sábado, novembro 15

VAI UMA BALINHA AÍ???






Ao chegar a Antonina, eu sempre reparo, logo na entrada, na alegria do bairro do Batel: as pessoas a pé, de bicicleta, andando de lá pra cá e conversando, alegremente, nas igrejas, nos botecos, nas casas. Pra quem vem de Curitiba, todos sabem, isso faz diferença. Significa: estou em casa.
Quando estou longe, no entanto, eu quero guardar algo dessa alegria comigo. Para tanto, recorro às lembranças dos amigos, da infância, dos momentos bons. Passo tempo lembrando coisas, olhando fotos velhas, lendo e rabiscando, olhando os blogs capelistas, como diz o “vox populi”.


Existe, porem, outra coisa que me diz disso tudo sem ser velho ou saudosista. São as nossas gloriosas balas de banana. Existe a Bala Antonina, assim como existe a Bala Pilar, que recentemente perdeu o direito de usar a marca para um concorrente mineiro. Virou Bala Polar, mas continua igualmente doce. Doces recordações de uma atmosfera mágica de infância, a se dissolver lentamente na boca. Antigamente se dizia que quem bebia da água da Fonte da Laranjeira nunca mais se esquecia de antonina. Hoje, as Balas Antonina cumprem esse papel magistralmente.


Certo dia estava em Belo Horizonte, no escritório central da empresa onde trabalho, e levei um pacote de balas de banana. Do diretor-presidente à faxineira, criei uma legião de fãs da bala de banana. “É da minha terra”, explicava. “lê o nome ali no rótulo”. Passei o resto do dia com pessoas vindo á minha sala: “tem mais daquela bala gostosa aí?’.
Uma visita básica ao google, e descubro mais: milhares de entradas para “balas de banana antonina”. Muitas, mas muitas vezes, as balas geram singelas declarações de amor. Para Ivan Sebben, estudante de jornalismo da UFPR, em seu blog, durante o festival de inverno “O carisma da pequena açucarada logo se fez notar em incontáveis pequenas embalagens ao léu. De repente, fulano ia escrever, e esbarrava a mão em algo. Era ela, miúda e sapeca, escondida debaixo do papel, uma bala de banana!”.


Em outro blog, o rapaz guardava no bolso uma bala de banana pra presentear a namorada. Enfim, em todas as histórias lá estava ela, miúda, a desnudar carinhos, a espalhar doces prazeres.
Em outra entrada do google, descobrimos que as balas de banana antonina foram criadas em 1975 pela família do Seu Zeca, dono da industria Balas de Banana Antonina, pra substituir a declinante produção de palmito. Soubemos que as balas de banana são feitas com bananas caturra selecionadas, plantadas na sombra para evitar pragas. Que o processo é inteiramente artesanal, entrando somente a banana e o açúcar. Que em Morretes também tem...hummm...não, Morretes não tem Bala de Banana Antonina!!


Em tempos de globalização, sugiro que o processo de fabricação das balas de banana seja registrado como os da União Européia, que gerou as marcas do vinho, do queijo, do champanhe. O vinho Bourdeaux (pronuncia-se bordô) é somente o vinho produzido na região de Bourdeaux, segundo os métodos registrados. O champanhe é a bebida fabricada na região da Champagne, e os demais serão considerados meros espumantes. “Balas de Banana de Antonina” são as balas feitas na região de Antonina segundo o método tal e qual.

Que orgulho! E que prazer! Vai uma balinha aí?


Por: Jeffe Picanço


8 comentários:

  1. Hamilton diz:
    O Jeferson Picanço tem razão, por que não se patenteia já a nossa famosa bala de banana, antes que venha Morretes outra vez e nos roubem como fez com o nosso barreado, nossa baia, etc. Só falta ddizer que o nosso carnaval nasceu lá

    ResponderExcluir
  2. Jeffe, Hamilton.
    Além da bala de banana de Antonina, voces e os demais leitores precisam conhecer e saborear uma outra nossa comida típica, que pouquíssimos privilegiados degustaram, falo dum cozido chamado de "banana verde com galinha caipira", executado aos moldes do barreado. Uma delícia!
    Mauricio Scarante

    ResponderExcluir
  3. A inigualável bala de bananas de Antonina é sem dúvidas uma marca registrada da cidade, se o barreado lhe foi extraído difícilmente alguém tente fazer o mesmo com a bala. Saborosa com um gsotinho de sempre quero mais.

    Excelente matéria.

    ResponderExcluir
  4. Olá Jeferson!!! Para vocês que divulgam a cultura capelista,não esqueçam, que temos também, em Antonina, o famoso prato "Bagre com banana". Abraço.

    ResponderExcluir
  5. jeff. assim como voce está relatando, como diz o Antoninense, "me deu um frio na espinha" justamente estava pegando uma dessas do meu vidro, quando li o seu comentário, aqui em Floripa esta bala de banana faz sucesso, com a marca Antonina, também sou um divulgador da nossa terra.
    abraços Beto.

    ResponderExcluir
  6. Sempre acesso este blog apesar não ser aí de Antonina quem me passou o endereço do blog foi um amigo o Juarez Klaus ele é casado com uma moça daí, e ele é daqui de Ijuí-RS e sempre que ele vem para cá trás a bala de banana trás de fardo kkkk, a bala é um sucesso por este lado daqui queria saber como eu faço para representar esta bala aqui no sul, se alguém pode me passar o telefone da industria para eu falar com o gerente. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Herlon

    Valeu!!!

    O endereço para contato é: Balas de Banana Antonina Avenida Thiago Peixoto, 1788 Tel. (41) 3432-1240 Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h

    Fala lá com o meu amigo Zéquinha

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Extra! Extra! Bacucu intermedia um negócio!
    Neuton.
    Divulgue também o contato da, nossa também, bala de banana Polar dos amigos Maristela e Silas.
    Mauricio Scarante.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE