segunda-feira, março 30

BACUNAUTAS NA REDE III

Há um comentário que já está quase saindo de primeira página, muito, muito importante para o implemento do turismo aqui em Antonina.
Por incrível que pareça, não despertou grande atenção. Tem que se deixar de lado essa idéia de empreendimento de turismo como investimento de grande envergadura. Neste momento, há que se melhorar o que já se tem. Há muitas e muitas pessoas querendo fazer alguma coisa: basta uma pequena ajuda. Refiro-me ao comentário com o título: QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR QUE OUÇA, a realçar o implemento de pequenos negócios, com a assistência do SEBRAE, PROVOPAR, UNIVERSIDADE.
Uns tempos atrás, naquele edifício antigo à venda da Associação contra a Tuberculose, havia uma série de cursos de capacitação, coordenados pela ADLÉIA, que fazia o que podia, pois quase não tinha dinheiro pra essa atividade.. Seria aquilo lá um pouco melhorado. Turismo com artesanato fazem um casamento perfeito. Artesanato de todo tipo:
- pintura, escultura, cerâmica, bordado,arte em palha, doces caseiros, etc.., etc..., etc... etc...
Parece que a Secretaria da Cultura já está promovendo cursos relacionados especificamente à arte. Seria interessante ampliar esse leque para outras áreas artesanais. Ou seja, o implemento do turismo não poderá ser só coisa de empresário que tem muito dinheiro. Tem que ser coisa de qualquer empresário, de qualquer um que tenha vontade e habilidade pra fazer o que possa ter interesse comercial. Excetuo desta iniciativa a abertura de mais BOTEQUINS, que nossa terra já tem demais.

6 comentários:

  1. GENTE, AQUI EM NOSSA TERRA TEM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL QUE PRECISA SER VISTA COM MUITO CARINHO, POIS ELA É A ALIMENTADORA DO QUE ANTONINA TEM DE MELHOR.

    É SÓ LEMBRAR DA BANDA, QUE ELA TÁ ATRÁS...

    ResponderExcluir
  2. Antonina tem um tipo de artesanato muito procurado e de altíssima rentabilidade: O ARTESANATO FEITO COM COURO DE PEIXE. (couro ou pele, como é?)

    ResponderExcluir
  3. botequim, não. Mas boteco do samba, só samba,chorinho, cerveja e frutos do mar. (bacucu) - Isso dá turismo, não dá? isso ainda quero fazer.

    ResponderExcluir
  4. passei pela antiga estação ferroviária. tem bastante cartaz de turismo exposto. DE ANTONINA, QUASE NADA.

    ResponderExcluir
  5. o comentário lá em cima quis dizer:- não só artes, mas ofícios também.

    Habilidades decorrentes das artes e dos ofícios.

    neste último caso:- brinquedos de madeira e lembranças em madeira, cumbucas e jarros de barro, cestos de vime, esteiras de junco, artesanato em juta, etc... e vai daí pra fora...

    ResponderExcluir
  6. Alguém falou em algum lugar de montar uma cooperativa de charreteiros para passear com turistas pela cidade. É uma boa relembrar isto aqui nesta coluna. Os atuais carroceiros mal ganham pro cavalo. Pra eles, coitados, a vida é dura. Isso ajudaria essa gente.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE