segunda-feira, fevereiro 9

MARIA FUMAÇA EM ANTONINA...

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF reúne interessados na preservação e divulgação da história da ferrovia brasileira. Ela foi fundada em 1977 pelo francês Patrick Henri Ferdinand Dollinger, um apaixonado por locomotivas a vapor e por ferrovias. Patrick chegou ao Brasil em 1966 (período de transição da tração a vapor para a diesel) e preocupado com o abandono da história ferroviária brasileira, resolveu criar uma entidade de preservação, nos moldes das existentes na Europa e Estados Unidos.
CLICA NA IMAGEM
Há um Projeto para viabilizar a volta da Maria Fumaça para Antonina, numa iniciativa da ABPF-PR, onde busca revitalizar o trecho Antonina-Morretes através do passeio com a Locomotiva a vapor, a mesma Locomotiva que inaugurou a Estação Ferroviária de Curitiba ...
CLICA NA IMAGEM

CLICA NA IMAGEM

Para um dos membros da ABPF, Dr. José Carlos Brochini, além de dar um charme especial para a cidade de Antonina e ao mesmo tempo incrementar o turismo local, para mim particularmente que adoro Antonina, vem de encontro as nossas necessidades e nos ajuda a prosseguir o trabalho de preservação da ferrovia local, finaliza o Dr. José Carlos um apaixonado por Antonina e amante do trem, disse ao Bacucu com Farinha.
CLICA NA IMAGEM
CLICA NA IMAGEM

Com a volta da Locomotiva a vapor para Antonina, é lógico que a primeira coisa a fomentar é o turismo, o turista que procura este tipo de serviço é aquele que vem e com certeza voltará, temos várias atrações para prender a atenção deste turista diferenciado, todos ganham, e o ponto fundamental de tudo isso, é que trata-se de uma ferramenta importante na divulgação da nossa cidade, completa Sideney Cordeiro da Serra do Mar Turismo.

CLICA NA IMAGEM
CLICA NA IMAGEM
Veja bem, hoje o custo para a construção de um quilômetro de ferrovia é em torno de R$ 1,5 milhão aproximadamente, entre Antonina - Morretes temos 17 quilômetros desta estrada, ou seja, quase R$ 30 milhões, está lá, é só usar. Quantas cidades gostariam de ter este meio de transporte? Nós temos e não damos os devidos valores... A ABPF está nos dando tudo isso, temos que aproveitar... já houve um primeiro contato do Dr. José Carlos com a secretária de turismo, não houve uma evolução nas conversas, estaremos tentando um agendamento direto com o prefeito antoninense para expor os benefícios que a Maria Fumaça nos trará, comentou Neuton Pires.

26 comentários:

  1. Li o seu comentário aí em cima sobre o retorno da Maria Fumaça.Você disse muito bem Neuton, enquanto outras cidades sonham em ter um dia uma ferrovia e um trem puxado por uma Maria Fumaça, a nossa secretária de turismo nos esnoba e dispensa um presente que a ABDF, quer nos oferecer de graça. Quando eu disse num de meus comentários que esse secretariado do Canduca mais parece a escolinha do professor Raimundo, eu sabia o que estava dizendo. Meus pêsames senhorita Gleise, eu já estou a par do colóquio que a senhorita teve com o Dr. José Carlos Brochini, ele mesmo me informou. E ainda dizem que nos estamos criticando porque estamos com dor de cotovelos

    ResponderExcluir
  2. Assim não dá!!!!!!!
    Eu não estou acreditando no que estou lendo aqui no Bacucu. Quer dizer que essa mocinha recusou a Maria Fumaça que queria vir de graça para nós? Meu Deus e o que fez o Canduca? avalizou o que ela determinou? Neuton isso não pode ficar assim! Temos que tomar as providências já, antes que eles façam coisas piores! Pobre ANTONINA nas mãos desses incompetentes!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo injuriado!
    MINHA NOSSA SENHORA DO PILAR, ROGAI POR NÓS, NEM BEM SAÍMOS DAS MÃOS DE UNS E ENTRAMOS NAS MÃOS DE OUTROS. COM QUE AUTORIDADE ESTA SECRETÁRIA DISPENSA UM PATRIMÔNIO QUE SERIA INCORPORADO NO PATRIMÔNIO DO NOSSO MUNICÍPIO,QUE BEM TRARIA PARA NÓS, AOS TURISTAS QUE DEVERÃO VIR PARA O CARNAVAL! e AGORA COMO VAI SER? PRA ONDE IRÁ ESSA LOCOMOTIVA? SERÁ QUE ESSA MOCINHA TEM CONSCIÊNCIA DA GRANDE IRRESPONSABILIDADE QUE COMETEU CONTRA ANTONINA? ISSO É QUE É SER SECRETÁRIA CONTRA O TURISTISMO.

    ResponderExcluir
  4. Uma sugestão ,que tal o Bacucu fazer uma
    entrevista ,via msn ,com a secretária,seria
    interessante ouvir o outro lado,como era feito
    nos tempos de campanha ,assim poderiámos tirar
    algumas conclusões.Verdade ou meia verdade ?

    ResponderExcluir
  5. Ao anônimo aí em cima, o canal está aberto para a secretaria de turismo, é só entrar em contato e marcarmos a entrevista, acho difícil, já sei qual foi o seu ponto de vista e conclusões a respeito da volta da Maria Fumaça para Antonina, creio que ela deveria mandar uma nota ao blog, dando o seu parecer a respeito de tudo isso.
    O blog está a disposição...

    ResponderExcluir
  6. PELO QUE NOTEI NOS FOLDERS, DÁ CERTO EM TODAS AS CIDADES MENOS PARA ANTONINA SEGUNDO A SECRETARIA DO TURISMO.
    O QUE ELA COMENTOU NESSE ENCONTRO, ALGUÉM PODERIA ME DIZER?
    NÓS TEMOS TOTAL DIREITO DE SABER O QUE FOI TRATADO OU SE FOI TRATADO ALGUMA COISA REUNIÃO.
    SENHORA SECRETARIA NÃO PRECISA ESPECIFICAMENTE VIR NESTE BLOGB EXTERNAR O SEU PARCER A RESPEITO DO ASSUNTO, A SENHORA PODE IR NO BLOG DO SEU AMIGO ANTONINA VIVA E DAR UMA RESPOSTA A POPULAÇÃO.
    ESTAMOS AGUARDANDO.

    GRATA

    DENISE

    ResponderExcluir
  7. Venho a pelo menos uns 5 anos vendo de ano em ano este pessoal da ABPF tentando resgatar a memória ferroviária de nossa cidade. Já ví eles construindo linha bem ali no girador da estação para que pudesse passar com um pequeno veículo de linha. Já ví eles tirando lixo e mais lixo da linha, sempre em vão, pois no outro dia estava tudo sujo novamente. Esse pessoal ama mesmo a ferrovia pois senão, já teriam á muito tempo abandonado o que nós abandonamos muito antes. Espero que pelo menos desta vez não deixem eles se irem novamente embora e ver o nosso sonho de cidade turistica (turistica de verdade) morrer na praia.

    ResponderExcluir
  8. Como pode mesmo, antigamente nós não ficavamos sabendo de nada disso.
    Que legal este tipo de informação é uma pena que as pessoas não saibam da importância que é este tipo de transporte turistico.
    Tem duas cidades em Sta Catarina que já faz este tipo de tursimo e lá é um sucesso.
    Eu não quero acreditar que foi tratado com descaso por parte da secretaria de turismo uma coisa de tal importância,não acredito, é mentira né?

    ResponderExcluir
  9. Ouvi dizer que cidades como São Paulo, Pindamonangaba, Campinas, Araraquara, cidades muito ricas que não precisavam conceder amparo ao trem a vapor para ter turismo, apoiam a ABPF, inclusive com verbas de suporte. Ou seja, não desperdiçam nenhuma oportunidade... Parece que pessoas isoladas da Administração de nossa cidade se sentem à vontade em descartar, em vez de acrescentar oportunidades... Que luxo!!!

    ResponderExcluir
  10. Neuton.
    Já que Prefeitura dispõe de 1 hora semanal (quarta-feira) na Rádio Serra do Mar, porque não chamá-la para uma entrevista ou os responsáveis? Teria um alcance mundial.
    Mauricio Scarante.

    ResponderExcluir
  11. Eu não sei pq os Srs estão se espantando com isso, a vinda da Maria Fumaça para Antonina, a recusa dessa " forasteira". Quem ñ sabe q ela veio para nossa cidade apenas pra ganhar dinheiro? Que amor pela nossa terra, não tem, então...... Que podemos esperar? Se ñ for tomada uma atitude por parte do Prefeito, muitas "besteiras" acontecerão ainda

    ResponderExcluir
  12. EXISTE UM PROGRAMA DA PREFEITURA NA RÁDIO SERRA DO MAR AM TODAS AS QUARTAS-FEIRAS, AÍ PESSOAL DA SERRA DO MAR, CONVIDA A SECRETARIA DE TURISMO PARA EXPLICAR O PORQUE DO DESCASO REFERENTE A ESTE ATRATIVO TURÍSTICO. A ABPF QUER TRAZER PARA ANTONINA NOVAMENTE ESTE MEIO DE TRANSPORTE E PELO QUE TENHO NOTADO NOS COMENTÁRIOS E PRINCIPALMENTE NESTA MATÉRIA, A SECRETÁRIA NÃO QUER.
    PRECISAMOS SABER QUAL É A SUA POSTURA REFERENTE A ESTE ASSUNTO E O PORQUE DO SEU DESCASO.

    VAMOS LÁ PESSOAL DA SERRA DO MAR, CHAMA A SECRETÁRIA PARA AS SUAS CONSIDERAÇÕES.

    ResponderExcluir
  13. Isso não é de se espantar, pois vejam só, vivemos em uma cidade onde tem a forte vocação turística, e com a chegada da festa popular que mais atrai turista durante o ano, que é o CARNAVAL, devido a essa grandeza, este evento deveria ter uma maior atenção por parte de todos, principalmente desta nova gestão, que deveria criar uma força tarefa e dar uma melhor situação no atual estado de abandono que se encontra as nossas ruas centrais, pontos turísticos e monumentos coberta de mato e lixo, pois serão estes locais visitados pelos turísticas que vierem para o nosso Carnaval.
    Proponho para que nós Antoninenses de verdade que acreditamos no potencial turístico de nossa cidade, possamos nos unir e criar formas mais efetivas de cobrança, procurando transmitir estes assuntos a aquelas pessoas que não possuem acesso a este nosso canal de informação que é o BACUCU COM FARINHA, assim não deixando que o descaso dos nossos atuais e competentes "TÉCNICOS" cometam.
    Desde já me coloco a disposição.

    João Ramalho - CASCALHO

    ResponderExcluir
  14. Anônimo diz:

    Não adianta pessoal querer levar a Gleice para falar que ela não fala. Ela corre de um microfone como o diabo corre da cruz. Isso todos que estavam lá no antigo café-bar da Lindamar quando da inauguração da sua agência de turismo. O Bó a convidou para dar uma apalinha, ela enrubeceu e quase desmaiou. Esses são os tipos dos secretários do Canduca, e ressalte-se, que o Canduca foi até a agência do Bó a convidar para ser sua secretária de turismo.Que chique! É mole o quer mais

    ResponderExcluir
  15. Inês não perca seu tempo pois ela é capaz de abandonar até a secretaria se tiver que falar em microfone ou em público. Está dado o recado

    ResponderExcluir
  16. Jaqueline aproveita a deixa aí em cima e diz: A Gleice é também como uma cobra, se mexer com ela ela pica. Duvido que alguém tenha a coragem de questioná-la, conheço-a bem e posso afirmar o que digo.

    ResponderExcluir
  17. Abandonar o quê? .... Então vamos insistir nessa de falar ao microfone...

    ResponderExcluir
  18. Adriana, diz, vocês estão nessa ainda de fazer ela se explicar? Pois todos nós já sabemos que ela foi contra a vinda da Maria Fumaça, ou vocês ainda duvidam? O que temos a fazer é pedir para o Canduca exonerá-la se é que ele também não tem culpa nisso?

    ResponderExcluir
  19. Prezados Eleitores do blog...

    Acredito que a cidade de Antonina em minha opnião "se unir" para que esse Projeto realmente decole e traga frutos e oportunidades a todos,principalmente quem trabalha na área do turismo.Há muitas coisas pra serem feitas mas uma ocisa eu digo esse pessoal d ABPF-PR tem garra pois posso imaginar a quantidade de "dificuldades" que se colocaram no caminho haja visto que ás obras que se iniciaram estava programada o desmonte do pátio ferroviário da Estação de Antonina pode uma coisas dessas??? E olha que todo o terreno ainda consta como "operacional da ALL" pois os planos em breve são de "total reativação do trecho ferroviário desde que o pessoal da APAP deixe o porto ponta do Félix possa trabalhar com cargas diferentes tipo papel,perfilados,fertilizantes,etc...
    Pois só aqui em terras tupiniquis que um Governo atrapalha o desenvolvimento das comunidades em prol de interesses particulares.
    Portanto termino minhas considerações com as sábidas palavras proferidas pelo Genreal Charles D'Gaulle quando houve um problema entre França-Brasil no ano de 1968..
    Pessoal de Antonina estive visitando os trens da ABPF em outras localidades (Piratuba/SC,São Lourenço/MG,Passa Quatro/MG,Campinas/SP,Rio Negrinho/SC,Rio do Sul/SC,Tubarão/SC lá os trens fazem o maior sucesso além de incrementar o fluxo de turistas.

    ResponderExcluir
  20. PARA JAQUELINE:
    Como é q é? Se mexer ela pica? Pois tem que mostrar a essa secretária que existe por aqui muitos antoninenses e capelistas vacinados, imunizados com o soro antiofídico, com o soro Anti-Crotálico ( contra cobra cascavel. Imunizados por que já estão acostumados com tantas q passaram por Antonina. Que engraçado! Duvida que alguém tenha a coragem de questioná-la? Pois ela que vá no programa da Prefeitura, na Rádio Serra do Mar pra ela ver...a ñ ser que os locutores não repassem a ela as perguntas.Ou vai desligar o microfone ou vai engoli-lo.

    ResponderExcluir
  21. É isso aí Ines correia
    Quem pensa q é essa fulaninha
    e tem mais é bom ou é ruim p a empresa dela a Maria Fumaça?meu Deua conheço Canduca!!!!!!!!!!!!!
    serááááa'
    repriseeeeeeeeeeeee
    abço torcendo por todos capelistas

    Luisinho/Inglaterra

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de ver a opinião do nosso amigo Eduardo Bó sobre esta matéria. quero deixar claro q sempre o admirei pelo caso ANTONINA
    abço

    ResponderExcluir
  23. Será que ela não que ganhar 20% para autorizar o pessoal da ABPF-PR ?????

    ResponderExcluir
  24. Caros amigos da ABPF em Antonina

    Acompanhamos com interesse os comentários acima, cabendo-nos realçar a seguinte realidade:

    Faz-se necessário distinguir entre o prédio da estação ferroviária e o leito ferroviário em si.

    O Prédio da Estação Ferroviária, parece-me que seja propriedade do Município de Antonina.

    O leito ferroviário, entretanto, em face da extinção da Rede Ferroviária Federal, voltou a ser propriedade direta da União Federal.
    Por essa razao, tanto o terreno em que está o lastro ferroviário, como a própria linha, não pertencem ao Município e, por isso são "imexíveis", a não ser a partir da plena licença da União.

    Tendo em conta essas realidades, a ABPF precisa de licença das Autoridades Federais e de quem as represente mediante concessão, para o uso e tráfego na linha férrea entre Antonina e Morretes.

    A iniciativa em procurar o apoio da Administração Municipal centra-se no fato de não ter ocorrido apoio efetivo das duas Administrações Municipais anteriores, com exceção do breve período em que o Sr. Eduardo Bó fora Secretário de Turismo. Até o momento, salvo engano de nossa parte, a iniciativa de apoio consistiu na cessão administrativa de uma sala no prédio da estaçao ferroviária.

    A ABPF pretende trazer para Antonina um patrimônio valioso. Para se ter uma idéia do que vale, basta dizer que, nas revistas especializadas, veiculou-se recentemente propaganda de venda de uma locomotiva a vapor, com dois vagões de madeira. O preço? Oitocentos mil reais !!! Sim, essa pequena fortuna !!!
    Considerando-se que o leito ferroviário, como realçado pela reportagem acima, está em torno de mais de um milhão de reais por quilômetro, pode-se ter idéia do que significará, em termos de inversão financeira para o turismo, a presença atuante da ABPF nesse trecho ferroviário.
    O que a ABPF poderá proporcionar ao Município corresponderá à quase totalidade do investimento a ser realizado.. A esse verdadeiro presente para Antonina, o que a ABPF está a almejar é que a Administração Municipal forneçesse apoio complementar, qual seria, conservadas as proporções, o papel e a fita para se adornar tamanho presente...

    Queremos realçar que a ABPF não é empresa: é Entidade Cultural SEM FINS LUCRATIVOS. Seus sócios não ganham nada. Pelo contrário, tiram dinheiro do bolso para sustentação da Entidade.

    O que quer que a Sra. Secretária de Turismo nos tenha dito, veio a ser proposição de momento, e, temos certeza, são posições de cunho flexível, a serem ainda debatidas com seus pares da Administração Municipal.

    Agradecemos o apoio de todos os que vêm com simpatia nosso trabalho de preservação da história da ferrovia brasileira. Antonina tem muito a ver com essa história, pois o progresso se deu também por meio da Maria Fumaça, desde 1893.

    José Carlos Brochini
    Associado da ABPF-PR.

    ResponderExcluir
  25. vou reclamar a cidade está a escuras cheio de mato portodo lado cade o pessoal do canduca que vinha pr mudar tuo.
    a mais a iluminação vei descontado tudos os meses na fatura de energia eletrica a copel repaça mensalmente pr a prefeitura os valor onde esta indo este dinheiro.
    licitação o nesta não demora 60dias pr ficar pronta e aptar pr o serviço.

    ResponderExcluir
  26. CADE O MATERIAS ESCOLAR PR AS CRIANÇAS CARENTE DO NOSSO MUNICIPIO JA NÃO TEMOS MAIS AS APOSTILAS OQUE MAIS A SECERTARIA E O PREFEITO CANDUCA VAI TIRAR DAS ESCLOAS SO FALATA ACABAR COM OS PROFESSORES.
    ACORDA CANDUCA LOGO VAMOS PR MAIS UM FINAL DE MÊS.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE