segunda-feira, dezembro 29

FELIZ ANO NOVO...







Por: Jeffe Picanço


Estou em Londrina, descansando com meus familiares. Se meus irmãos bagrinhos estão nervosos com o final de uma gestão municipal e as dores do início de outra, imaginem Londrina, que começa o ano sem prefeito. Antonio Belinati, cassado em 2000 por corrupção, num amplo movimento de mobilização da sociedade civil londrinense, estava voltando ao cargo por obra do TRE-PR, que permitiu que um prefeito com contas reprovadas concorresse novamente ao cargo. E, obviamente, por obra do povo londrinense, que o elegeu em segundo turno com 51% dos votos (138.926 votos).

Agora, a justiça decidiu pela realização de um segundo turno entre os candidatos Barbosa Neto (PDT) e Luis Carlos Hauly (PSDB), provavelmente em março próximo. Enquanto isso, a cidade será governada pelo presidente da câmara, numa disputa de bastidores em ritmo de novela.

Eu vejo essa questão de várias maneiras. Existem muitas perguntas a serem feitas. A primeira e mais óbvia, vem do fato de se eleger um político notoriamente envolvido em casos de dinheiro mal-explicado. Como o TRE-PR permitiu isso? Muitos juristas e advogados de boa-fé me explicaram que era o juridicamente certo a fazer, mas meu pobre senso comum tem náuseas. Antonio Belinati precisa de muitos advogados para explicar o que fez com o dinheiro público. Gestores honestos, em tese, não precisariam desse aparato todo. Só esse fato já nos leva a tapar o nariz ao ler as noticias.

A segunda pergunta é: como o povo elege um prefeito condenado por corrupção? A resposta mais chula seria a de que cada povo tem o governo que merece. Mas Londrina, que eu conheço bem, não merece os governos que vem tendo. Belinati é um sedutor, um político que convence os mais simples, os menos escolarizados, que são os que nele votam. Quem tem um nível de escolaridade mais alto não vota em Belinati. Não tenho nenhuma resposta para estes fatos. Apenas modestamente acho que o bom senso não tem prevalecido nas cabines de votação londrinenses...

Qual o resultado de tudo isso? A segunda cidade do estado, e a terceira maior do sul do Brasil, está sem governo, provisoriamente governada pelo presidente da câmara. Porque nosso sistema premia os corruptos, e nosso povo é complacente com eles. Dizem: rouba, mas faz. Chega. Na ultima gestão de Belinati, a sujeira e o mato crescendo nas ruas eram a marca mais evidente de uma cidade jogada às traças. Também vi isso em São Paulo, quando lá morei, no tempo de Celso Pitta. Ninguém, por menos escolarizado que seja, merece viver num lugar assim.

Na Deitada-a-beira-do-mar, momentos de expectativa. Há um inequívoco sentimento de que algo vai mudar. Pra melhor. Antonina precisa ter ciclos virtuosos de gestão pública, onde um prefeito é sucedido por outro ainda melhor. Que cada um melhore o que o outro fez, que aumente sempre o nível de nossa exigência para com o poder público.

Desejo, Canduca, do fundo do coração, que você consiga entregar a cidade para seu sucessor melhor do que você a encontrou, para que ele possa fazer o mesmo para o próximo prefeito, e assim sucessivamente. Antonina e seu povo merecem. Um feliz 2009-2012 para todos nós.

P.S. – Alguém pode me informar do resultado das eleições do conselho tutelar?

4 comentários:

  1. Meu amigo jeffe,estes são os nomes dos novos conselheiros: ronaldo canoa,maria alice,terezinha,claudinéia,patriciaBom no mais é isso aí,desejo a vc e a toda sua família um bom início de ano,muita saúde e paz.
    um abração ,até qquer dia.

    ResponderExcluir
  2. Blz

    seria legal se, como a maria alice, que sempre se posicionou muito bem, os outors conselheiros tambem mostrassem seus anseios e suas plataformas...
    o espaço está aberto, aqui e no urublues...

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeff eu agradeço seu comentario e gostaria de lembrar a todos que continuo com a mesma disposição de trabalho e tenho certeza que os demais conselheiros continuam com a mesma meta!!
    Gostaria de dizer que aquela tão sonhada ação civil puplica empetrada pelo MP deu resultados, só que mesmo assim conseguiram burlar a lei mai uma vez.
    O resultado da ação foi o seguinte; conseguimos duas condução, mudamos temporariamente de sede mas eu não concordo com o novo local, pois a estação ferroviaria é um ponto turistico em nossa cidade e não local pra ter inumeras secretarias e fechar em dias e horarios em que o turista está na cidade e gostaria de visita-la, temos três celulares de plantão e funcionou por 15 dias pois fizeram um contrato com a operadora de telefonia celular para que este contrato terminasse no dia 31 de dezembro, rsrsrsrs parece piada né mas não é, já procuramos a nova administração que prontamente se dispos a regularizar a situação e nós entendemos que isso vai atravancar um pouco o nosso trabalho mas enfim estamos muito feliz pois parece que a cidade está respirando outro ar.
    Só a titulo de prestação de contas de nosso trabalho gostaria de comentar que estamos fazendo batidas em bailes, bares e lanchonetes bem com fiscalizando o trapiche e portas de supermercados e restaurantes pois está um absurdo a quantidade de crianças e até mesmo adultos embriagados que ficam neste local muitas das vezes importunado os turiastas que já são uma raridade, mas vale lembrar que essas crianças são responsabilidades dos pais e não do conselho tutelar mas mesmo assim a gente se preocupa pelo perigo que correm se expondo desse jeito, a punição deveria ser para os pais mas nós não conseguimos checar quem são os pais dessas crianças pois quando nos veem saem em desabalada carreira correndo o risco de serem atrapelados ou sairem machucados, também estamos vindo com o auxilio da PM para a frente do clube primavera para pelo menos garantir a segurança dessas crianças que saem daquele estabelecimento e a pergunta é o seguinte; onde estão os pais novamente?

    Jeff um grande abraço
    Maria Alice

    Obs Os conselheiros eleitos são; Ronaldo, Terezinha, Claudineia, Rosangela e eu.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao conselho tutelar de antonina.gostaria de ver uma matéria exclusiva sobre o trabalho deste pessoal...se possível com direito a fotos.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE