quarta-feira, dezembro 3

COBRE UM SANTO E DESCOBRE OUTRO...

APPA LANÇA PROGRAMA "PORTO SOLIDÁRIO" PARA AUXILIAR TRABALHADORES DE ITAJAÍ

Perguntar não ofende: - Quem irá ajudar os operadores portuário da Ponta do Félix???


A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) anunciou durante a Escola de Governo desta terça-feira (02), em Curitiba, como vai trabalhar para absorver as cargas do Porto de Itajaí, prejudicado pelas chuvas das últimas semanas. Também será criado o programa “Porto Solidário”, que vai auxiliar os trabalhadores portuários avulsos (TPAs) do terminal catarinense.

“Não vamos utilizar esta situação para uma estúpida competição, mas sim para a solidariedade. É uma irmandade estabelecida entre os portos paranaenses e catarinenses”, afirmou o governador Roberto Requião. E os trabalhadores do Terminal da Ponta do Félix Senhor Governador com quase 80% de ociosidade???

A ordem de serviço n.º 116/08 assinada pelo superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, e por Requião prevê que dois berços do cais público sejam destinados à operação de contêineres, somando-se aos dois que já operam este tipo de carga no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Assinaram como testemunhas o ex-superintendente Eduardo Requião e representantes dos sindicatos ligados aos trabalhadores portuários avulsos de Paranaguá.
MEDIDAS – “Esta tragédia humana e social que se abateu sobre Santa Catarina também prejudicou o porto público de Itajaí, que foi parcialmente destruído. Com isso, houve redução drástica do trabalho e renda dos trabalhadores portuários. Senhor Governador o Terminal da Ponta do Félix está com quase 80% de ociosidade, quem vai ajudar???

O Porto de Paranaguá, por estar próximo, já está absorvendo emergencialmente esta demanda de Itajaí e queremos ajudar esses trabalhadores, que perderam suas casas e que agora estão sem trabalho”, explicou o superintendente da Appa.
A ordem de serviço estabelece que a Appa vai aplicar um redutor tarifário de 15% sobre as tarifas portuárias públicas, para aqueles que fizerem uso do novo documento.
Só uma pergunta: Se o Terminal da Ponta do Félix já está com quase 80% de ociosidade, e se tirar mais 15% dos trabalhadores, o que vai sobrar???
Isto sim é que eu chamo de cobrir um santo e descobrir outro.

Não quero ser aqui o advogado do diabo, mas faço aqui mais uma perguntinha e esta é para os trabalhadores do Terminal da Ponta da Félix.

O final de ano vai ser uma festa hem!!!

5 comentários:

  1. Parafraseando o Neutinho que por sinal é uma belíssima matéria meu guri.
    Mas parafraseando. - Perguntar não ofende: O que os operadores portuários de Antonina estão esperando para colocar o bloco na rua? Seus songos mongos, vocês vão trabalhar para entregarem 15% de seus salários, isto tenha ou não tenha serviço. Um absurdo isso.

    ResponderExcluir
  2. Senhores,

    Li a mesma matéria no site do SINDOP, porém, o ententendimento técnico deve ser outro. Espero poder auxiliar:

    1 - Desde a tragédia de Itajaí, o governador e o novo superintendente da APPA estão tirando proveito da situação do porto vizinho e, é claro, fazendo com que Paranaguá absorva parte da carga destinada a Itajaí.

    2 - Essa manobra se dá num momento em que o terminal público estava entrando em colapso pela baixa movimentação no corredor de exportação e de granéis sólidos. Todo mundo se queixava por lá.

    3 - Aumentou consideravelmente o fluxo de caminhões, carga geral e conteineres em Paranaguá enquanto Antonina deverá absorver apenas parte da carga de congelados paletizados.

    4 - Para polemizar, estão jogando uma campanha "social" de modo a encobrir a real intenção: fazem apologia a doações para as famílias de TPA's de Itajaí enquanto oferecem 15% de subsídio fiscal em impostos e taxas portuárias (e não de mão-de-obra) aos navios que toparem vir pra Paranaguá. Ou seja, se prostituem e fingem de santo.

    5 - Com isso conseguem ficar bem em números e na mídia. Mas a que preço? A custa da desgraça dos outros? Tentando puxar o tapete de quem está caído?

    6 - E o Porto de Antonina? "Compaixão" com os portos vizinhos e intolerância com o porto agregado? Porque então não liberam a carga geral, para resolver não só os problemas sócio econômicos da cidade, mas também absorver a demanda dos clientes de Itajaí na esperança que mantenham parte da carga por aqui após a reconstrução do porto catarinense?

    A HORA DE BRIGAR PELA LIBERAÇÃO DA CARGA GERAL É AGORA...

    Pena que a máfia do governador já está incrustrada por aqui...

    Abração

    Contribuição do Blog Sinergia
    www.sinergiaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. EU JÁ ESTOU SABENDO OUTRA COISA E BATE COM A ANALISE DO BACUCU, ESTÃO FALANDO E A FONTE É QUENTE, DIZEM QUE OS 15% QUE APPA ESTÁ RETIRANDO SÃO DOS FUNCIONÁRIOS MESMO, E SERÁ TIRADO DOS ORDENADOS DOS OPERADORES DE CARGAS MAS 15% E MANDADO PARA ITAJAÍ PARA AJUDAR NA RECONSTRUÇÃO DA CIDADE.

    ResponderExcluir
  4. Neuton

    Parabens pela abordagem desta importante materia. que o Deus nos livre mais sera que tem que acontecer uma tragedia em antonina para o Senhor governador perceber que temos estivadores e como voçe mesmo informa 80% na ociosidade.
    Senhores TPAS ( Trabalhadores Avulsos) Antoninense vamos dar um basta temos que unir e mostrar que nosso porto exite vamos fazer um grande movimento fechar a 277 paralizar o porto de Paranagua por algumas horas e exigir retroativamente os 15% dos nossos Trabalhadores.
    povo de Antonina chega de aceitar tudo feito cordeiro , vamos para briga pior que esta não fica.


    Antoninense Revoltado

    ResponderExcluir
  5. Senhores Estivadores e Arrumadores e motoristas da Coopetrans.
    O governador mais uma esta tripudiando em cima do povo antoninense.
    A quanto tempo os nossos trabalhadores estão praticamente parado por culpa APPA ?
    Temos que lutar pelos nossos direitos se Governador conseguiu uma forma de ajudar os TPAs de Itaja, tem por obrigação de ajudar os TPAs de Antonina , afinal ele é governador do Paraná ou Santa Catarina ?
    Sou afavor de fazer um movimento para dar exigir os nossos direitos , temos que revendicar a participação nos 15% para os TPAs e a liberação da Carga Geral.

    TEMOS QUE FECAHAR A BR 277


    José Carlos

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE