sexta-feira, janeiro 2

EU COMENTO - 10ª EDIÇÃO







A partir do momento em que alguns abnegados – e, diga-se de passagem, cidadãos de excelentes condições morais e/ou profissionalismo, muito bem dotados intelectualmente - bem realizados economicamente, resolvem sentar e rediscutir com amor os problemas que afetam sua terra natal - muito embora morarem longe, Antonina começou a mudar e a respirar novos ares! Não no seu aspecto material, estético; nem no seu desenvolvimento econômico - pois estes aditivos estariam intrinsecamente condicionados mais à ação empreendedora dos nossos governantes – resultados, conseqüências – poder-se-ia assim dizer.

A mudança ocorreu sim, no comportamento de cada um, no que tange o readiquirimento da cidadania jogada as traças. Eles mexeram com os brios dos antoninenses até então cansados de tantos serem enganados pelos pseudo-políticos do passado e do presente. Foram eles sim a fundo ao pondo de lhes mostrar a caixa de Pandora - não a que Zeus a enviara a Prometeu em vingança por ter este lhe roubado o fogo e, consequentemente entregue à humanidade para ulterior evolução. Mas, sim, àquela própria dos políticos venais, vedando os nossos olhos; deixando-nos passivos diante dos seus crimes; transformando-nos em massa de manobra; indolentes, anestesiados...

Os resultados estão aí a olhos vistos, o povo tomando nova consciência mandou para as favas essa dupla insidiosa de políticos, e consequentemente aposentando de vez quase a maioria dos vereadores.

Eu quero me referir ao trabalho executado pelo Vox Populis Antoninensis. No que tange ao meu caso, por exemplo, só voltei a escrever artigos por que esse veículo de comunicação me abriu espaço. Muitos dos outros escrevinhadores vieram depois de mim também assinando os seus artigos. Todos num objetivo uno: de esclarecer o antoninense, de mostrar-lhes coisas que dificilmente saberiam por meios convencionais, porque este, o Vox têm compromisso com a verdade, vai ao fundo, penetra nos bastidores da politicalha, etc.

Muitas vezes por termos insistido na busca da verdade para levar a luz do conhecimento da população, sofremos intimidações por parte de alguns que se julgavam a cima da verdade, fomos intimados a comparecer ora na delegacia de polícia ou perante o ministério público, através de processos os quais nos custou certos desconfortos, não negamos (o caso de Eduardo Nascimento, do Neuton e deste escrevinhador), entretanto, não recebendo uma linha si quer de solidariedade por parte dos leitores, mais sim algumas vezes, críticas inusitadas, e escárnios de alguns pelas esquinas e bares de: “bem feito para eles que ficam a falar de mais”.

Nesse imbróglio todo, no resultado de perdas e ganhos, eis que a promotora é transferida daqui. Dias depois da sua transferência e quatro horas depois da realização do pleito, alguém de nós recebe um telefonema dela nos parabenizando pela vitória do Canduca e comentava que havia uma enorme bomba prestes a explodir sobre os políticos de Antonina e que nós estávamos a acender o estopim. Completou sua conversa com uma frase: que nós dos blogs éramos muito fortes.

Quando li alguns comentários no rodapé de um artigo escrito por mim no Bacucu com Farinha, me entristeceu bastante – colocando num saco só, todos os componentes do Vox e arremessando à lata do lixo todo um trabalho de quase dois anos em prol do aperfeiçoamento das nossas instituições municipal e/ou esclarecimento, que tivera resultados altamente surpreendente. Só por que um anônimo que escreve sob o pseudônimo de guardião do Portinho, ofende um leitor. Recebi alguns e-mails de leitores me lançando impropérios e afirmando ser eu o autor dessas matérias apócrifas. Logo em seguida em artigo do editorial, o Vox faz um desagravo a esse escrevinhador com comentários elogiosos que até nem mereço, mas o qual muito me sensibilizara.

Agora, nesse último comentário do “Eu Comento”, quis trazer uma informação recebida aqui no escritório, sobre um assunto da maior relevância para os trabalhadores da orla marítima que se encontravam até então, sem esperanças de vida há quase um ano, por culpa exclusiva dessa de dupla de irmãos instalada no governo, trazida pelo vereador Luiz Polaco, que queiramos nós ou não, continua sendo vereador da cidade de Antonina, reeleito com uma votação expressiva e que pelo andar da carruagem será o futuro presidente da câmara municipal - apoiado inclusive pelo próprio prefeito eleito, que não dando a mínima aos nossos conselhos (em crônicas da cidade nº 65, no Vox) de não ingerência aos problemas da câmara, se imiscuiu de forma explícita na eleição daquela mesa. Já começando mal. Não fui eu quem elegeu o Luiz Carlos e muito menos o colocou lá outra vez não, e sim, uma parcela expressiva da população a qual não me incluo!

Mas o que mais me entristeceu, fora a volúpia ensandecida de um ou dois anônimos (arriscamos nós daqui do Bacucu afirmar, após um exame acurado, apostar que fora apenas um querendo se passar por vários - está lá a nossa querida Carla de Bolonha estudiosa em lingüística que pode até verificar isso sem medo de errar), que na ânsia de defesa (?) do futuro burgo mestre e, por outros motivos devidamente já detectados, arquiteta um plano de desconstrução de imagem tanto deste comentarista quanto o do Neuton. Como esse anônimo precisa do Bacucu para postar as suas intrigas no rodapé de comentários, ele não o ataca de frente, mas com sutileza – beija-lhe a face esquerda e cospe-lhe na outra ao mesmo tempo. Já com referência a este comentarista, ocorre ao contrário, ele o ataca com veemência a fim de me intimidar e subliminarmente incutir na cabeça dos bacucunautas, sua insidiosa ação de desconstrução de minha imagem, promovendo o descrédito junto à opinião pública – e, diga-se de passagem, até que conseguiu arrastar para si alguns incautos de primeira hora.

Sabem por que eles agem assim? Porque sabem da força e respeitabilidade do Bacucu com Farinha, do Vox Populis Antoninensis e deste comentarista perante a opinião pública. Ele sabe que essa administração que se inicia, terá pela frente - caso não ajam corretamente - o Blog do Reginaldo, o Vox Populis e o Bacucu com Farinha seguindo-lhe os passos.
Se conseguissem os seus intentos, por certo nada do que escrevêssemos daqui por diante contra a nova administração que se inicia, teria credibilidade perante a opinião pública, e então passariam a agir impunemente, livre de oposição. Estes que tiveram por momentos suas glórias no rodapé de comentários, já estão devidamente identificados por nós, e o que me dói é saber que me beijou a face e me açoitou por trás. Mas, já estou acostumado a isso, já adquiri anti-corpus necessários para não ser contaminado.

Nesse entremeio, eis que o Neuton recebe um e-mail, que pelas características, aparenta ser deste mesmo sujeito que se esconde atrás do anonimato, com o intuito de intimidá-lo desta vez - a ter mais cuidado no que escreve daqui por diante sobre a administração que acaba de ser empossada, e dizendo mais: que o atual governo não permitirá isso, que o Bacucu e outros serão fiscalizados também de agora em diante – pasmem os (as) leitores (as). Estão cutucando a onça(o Neutinho) com vara curta. Em outras palavras: querem socializar a democracia para eles no blogs, e, privatizá-la para nós.

O blog do Bó muda o seu estilo. Passa de agora em diante para o ramo das artes - não mais como crítico como fazia antes. O Vox teve seus momentos de pensar em parar o nosso trabalho. Eis que de repente o Bacucu resolva parar também. Quem sobrará para fazer oposição e denunciar à população as mazelas do governo?
Vocês, os leitores sérios desses noticiosos, permitirão isso?
(Nerval Pedro é escritor e comentarista)

12 comentários:

  1. Pelo que entendi somente o Bacu com farinha e o Vox que irão continuar fiscalizando a classe politica.
    Parece que o BÒ ja ganhou um cala boca, mais isso ja aconteceu antes se não me falha a memoria este mesmo cidadão editor do ACHO e acabou ACHANDO um ano na secretaria de Turismo do Kleber , agora deve de ta roendo um ossinho neste Governo quando a teta secar ,quem sabe o seu Blog comece a funcionar.

    ResponderExcluir
  2. Nãoooooooo!!!Se não der para escrever no Bacucu, vamos as Comunidades do Orkut, e por ai a fora. Como calar a boca da população? Não entendi. E se o governo for bom.....vamos ao elogio. Vamos dar a honra, a quem merece. Boa Noite.

    ResponderExcluir
  3. ATENDENDO A TODAS AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO, NINGUÉM PODERÁ CALAR O BLOG DO NEUTON, UM DOS MAIS ACESSADOS DO LITORAL DOS PARANAENSES.

    A MEDIDA DE CENSURA PRÉVIA NÃO PODE SER ACEITA POR UMA POPULAÇÃO POLITIZADA.

    UM POLÍTICO QUE NÃO ENTENDE QUE CRÍTICAS AOS ATOS PRATICADOS POR SI PRÓPRIOS, DEVE REVER SUAS CONVICÇÕES DA MISSÃO DE SER UM HOMEM PÚBLICO.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal pelo que li aqui acima, nãp pode ser verdade, o pocuo que conheço do Neuton isso não irá acontecer, o BACUCU COM FARINHA foi o que me inspirou a fazer o meu blog ( www.reginaldogouvea.blogspot.com), pois ví que eu precisava de alguma forma e ajudar a nossa cidade.
    Não deixaremos isso acontecer, nos aliamos lá atráz a quase dois anos pois acreditamos que podemos mudar nossa cidade com trabalho, e quando seu povo quer mudança ele consegue, basta ver pelos últimos resultados, apoiei Canduca sim, mas não será por isso que irei aceitar que minha cidade continue a mesma, se ele e sua equipe de Governo não estiverem fazendo nada por nossa cidade, infelizmente eles irão virar notícias em nossos blogs, porque homem público deve satisfação ao seu povo, e quando isso não acontece, ou deixa de acontecer , a democracia não existe.
    Reginaldo Gouvea

    ResponderExcluir
  5. Caro Neuton,eu procurei,perguntei e não consegui saber quem são todos os secretários e comissionados do primeirão escalão antoninense.Alguém neste blog sabe alguma coisa,sobre isso?

    ResponderExcluir
  6. Olha Carlos Jorge

    Muitos me perguntam a mesma coisa, recebo vários e.mail referente ao assunto (secretários), se o nosso prefeito não quer divulgar, com certeza alguma coisa tem, sei lá, será que é vergonha? Para saber quem são os seus secretários, a população antoninense terá que, apartir de segunda-feira percorrer uma verdadeira via-sacra, ir de gabinetes em gabinetes e perguntar: Quem é o secretário aqui?
    E peço o favor que me informem também, pois não sei quem são os técnicos que compõe as pastas...

    ResponderExcluir
  7. NEUTON

    O CANDUCA SÓ NÃO DIVULGOU OS NOMES DOS SEUS TÉCNICOS COMO VOCÊ MESMO MENCIONA, POR VERGONHA E POR MEDO DE SER VAIADO.

    PORAÍ JÁ SE DEVE TER UMA IDEIA DE COMO SERÁ ESTA ADMINISTRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  8. O companheiro Barack Obama já revelou a maioria dos seus secretários e ainda faltam 17 dias para assumir o seu cargo!!Companheiro CANDUCA revele logo esse misterioso secretáriado.Acredito que em Antonina tem pessoas com capacidade para cada pasta.

    ResponderExcluir
  9. A Rádio Serra do Mar fez no dia 02 de janeiro, uma entrevista com o secretário de gabinete,o Sr Haroldo Cesar da Costa Fº,e este divulgou todo o secretariado.

    ResponderExcluir
  10. Neutinho

    Quero parabenizar o Nerval pelo belo texto, é isso ai garoto e bola pra frente

    ResponderExcluir
  11. agindo Deus quem impedira?

    ResponderExcluir
  12. Como antoninense que precisou sair da sua cidade para estudar e trabalhar, gostaria de fazer uma pergunta.
    Até alguns dias atrás vi neste blog muitas fotos da nossa querida Antonina, coberta de mato, sujeira e lixo, senhores me digam hoje 06/01/09 alguma coisa já mudou????
    Já não é tempo de começar aparecer algum sinal do "Técnico" responsável, ou será que para iniciar o serviço é necessário um projeto especial.
    Senhores "TÉCNICOS" está na hora de começar a trabalhar!!!!!!!!!!!!!

    Ass.: João Carlos de Souza

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE