sexta-feira, novembro 7

EU COMENTO - 6ª EDIÇÃO


Eu Comento

Por Nerval Pedro

Há um velho ditado que diz: quem não se comunica se trumbica. Não é por falta de comunicação que Antonina padece. Temos duas emissoras de rádio difusão e outra que está para ser instalada já – Rádio Antoninense em FM, que tem como seu diretor presidente o nosso Jeffinho Santos, filho do grande comunicador do passado, Admaro Santos – filho de peixe peixinho o é - também diz outro ditado popular.
Todavia, nem sempre as aparências traduzem a real posição das instituições envolvidas neste contexto, especificamente no que concerne sua comunicação.
A Tropical-FM, ao iniciar as suas atividades de radiofonia, afixou outdoor no Morro da Cruz sinalizando a nova emissora como de todo o litoral do Paraná. Até aí nada de mais. O outdoor trazia também em seu rodapé o número do telefone com o prefixo de Paranaguá, endereço da rua, número e cidade, tudo de lá, mas seu estúdio 2 implantado em um dos bairros de nossa cidade. O carro da empresa que circulou por alguns dias por aqui, tinha placa de Paranaguá juntamente com os seus tripulantes.
Esses detalhes passaram a ser secundários diante de um que me chamou muita a atenção. Nas suas transmissões radiofônicas, os locutores ao darem o seu prefixo exigido em lei periodicamente, omitem o seu lugar de origem, ou seja, da onde ela está sendo transmitida, criando ilações como se estivesse atuando na clandestinidade. Isso deveras me deixara intrigado – que trás por traz desses comportamentos prolixos dos seus diretores? Perguntava-me a todo o momento. Esperei uma oportunidade em arguí-los, e ela veio bem naquele carnaval que pela primeira vez a TV Educativa transmitia diretamente.
Embaixo do palco armado aqui na Dr. Carlos Gomes da Costa, instalava-se um estúdio improvisado da Rádio Tropical FM. Com muitas dificuldades consegui chegar até eles e, perguntei se essa rádio era daqui de Antonina ou de Paranaguá? Disseram que estava aqui com os seus transmissores, mas que funcionava tudo em Paranaguá. Foi quando lhes disse: vocês estão cometendo uma insensatez sem tamanho, e nós, a classe esclarecida da sociedade capelista, temos a obrigação de alertar o seu diretor que vai haver uma reação contra esse estado de coisa.
Contra argumentaram que a cidade não tinha suporte econômico para sustentá-la, redargúi: se vocês sabiam que a cidade não tinha suporte econômico para fazer face aos seus ativos, porque vocês fizeram tanta questão dela? Estamos de olhos bem abertos em vocês, diga isso ao seu diretor e, dizendo isso me afastei. Semana seguinte o Cide proprietário da agência SERRA DO MAR, antoninense de quatro costados, comunicava em meu escritório, que a Rádio estava se instalando definitivamente no município, que a princípio ficariam lá no Itapema, mas que pretendiam colocar os seus estúdios definitivos na rua XV de novembro.
Pois bem, o tempo passou e até agora não foi feito nem uma coisa e nem outra, no entanto a cidade fez seus deveres de casa dando-lhes o suporte econômico que tanto exigiam, pois 90% da sua receita se origina do comércio local que lhe fora condescendente. Esperamos agora que eles façam a sua parte também.
Muita gente ainda se pergunta onde está localizada a Rádio Tropical FM?

(Nerval Pedro Pires da Silva é escritor e comentarista)

Um comentário:

  1. Desse jeito Antonia vai virar "cidade laranja" para rádios se instalar.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE