domingo, novembro 23

BACUNAUTAS NA REDE...II

Ainda sobre a matéria: "O ABUSO DO ABUSO" por: Jeffe Picanço, temos dois esclarecimento que achei oportuno colocá-lo como matéria para que as pessoas saibam qual é a real situação que se encontra a instituíção "Conselho Tutelar" dentro do nosso município.
PARTE I

Muito boa essa matéria!!!

Nossas crianças estão bandonadas a propria sorte mesmo, pois se procurarmos em nossa cidade qualquer programa de erradicação ao trabalho infantil, ou para proteção dos direitos da criança ou adolescente, ou que a proteja de abusos (seja ele qual for) não vamos encontrar, trabalho nesta area como conselheira tutelar e só eu sei o quanto temos de crianças nessas situações, só que nada adianta ser feito se não houver o envolvimento da comunidade, pois somente assim é que se pode salvar nossas crianças. Muito verdadeira a informação de que muitos pais são coniventes com a situação, pois eles são os maiores "beneficiados".
Como são casos sigilosos não podemos falar em nomes mas o que acontece em nossa sociedade é que muitos se escondem atrás do poder, de uma conta bancaria recheada, de um nome de familia tradicional e muitas outras coisas que não me vem na mente agora. Uma outra situação é a de que os pais acabaram tranferindo suas atribuições para outra pessoa como; "tio", "padrinho", "vizinhos" as todos eles com uma caracteristica só; a de ser uma "pessoa muito boa de coração e que só quer ajudar..." Hoje os pais não tem mais aquele compromisso de cuidar e zelar pelos filhos, deixando assim a educação para a Escola, a repressão para a Policia e a proteção para o Conselho Tutelar, achando assim que só de dar o alimento e fornecer o essencial para a sobrevivencia de seu filho já esta mais do que bom, esquecendo assim do seus reais deveres como Pais.
Só vou dar um exemplo para que possam entender o quanto eles tentam se livrar de suas atribuições, pessoas nos ligam para dar "susto" em seus filhos, (não sabem a real função do conselheiro tutelar) ai pedem para ir buscar seu filho que foi para a ponte pescar e não quer obedecer, então nós temos que ir buscar pois é "nosso" trabalho, assim fica facil colocar filho no mundo né!!!

Um abraço Jeff!

Maria Alice
PARTE II

CONSELHO TUTELAR

Funciona de forma precaria, mas o que ninguem sabe é a precariedade em que vivemos ali dentro, com o conhecimento de todos os orgãos publicos imaginaveis. Vou citar alguns pontos só pra ficar mais claro!!! Nossa sede esta infestada de ratasanas das maiores que eu já vi, não temos computador nem impressora, falta material de expediente, não temos condução e quando temos condução não temos motoristas, se viajamos com algum adolescente ou criança não temos diarias e as despezas são por nossa conta, ressaltando que é a nossa despeza e a de quem estamos recambiando, ainda bem que somos em cinco conselheiros e todos com muito boa vontade pois se assim não fosse estariamos de portas fechadas!!!!

Trabalhamos da seguinte forma: de segunda a sexta, das 08:00 as 18:00, após esse horario ficamos de sobre-aviso com nossos telefones celulares e fixo, sendo a conta e o crédito por nossa conta, várias vezes fui pessoalmente atender situações em hospital e delegacia a pé pois não temos condução na maioria das vezes. Já fomos na emissora de rádio de nossa cidade e deixamos tudo isso muito claro, mas acho que muitas pessoas não tem acesso a este veículo de comunicação. Já a PM tem um quadro reduzido trabalhando de forma muito precaria também mas sempre que o conselho tutelar precisou de apoio estiveram a nosso dispor.

Temos ainda a Policia Civil que não é segredo pra ninguém trabalha com efetivo (seus funcionarios dão o melhor de si) também reduzido, e está como uma panela de pressão prestes a explodir, se não estou enganada a capacidade é de 8 detentos estando com mais de 50, mas mesmo assim há um descaso muito grande das autoridades constituidas para com esses três orgãos de suma importância, tem pessoas muito capacitadas nesses meios sim mas o que não tem é uma infra estrutura decente!!! Espero sinceramente que com todos esses problemas ninguem desista pois tudo tem jeito.

Fica muito facil fazer criticas mas o que é muito dificil é alguém sair de sua vidinha pacata, arregaça as mangas e dizer nós estamos com vcs, o órgão que poderia auxiliar o CT não o faz pois não sabe nem qual é a sua verdaddeira função dentre tantos conselhos que são criados para auxilia na rede de proteção da criança e do adolescente e ai a gente faz oque diante desse descaso?

Maria Alice

Conselheira tutelar

4 comentários:

  1. Maria Alice, Marilia

    Vocês são alguns dos exemplos das pessoas abnegadas que citei na crônica, que “não fogem da raia e enfrentam o leão”, como diz a música. Tem muitas coisas na vida de uma cidade ou de uma comunidade onde verba e discurso de palanque nada vale. Vale é o exemplo graúdo de pessoas miúdas como vocês, trabalho de formiguinha, fazendo falando, falando mostrando como se faz. Hoje em dia existem muitos programas federais que podem ajudar essas comunidades a se auto-sustentarem e vencerem estes problemas. Temos que ir atrás disso, atrás de parcerias, de amigos de verdade. Da experiência de minha mãe na Pastoral da Criança, ali no Portinho, eu soube de muita coisa simples sendo feita, coisa que ajudou em muito a população daquele bairro tão carente. E outra coisa: educação educação educação educação educação educação educação....só ela pode blindar nossas crianças contra essa perversidade social de que são vitimas...
    Neuton...o espaço está valendo a pena, não? obrigado mais uma vez...

    ResponderExcluir
  2. Com cereteza vale apena sim meu nobre amigo Jeffinho, eu confio na vossa clareza de abordagem em temas específicos, é muito importante debatermos assuntos relevantes ao nosso município em particular, sei de nossas responsabilidades como cidadão brasileiro, mas confio naquele primeiro efeito, o de que devemos fazer primeiro a lição de casa e é isso que estamos fazendo. Digo isso porque recebo vários e.mail solicitando falar de outros estados e não somente do Paraná e com exclusividade de Antonina.

    Um grande abraço e nós da família Bacucu com Farinha é que lje agradecemos.

    ResponderExcluir
  3. Jeff!!
    Quero te agradecer por colocar na integra a minha contribuição pois poder falar sobre o assunto com tanta liberdade é muito dificil em outro meio de comunicação. Sou uma bacucunauta de carteirinha e esse espaço é de suma importancia para podermos falar com pessoas interessadas em "ouvir", pois muitos fecham os olhos e não querem nem sabar o que acontece com os que estão por perto pois seus filhos não passam por dificuldades então os outros que se virem. Conto com vc como nosso aliado.
    Um abraço

    Maria Alice

    ResponderExcluir
  4. Maria Alice

    o espaço vc deve agradecer ao neutinho, que é o editor do bacucu. no demais conte comigo, conversamos...

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE