo apenas seu povo, desiludido, sem confiança, descrente, pobre e faminto.
    Agora, o que esperam do prefeito eleito parece que é um milagre. Esperam que no dia primeiro de janeiro, ele venha caminhando sobre as águas, quando da posse faça a multiplicação dos pães, e com uma varinha de condão a cidade transforme-se cheia de flores, todos os cidadãos empregados, casas maravilhosas, muitos navios no porto, e enfim todos os problemas serão resolvidos.
    È uma pena, mas não será assim! As coisas acontecerão, mas devagar, porque por melhor intenção que tenha o prefeito eleito, até ele conseguir por “trem no trilho”, não será fácil, pois não sabemos realmente o que esconde em baixo do tapete, nas gavetas, cada dia será uma surpresa.
    Portanto, vamos com calma, em vez de cobrarmos, vamos ajudar a reerguer esta cidade e transformá-la na cidade dos nossos sonhos.
    “NUNCA PERGUNTE O QUE UM PAÍS PODE FAZER POR VOCÊ, E SIM O QUE VOCÊ PODE FAZER POR ELE.” (JOHM F KENNEDY )

    Ruth Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Neuton
    Na nossa cidade o mato está tomando conta das ruas. Já que estamos aguardando ansiosos pela nova adminsitração , por que não arrumarmos as nossas casas para esperar a mudança ? Sugiro que todos façam a limpeza na frente de suas casas;Os donos dos terrenos baldios,limpem. Como um grande multirão, e cada um fazendo um pouco, quando iniciar o ano, a cidade estará limpa e bela.
    Ruth Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Neutinho

    Concordo em generos, números e graus com tudo isso que foi escrito nesta sua matéria, entendo que você não está cobrando e sim alertando para que se forme uma equipe vencedora, a nossa cidade não pode conviver com experiências as coisas tem que dar certo desde o início e isso se dá com equipe coesa, sabendo desde o início o que deve fazer.

    Entendo perfeitamente a preocupação, pois estou gerente de uma empresa e sei perfeitamente o que é uma cobrança por resultados positivos, se todos os políticos vivessem como nós seres mortais, sendo cobrados a todos os instantes com certeza teríamos um país bem melhor.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Vitória de Canduca mostra

    que a ética é possível na política



    Antonina é uma cidade que vive em estado de completo abandono e, por sucessivas administrações assiste ao clientelismo, a corrupção e o descaso dos seus governantes. Mas durante as últimas eleições a população mostrou, nas urnas, que tem vontade de mudar esse quadro e que quer dignidade com trabalho, em vez de assistencialismo, e que quer mudanças, desenvolvimento, mais amor pela cidade. Isso e mais a preparação de um grupo político em torno de propostas tiradas a partir dos anseios das comunidades, promete mudar de vez o quadro de miséria e deterioração do município.

    Nos últimos 12 anos o clientelismo e o assistencialismo foram os principais ingredientes para eleger um prefeito na cidade. Neste ano, o que venceu as eleições foram as propostas em completa sintonia com o que as comunidades desejam para o seu município. Propostas todas trabalhadas com muita responsabilidade por um grupo de pessoas que não estavam somente preocupadas com o poder, mas com soluções para Antonina.

    As mudanças começaram com a organização de um grupo político formado pelos partidos PPS, PT, PRTB, PC do B, PSB, PV e PSDC em apoio à candidatura de Carlos Augusto Machado para prefeito. O grupo promoveu, no dia 15 de março deste ano, o seminário "Oficina Antonina" para diagnósticos e projeções visando a gestão 2009/2012. Nas projeções, foram elencados pelos grupos de trabalho diversos itens, entre os quais a geração de emprego e renda, incremento ao turismo, despoluição da Baía, saneamento básico, saúde, educação de qualidade e muito mais.

    No mês seguinte, uma pesquisa encomendada para o DataSonda comprovou os anseios da população pela dignidade e a vontade de mudança. Outra pesquisa feita em maio, em preparação à campanha serviu para se montar um mapa das necessidades do município. Durante a campanha, feita sem quase nenhum recurso e apenas com propostas apontadas pelo seminário e pelas pesquisas, a Coligação "Antonina Viva" que tinha como candidato Carlos Augusto Machado, o Canduca, como é conhecido, trabalhou mostrando que a ética é possível na política e saiu vitoriosa com quase o dobro dos votos em cima do segundo lugar. Ou seja, a corrupção, a compra de votos, o leilão de cargos, o assistencialismo, a distribuição farta de cestas básicas, tudo isso não serviu para que os adversários da ética e da democracia vencessem a eleição para prefeito.

    Participaram das eleições em Antonina, cinco candidatos, entre os quais o atual prefeito Kleber Fonseca em busca de reeleição tendo a máquina do governo e o apoio do governador Requião; a ex-prefeita Munira Peluso, conhecida como "a mãe dos pobres" pelos métodos assistencialistas que usa, e com o apoio de figurões da política no Estado; José Luiz Veloso, um neófito do senador Álvaro Dias; e Fernando Matarazzo. Este último sem recursos e se limitou aos embates jurídicos para impedir as candidaturas de Munira e Kleber.





    Canduca busca busca soluções para Antonina

    Mal terminou a sua campanha vitoriosa, o prefeito eleito de Antonina, Carlos Augusto Machado, Canduca, como é conhecido, já começou a trabalhar. Ainda nos primeiros dias após as eleições, em vez do merecido descanso, Canduca arregaçou as mangas e está trabalhando para viabilizar todas as suas propostas de governo defendidas em campanha. Já na segunda-feira, dia 6 de outubro, viajou para Blumenau onde teve um encontro com o subtenente Edison, coordenador do Projeto de Musicalização nas Escolas em parceria com a fábrica de Harmônicas Hering. Introduzir o ensino de música nas escolas da rede pública municipal.era uma de suas propostas de governo divulgada durante da campanha para prefeito,

    Canduca também participou de uma reunião em Morretes com o IAP, IBAMA e o prefeito eleito do município, Amilton de Paula. A pauta da reunião foi o auto de infração do lixão, que tem prazo de 180 dias para ser solucionado, caso contrário será interditado. O futuro prefeito de Antonina pretende fazer um consórcio com a vizinha cidade para implantar um projeto ecológico de coleta de lixo, com aterro sanitário e reciclagem quase total.

    Depois de acertar a futura parceria entre Antonina e Morretes, Canduca viajou para Brasília visitando vários gabinetes e ministérios entre os quais, os gabinetes dos deputados federais Ângelo Vanhoni e André Vargas, que deram apoio à sua campanha, e os ministérios do Turismo, da Aqüicultura e Pesca, da Educação e da Saúde. No Ministério do Turismo foi tratar da questão do Prodetur, visando conseguir investimentos para Antonina. No Ministério da Aqüicultura e Pesca foi habilitar o município no edital para fazer os projetos para obras dos trapiches na Pita e no Cabral, além de rampas para pescadores, centro de manipulação de pescados e fábrica de gelo. Falou com dois diretores que já trabalharam em Antonina e se mostraram receptivos às demandas. Com o Ministério do Turismo, foi tratar da questão do Prodetur para conseguir investimentos para diversos projetos.

    Em reunião com o ex-deputado federal Irineu Colombo, diretor da Diretoria de Articulação e Projetos Especiais do Ministério da Educação para a implantação de programas de Educação Profissional e Tecnológica no município. No Ministério da Saúde conseguiu recursos para a implantação do Laboratório de Prótese e um centro de especialidades odontológica nível 2, com 4 cadeiras.

    Manteve contatos com a Secretaria dos Portos onde tratou sobre a não inclusão de Antonina no Plano Nacional de Dragagem. "Provavelmente terei de retornar para tratar desse assunto depois de reunir com o setor em Antonina", afirmou. Também participou de reuniões com a Fundação Banco do Brasil em busca de recursos a fundo perdido.

    Ainda em Brasília, participou de reuniões da bancada dos deputados federais do Paraná visando incluir emendas no orçamento da União para as áreas de saneamento básico e turismo.





    Erly Welton Ricci

    Jornalista

    (41) 9155-5501

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE