segunda-feira, março 9

ACUMULAÇÃO DE CARGO EFETIVO E CARGO EM COMISSÃO...

Compatibilidade de horários

Ao se deparar com uma hipótese de acumulação de cargos públicos, primeiramente a Administração Pública deve verificar se essa está de acordo com as excepcionalidades definidas no texto constitucional.
Advirta-se que, a acumulação lícita de cargos exige que se atenda o requisito da compatibilidade de horários.

Nesse sentido, assim dispõe a Lei nº 8.112, de 1990, in verbis:

“Art. 118. Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos.§ 1o A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios. § 2o A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.

§ 3o Considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade”. (grifamos)

A compatibilidade de horários fica configurada quando houver possibilidade de exercício dos dois cargos, funções ou empregos, em horários distintos, sem prejuízo de número regulamentar das horas de trabalho de cada um, bem como o exercício regular das atribuições inerentes a cada cargo.
***
Só dando continuidade na matéria do Blog do REGINALDO...

11 comentários:

  1. Bem esse história de acumulação de cargos irregularmente, já aconteceu no Governo Kleber e ninguém fez nada. Não se pode esperar dessa gestão também, principalmente dos vereadores, a não ser que algum cidadão o faça.
    Quanto aos estudos e acordos feitos com o tratamento do lixo de Antonina, é muito interessante o Ministério Público agir o quanto antes, pedindo o cumprimento de todos os acordos feitos com os Prefeitos do passado e exigir do atual também. Esperamos que dê resultado e que imediatamente tomem atitudes sem medo, sem querer fazer políticagem e que imediatamente criem uma empresa para o gereaciamento sustentável desta atividade.
    Da mesma forma, acho que o Ministério Público deve agir com o Tratamento de Esgoto sanitário da cidade. Soube que no Rio de Janeiro numa das cidades o Ministério Público multou a empresa responsável pelo serviço por não cumprir tal acordo de tratar o esgoto; multou também a agência reguladora do serviço de saaneamento básico, que não penalizou a empresa responsável; multou o órgão ambiental fiscalizador do município por não ter feito cumprir a rigor a legislação ambiental, pois a empresa de saneamento responsável estava jogando o esgoto sem tratamento numa das baías do Rio de Janeiro; multou o IBAMA por não fiscalizar; multou o Instituto Ambiental do Estado e por aí afora. Sr. Promotor faça isso em Antonina que em pouco tempo a nossa baía será despoluida. Obrigado pelos meus filhos que ainda vão nascer.

    ANTONIO MACIEL CARDOSO
    JARDIM BARIGUI

    ResponderExcluir
  2. Sr. Neuton e Sr. Reginaldo todo e qualquer servidor nomeado, seja de carreira ou por comissão, deve declarar para o órgão a que foi nomeado, se possui ou não outro cargo público, sujeitando-o às penalidades cabíveis, caso seja omisso. E se assim o for, sujeita-se também à demissão nos dois órgãos a qual está lotado.
    Qualquer cidadão poderá se informar na prefeitura se a Vanda assinou esta declaração.

    Marcelo Pereira

    ResponderExcluir
  3. LEIA ABAIXO. QUE TAL UMA AÇÃO JUDICIAL DESSA EM ANTONINA:
    Fortaleza é obrigada a regularizar sistema de esgotoO município de Fortaleza e a companhia de esgoto do estado do Ceará estão obrigados a regularizar o sistema de escoamento de esgoto para evitar a poluição das praias do litoral. A decisão é do ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, presidente do Superior Tribunal de Justiça.

    A ação foi ajuizada em julho de 1997 pelo Ministério Público Federal. A 2ª Vara da Seção Judiciária do Ceará concedeu liminar para que o município providenciasse a interligação do sistema de esgoto para impedir o escoamento de dejetos sanitários nas redes de águas pluviais e faixas de praia.

    A decisão proibia também o escoamento irregular nos locais não dotados de rede coletora de esgoto. Como não foi cumprida, a liminar foi renovada em 2004 sob pena de multa R$ 10 mil por dia de atraso.

    O município pediu a suspensão da liminar no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Alegou que o cumprimento da decisão causaria grave ofensa à ordem pública. O TRF manteve a decisão da primeira instância. O mesmo aconteceu no STJ.

    Para o ministro Barros Monteiro, o município de Fortaleza teve tempo suficiente para planejar e incluir em seus projetos o saneamento determinado. Por isso, ele negou a liminar.

    SLS 369

    Leia a decisão:

    SUSPENSÃO DE LIMINAR E DE SENTENÇA Nº 369 - CE (2007/0010748-0)

    REQUERENTE: MUNICÍPIO DE FORTALEZA

    PROCURADOR: MARTONIO MONT ALVERNE B LIMA E OUTROS

    REQUERIDO: DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5A REGIÃO

    INTERES.: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

    INTERES. : COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO DO CEARÁ – CAGECE

    DECISÃO

    Vistos, etc.

    1. O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Município de Fortaleza e a Companhia de Águas e Esgotos do Ceará, visando cessar atividades danosas ao meio ambiente de praias cearenses.

    O MM. Juiz da 2a. Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará, em julho de 1997, deferiu a liminar, nos termos requeridos pelo Ministério Público Federal e arbitrou multa diária no caso de descumprimento. Essa decisão não foi cumprida, em razão de termo de compromisso firmado.

    Em novembro de 2004, a liminar foi renovada, tendo o MM. Juízo da referida Vara Federal determinado “ao Município de Fortaleza que, no prazo de 60 (sessenta) dias, adote as providências administrativas para determinar o interligamento ao sistema de esgotamento sanitário de todas as residências e os estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, aí incluídas as barracas de praia, situados no perímetro compreendido entre a Praia da Colônia e a Praia do Caça e Pesca que estejam lançando em galerias pluviais as águas e dejetos provenientes de esgotos ou fossas sanitárias.

    Em relação às barracas de Praia, residências, estabelecimentos comerciais e/ou industriais que estejam situados em áreas da cidade não dotadas de rede coletora de esgoto, determino que o Município de Fortaleza adote as providências administrativas necessárias à proibição do escoamento irregular dos esgotos sanitários provenientes dos referidos imóveis para as galerias pluviais e faixas de Praia” (fl. 13), sob pena de multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por dia de atraso.

    Invocando o art. 4º da Lei n. 8.437/1992, a Municipalidade deduziu pedido de suspensão perante o Presidente do Tribunal Regional Federal da 5a. Região, que o indeferiu por entender ausente o risco de lesão à ordem pública, quando se cuida da preservação de um bem protegido constitucionalmente.

    Irresignado, o ente público interpôs agravo regimental, ao qual foi negado provimento. Daí este pedido de suspensão de liminar formulado pelo Município de Fortaleza, com base no art. 4º da Lei n. 8.437/92, no qual alega que o cumprimento do decisum ora impugnado importa em grave ofensa à ordem pública, uma vez que causa desestruturação da atividade executiva municipal, dada a magnitude material e financeira. Aduz que “o deslocamento imediato e não previsto de pessoal e de recursos para a execução da tarefa imposta ao ente público implica na desestruturação dos órgãos diretamente envolvidos na atividade de controle sanitário do Município ” (fl. 4), podendo paralisar fiscalizações e execuções de projetos. Sustenta que a liminar, ao determinar o modus operandi do serviço de esgotamento sanitário, “embaraça, precisamente, 'o devido exercício das funções da Administração pelas autoridades constituídas' e a 'normal execução do serviço público'” (fl. 6). Afirma, ainda, que “a implementação de políticas públicas para o setor de saneamento básico deve ser levada a efeito dentro de um plano coordenado de ação, com metas progressivas e, ainda, com a necessária participação dos demais agentes públicos envolvidos.” (fl. 6).

    O Ministério Público Federal opinou pelo indeferimento do pleito (fls. 58/62).

    2. Não se acham presentes, in casu, os pressupostos específicos para o deferimento do pedido.

    A liminar em questão não importa em grave lesão à ordem pública. Ao reverso, busca proteger o meio ambiente e a saúde pública, ambos de interesse público, porquanto determina a realização de obras de interligação de sistema de esgoto para impedir o escoamento de dejetos sanitários para rede de águas pluviais, que, segundo consta da inicial, são lançadas, ao final, em praias de Fortaleza (fl. 49), bem como, em relação às áreas não dotadas de rede coletora de esgoto, a adoção das medidas necessárias para proibir o escoamento irregular para as mencionadas galerias pluviais.

    Não prospera a argumentação de que o decisum impõe ao Município obra imediata e imprevista, desassociada de plano coordenado de ação e meta. A primeira liminar foi deferida nos autos da ação civil pública há vinte anos (1987). Essa decisão, conforme se depreende do aresto de fl. 41, foi suspensa em razão de compromisso firmado, em 1989, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente, pela Secretaria de Urbanismo e Obra Pública e pela Secretaria de Saúde do Município, com intervenção do Ministério Público Federal.

    Todavia, não sendo implementadas as providências previstas no acordo, o Juízo Federal da 2.a Vara da Seção Judiciária do Ceará, em 2004, renovou a liminar, proferindo a decisão que ora se pretende suspender. Com efeito, a Municipalidade não foi surpreendida, tendo tempo suficiente para planejar e incluir em seu projetos o saneamento determinado.

    Por outro lado, mostra-se genérica a alegação de que a ordem pública estaria sendo violada por ocasionar deslocamento de pessoal e recursos financeiros, pois o requerente não demonstrou qual seria o impacto nas contas públicas, tampouco citou valores.

    Na verdade, esse pleito revela que, enquanto o Município busca o não-cumprimento da liminar concedida, praias da capital cearense estão sendo poluídas há vinte anos, com ciência do poder público.

    3. Isso posto, indefiro o pedido.

    Publique-se. Intimem-se.

    Brasília, 07 de fevereiro de 2007.

    MINISTRO BARROS MONTEIRO

    Presidente

    ResponderExcluir
  4. E a Coronel Marigel não esta na mesma situação da Vanda fiquem de olho

    ResponderExcluir
  5. Parece até que não existe pessoas competentes em Antonina.Sempre as mesmas que são nomeadas.Haja paciência.Imagine se as coisas andassem certas dona Vanda,seu Glauber,d.marigel,aroldinho,d rosane já haviam virado nomes de rua.Seu canduca desse jeito o sr não chega no final dos seus 4 anos.

    ResponderExcluir
  6. chegar chega, como é que chega é que é bom saber:- se andando, arrastando ou arrastado.

    ResponderExcluir
  7. ESPERAMOS QUE ELE SEJA DIFERENTE DO EX. SENÃO DER PARA TOCAR (FAZ IGUAL AO CAPITÃO NASCIMENTO) PEDE PRA SAIR. SÓ QUE QUEM ASSUME É O VICE. NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
    COMO DIZ O NEUTON: ANTONINA - SÃO POUCOS QUE TE AMAM MESMO.
    DA DÓ.

    ResponderExcluir
  8. É de muito bom termo questionar estando informado dos fatos. D. Vanda, segundo a Imprensa Oficial do Município de Antonina, edição de 01 a 15 de fevereiro, foi exonerada do cargo de secretária. Isso quer dizer que ela está trabalhando sem receber, porque atende politicamente em negociações com as autoridades e encaminha os projetos do setor ambiental. Aroldinho é funcionário municipal, assim como Wallace. marigel conseguiu licença do Estado. Informe-se antes de julgar e condenar!

    ResponderExcluir
  9. ENTÃO PESSOAL, SE NÃO GOSTAM DO QUE TÁ AÍ, QUE VOCÊS VOTARAM COM TANTO CUIDADO, PARA NÃO TRAZER MUNIRA DE VOLTA, KLEBER TAMBÉM E OS NOVOS ZÉ LUIZ E FERNANDO MATARAZZO, COMECEM DESDE JÁ A FABRICAR UM NOVO CONVINCENTE E COM PROVAS DE QUE É CAPAZ, POIS SENÃO, COM CERTEZA A PRÓXIMA SERÁ OU DE KLEBER OU DE MUNIRA, PORQUE QUEIRAMOS ACEITAR OU NÃO, QUANDO CHEGAR NO FINAL DA GESTÃO DE CANDUCA, VEREMOS QUE OS DOIS KLEBER E MÔNICA FIZERAM MAIS DO QUE ELE, E AÍ O POVO NÃO BRINCA, COMPARA E VOTA NO QUE FOI MELHOR PARA ELE.

    MAURÍLIO BARBOSA

    ResponderExcluir
  10. Tem gente trabalhando de graça na prefeitura?Marigel não é mais dona do colégio(diretora)?Então Antonina está modificando!!

    ResponderExcluir
  11. Acredite se quiser marigel não esta acumulando cargos só vive com o salário de secretária fiquem de olho

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE