quinta-feira, fevereiro 12

ADOTE ESTA IDEIA...

Movimento iniciado pelo blog do meu amigo Eduardo Bó

(http://www.palavradobo.blogspot.com/)

9 comentários:

  1. Visito Antonina com certa frequência. Vejo que, nos fins de semana, há sacos de lixo postos nas calçadas pelos comerciantes e alguns rasgados por ratos e cachorros em busca de restos de comida...

    1) - O movimento Antonina limpa poderia começar concitando-se os Senhores Comerciantes e demais moradores da cidade a colocarem sacos de lixo na rua unicamente em dias em que há coleta de lixo, para que nos sábados e nos domingos a aparência da cidade esteja maquiada. Isso vale, também, para os garis da Prefeitura:- que não deixem expostos em fins de semana esses 'horrendos monumentos' de excrecência da cidade....

    2) - No canto da praça Feiramar há uma frondosa seringueira sempre aquinhoada por restos de coisas imprestáveis. (já vi ali porta quebrada, isopor, vaso de privada descartado e outras sujeiras que desatendem o convite turistico que Antonina naturalmente apresenta e é por isso que, a despeito desses desmazelos, a visito com frequência.

    3) - Ah! a baia... Tive o desengano de, na administraçao passada, ter lido na Gazeta do Povo a "explicação" de um servidor da Prefeitura para a imundície que ficava eternamente depositada ao lado do parapeito da feiramar:- "era que ali era a parte final da baia, e a correnteza e o vento empurravam para lá todo o lixo da baia para aquele costado ...." Parece que a explicação fora suficiente para aquele servidor, pois, depois da explicaçao, a baia continuou com a mesma sujeira....

    4) Li em algum lugar que Antonina já teve o elogioso título de cidade das flores... Que bons tempos! Antonina poderia imitar uma cidade, sua vizinha, cuja Prefeitura e cujos moradores têm o hábito de plantar flores nas ruas e na frente de suas moradias:- essa cidade, todos conhecem, está aqui bem pertinho:- se não me engano, chama-se Curitiba....

    Ah, Antonina ... Se seu povo soubesse quanta beleza está escondida sob tanto destrato... Tenho esperança de, um dia, vê-La como sonho, quando passeio em tuas ruas, em teu sofrido regaço...

    Este movimento merece inteiro apoio, inclusive da Administração Municipal.

    ResponderExcluir
  2. Hei amigos, além da conscientização citada, é preciso conhecer as legislações do município, que se for como a do meu município, ela estabelece que o cidadão é responsável pela limpeza da frente de sua casa, senão paga multa, e o comerciante que gerar lixo na frente de seu estabelecimento também paga multa. É bom verificar o código de posturas de Antonina, que deve possuir esta regra. Pode o município unir o útil ao agradável, manter a cidade limpa e quem não obedecer, aplica-se o rigor da lei, cobra-se multa e o município melhora a sua arrecadação.
    VANDE de Ponta Grossa.

    ResponderExcluir
  3. Bacucu, venho sempre ao seu blog e considero que sua luta por Antonina é perfeitamente válida e necessária. No entanto, perdoe-me, uma coisa é bem intrigante no contexto blogueiro aqui: "por que tanta gente comenta como Anônimo"?

    Será falta de vontade de se expor? Será algum outro problema que gera essa "crise de identidade"? Fica difícil dar credibilidade desta maneira.

    Por que você não aciona a moderação do seu sistema de comentários e anuncia que de ora em diante os "anônimos" estão fora?

    Amigão, o mínimo que alguém que "gosta de dar pitacos" deve fazer é "ASSINAR". Penso que uma opinião "anônima" não deve se sobrepor às outras que "tem um dono", ou ter o mesmo valor. Desta forma fica muito fácil dizer o que se quer, sem nenhuma responsabilidade.

    Pense nisto, amigo. Seu blog é um excelente canal de comunicação. E se o grande mote antoninense na atualidade é "fazer uma limpeza", por que não iniciar também pelos blogs?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Agora, depois de submeter meu comentário percebi que você tem "moderação".

    Parece-me, assim, mais grave: você faz questão de publicar os lamentáveis "anônimos".

    ResponderExcluir
  5. A mão que afaga é a mesma que apedreja...

    Faz parte.

    Não preciso citar aqui nomes de vários blogs de grande aceitação nacional, todos eles convivem muitíssimo bem com os seus anônimos.

    Estou pensando seriamente em excluir os comentários do blog, e deixar um canal somente por e.mail, quem quiser fazer qualquer tipo de apelação, pois que vá através de e.mail.

    ResponderExcluir
  6. bacucucomfarinha,

    Não faça isso de se mandar comentário apenas para email, sem exposição pública. A alma e o sucesso de seu sistema é poder-se falar de alma livre. Seu blog é uma tribuna aberta.

    Não é o nome da pessoa que conta. O que vale são as idéias expostas, onde as boas redimem as más e aquelas medíocres.

    O anonimato permite que não se promova verdadeira "caça às bruxas", levando ao patíbulo os que ousam contrariar o 'stablishiment'...

    Assinado: O anônimo..

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo "último anônimo": o tema é bem contraditório. Em se tratando da sede de exposição que impera na blogosfera, digo-lhe que idéias representadas por comentários anônimos remetem aos autores dos blogs. Observo isto desde 2004. Autores sem muita experiência são sedentos por comentários. Ao analisar a performance da repercussão dos seus textos, fazem da postagem anônima uma forma de "passar a idéia" de audiência. Acho que pode me entender.

    E foi exatamente porque isto é bastante combatido na blogosfera que fiz o comentário anterior aqui, na tentativa de mostrar ao autor deste blog que muita gente está pensando que ele age desta maneira ao permitir a publicação de tantos comentários anônimos. Eu acredito que não seja o caso, a levar em conta a pessoa que conheci há bastante tempo atrás.

    A resposta que ele me deu na sequencia, citando "a mão que afaga é a mesma que apedreja" já não garante tanta coisa, pois percebo que não entendeu com clareza minhas observações.

    Grandes blogs nacionais não permitem comentários anônimos porque é necessário estar cadastrado para incluir postagens. Quando não há esta exigência o comentarista deve concordar em deixar registrado seu e-mail. Não é verdade o que se contém em tal afirmativa, desculpe-me dizer isto.

    Os blogs mais conhecidos e mais comentados trazem sim as credenciais de cada postador, apresentados ainda sob a forma de links para que se dê a credibilidade ao autor.

    Mas, o anonimado é típico daqueles que se julgam incapazes de defender suas idéias e sustentar críticas e acusações.

    Tratado sob o teto jurídico há obrigariedade de se analisar aspectos distintos. Se por um lado a denúncia anônima é incentivada em algumas situações, exatamente para preservar a integridade de quem está colaborando com o poder público, para se defender em situação extrema, e assim até já recebeu tratamento pela 5ª Turma do STJ, que decidiu, por unanimidade, que não há ilegalidade na instauração de inquérito com base em investigações deflagradas por denúncia anônima, eis que a autoridade tem o dever de apurar a veracidade dos fatos alegados, desde que se proceda com a devida cautela, sobretudo quando a investigação e o inquérito sejam conduzidos sob sigilo, há por outro lado a obrigação de respeito ao texto constitucional. É preciso lembrar da norma que veda o anonimato (art. 5º, IV, CF/88), buscando preservar, na liberdade de expressão, a incolumidade dos direitos da personalidade (honra, imagem, intimidade). São postulados básicos, igualmente consagrados constitucionalmente, buscando conferir efetividade à exigência de que os comportamentos sociais se ajustem à lei, dentro de determinados padrões ético-jurídicos agasalhados pelo próprio sistema constitucional, donde se extrai o dever de atuação das instâncias formais de controle da criminalidade.

    O festival de acusações de ambas as partes, facções, grupos, partidos ou o que quer que sejam, nos blogs e outros veículos virtuais antoninenses, demonstra uma inteira despreocupação com os sentidos realistas, doutrinários e legais. É estranho se pensar em aprovar esta atitude quando não há declaradamente "fatos em apuração" por qualquer autoridade constituída. E se há cabe-lhe, somente ao Poder Público, requisitar, ouvir, inquirir testemunhos sejam abertos ou reservados. É neste sentido que tudo parece uma grande brincadeira provocativa, o criticar pelo prazer de criticar, de acusar, de constranger, de ferir por motivo torpe apenas.

    Permita-me discordar, mas neste caso não é "o anonimato que permite que não se promova verdadeira 'caça às bruxas', levando ao patíbulo os que ousam contrariar o 'stablishiment'". É sim o prazer pela intriga, é o sadismo de querer ver o circo pegar fogo.

    Quem tem a verdade abre o peito. Mostra a cara. Assina.

    O texto órfão de autoria, a declaração sem a obliteração da assinatura, em ocasiões genéricas tem o mesmo valor que se dá aos covardes.

    Só quem teme a descrença e a cobrança pública das suas afirmativas, só quem agencia a fofoca pelo simples prazer da intriga e do desrespeito, só quem permanece carente de argumentos pela falta de confiança de terceiros é que cultua este desgastado recurso, repito, quando não há qualquer investigação oficial em lide.

    Senhores, obrigado pela nova oportunidade.

    Ao autor do blog, uma vez mais agradeço pela paciência e pela disponibilidade do espaço. Permito-me reprisar a afirmativa que tencionava ajudá-lo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Ery

    Recebo vários anônimos diários, uma média de vinte a trinta por dia, digamos que, uns 5 são liberados, os outros sem chance de aceitar. Já os liberados, creio não serem tão ofensivos, pois, acredito que a maior ofensa é o que os políticos antoninenses vem fazendo com a população nesses últimos anos, e que, mesmo em uma luta solo, tentarei não permitir.

    Quanto ao tema, a mão que afaga é a mesma que apedreja, veja bem, tem um significado secundário sim, mais isso depende da ambiguidade, do duplo sentido em que o receptor analisa.
    Não vejo ofensa alguma, entretanto, esta frase só foi colocada mediante a sua pré-analise, conforme verificado em seu segundo texto afirmativo, o qual segue para uma breve reflexão: - "Agora, depois de submeter meu comentário percebi que você tem "moderação".
    Parece-me, assim, mais grave: você faz questão de publicar os lamentáveis "anônimos".

    Você afirma que eu faço questão em publicar os anônimos, não sou eu quem estou com repulsa a sua ajuda, e sim você, desistindo da ajuda.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Bem Neuton, volto apenas para aduzir - ante sua explicação - que se escolhes os "anônimos" para publicar, passas a idéia que os conhece (afinal Antonina não é tão grande assim e quem sabe, pela constância do recebimento do comentário, pelo estilo da escrita, até pelos erros, isto seja possível).

    De qualquer forma, amigo, sinto que concordaste com muito do que escrevi, do contrário terias mencionado.

    Mantenho inalterado o meu comentário do segundo texto. Ninguém me convencerá que é bacana, que é bom, que é justificável, liberável, qualquer tipo de expressão anônima.

    Neuton, costumo dizer que "a palavra é a expressão da personalidade". Consequentemente ela deve ter um dono, ter um nome. Uma palavra sem identidade não representa pensamento algum, personalidade nenhuma, é vazia, é insossa. E fazer "consequências" a partir de algo tão sem valor penso que seja perder tempo.

    Coloque credibilidade no teu blog, pois como já disse, ele é excelente.

    Abraço meu amigo.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE