quinta-feira, março 26

BACUNAUTAS NA REDE...

REALIDADE NÃO É PESSIMISMO:

-A economia mundial está em recesso acentuado. Aqui em Antonina chegaram os efeitos da crise no refluxo da exportação de congelados pelo terminal da Ponta do Félix. A Sadia, uma das alimentadoras do terminal, se encontra em estado pre-falimentar.
O retrocesso no volume do comercio internacional está começando a provocar 'folga' nos demais portos do país, inclusive no Porto de Paranaguá, que poderá, assim, absorver o que o porto de Antonina iria movimentar. Esse raciocínio tem por extensão que o investimento do governo federal em nosso porto seria, na visão deles, dispensável.
O recesso da economia nacional tem provocado diminuição sensível na arrecadação de tributos. O governo federal já anunciou corte no orçamento em torno de 45 bilhões de reais.Esse quadro da economia internacional e brasileira não é muito favorável às aspirações de Antonina pela remoldagem do porto. Meu pensamento é que a proximidade de Antonina com Curitiba, Lhe dá a possibilidade de acionar organização turística de baixo preço de consumo, (o ideal para tempos difíceis) melhorando e otimizando a estrutura e os equipamentos que de forma incorreta ou de forma latente, já tem. O que seria essa estrutura? Bastará analisar sem paixões os debates que já ocorreram neste blog para logo se identificar.
Se me ousam exemplificar:

- 1 - O equipamento número hum é a própria estrutura da cidade como está:
- otimizar limpeza, coleta de lixo, priorizar as atividades do viveiro de mudas por melhorias de ajardinamento, ou seja, melhorar a maquiagem da cidade.
Acrescente-se a isso o uso criativo do patrimônio histórico da cidade:
- Haja visto o prédio da antiga estação ferroviária, como ouvi um respeitável Empresário (com E maiúsculo) daqui de nossa cidade dizer, poderia ser transformado em centro cultural, com café-concerto, revistaria, e outros investimentos que particulares aqui de Antonina estão interessados em fazer, realçando-se a imprescindibilidade de perfeito asseio e limpeza de toalettes, coisa que se tornou corriqueira em qualquer 'prédio de uso público que tenha o mínimo de decência'.
2- Desenvolver políticas coerentes no apoio do turismo, sem descartar qualquer possibilidade de intenções de investimento nessa área. Se o dinheiro e as oportunidades estão escassas, será de bom cunho empresarial apoiar, pelo menos formalmente, todas as iniciativas particulares de investimento. Parece que não é essa a política desenvolvida nessa área.
3 - Exponenciar o que nossa cidade tem de melhor: - suas manifestações culturais em torno da música.

4 - Penso que está na hora de acionarmos pra valer 'esse outro lado de Antonina' - o turismo. Se os esforços que estão sendo desenvolvidos pela recuperação do porto tiverem êxito, melhor pra todos. Mas, analisadas as circunstâncias do momento, o que se vê como recomendável é justamente esse outro lado. Nesse ponto, entendo que temos que imitar Morretes que, embora não tenha sido brindada pela natureza com as belezas naturais que nós temos, tem procurado realizar o roteiro aqui traçado.

E tem conseguido sucesso razoável.

14 comentários:

  1. Bela expressão, mas infelizmente muitos ainda acreditam no PORTO como a única solução para as mazelas da nossa cidade.

    Ainda vou ver muita gente expressar "PORQUE NÃO FIZEMOS ISSO ANTES", eu quero estar vivo e participar disso tudo.

    Gente se nos dedicarmos com afinco no TURISMO, vai faltar gente para trabalhar em nossa cidade, elaborando um calendário Turístico para o ano todo e diversificando criando algo novo que não fuja a realidade de nossa cidade, vai ser um sucesso.

    Quem vai encarar isso tudo?
    É esperar para ver!!

    ResponderExcluir
  2. Morretes até em fim de semana com chuva fica cheio de turista. Fazendo o que num sei, porque lá num tem nada. Lá é so come/dorme, diferente aqui qui tem banda, carioca, seresta...e cozitas mais. o qui qui tá errado nessa istória daqui que não fecha as ponta?

    ResponderExcluir
  3. Colaborando nos comentários:
    - Morretes, já há muitos anos segue essa política de 'atração' do turista curitibano. Em torno disso, tem inúmeras pousadas, muitos hoteis e restaurantes. Se lá tivesse mar, a gente estava 'enroscado'mesmo ...

    Nunca é tarde pra 'remar pra valer'.. Humildade nesta hora é chá de erva doce: vamos nessa 'cola'

    ResponderExcluir
  4. FALAR PRA IMITAR O QUE É BOM:

    Morretes tem mais: é cidade com as ruas limpas. É pouco comum ver-se lixo na rua. Se o centro da cidade, devido a estreiteza das ruas, não tem ajardinamento, isso de jardins sobra pra todo lado que se anda em Morretes, em lugares mais afastados. O que mais chama atenção é a via de acesso de Morretes para a Serra da Graciosa:- é coisa louca de bonita.

    Vamos entrar nessa?

    ResponderExcluir
  5. Quem é que escreveu este texto? Por que não se identificar? Nunhum texto apócrifo merece crédito, por mais conteúdo que tenha. Se quisermos realmente o debate sério e responsável pelo desenvolvimento da cidade, é necessário dar as caras. Ninguém quer jogar com quem tem algo para esconder, principalmente sua identidade, que é o único patrimônio real do ser humano.

    José Luiz Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Mais uma comparação: 1x0 pra morretes:

    Embora a Munira tenha reformado, a estação rodoviária de Antonina é feia, suja e mal cuidada até pelos comerciantes do local.
    Aquele 'puxadinho' e as bancas de frutas na frente da colonia é de 'matar de desgosto'
    Sem contar que o supermercado lá trás não colabora.
    O aspecto da rodoviária melhorou um pouquinho com a reforma do calçamento em frente.

    Agora chega, que vão pensar que isto aqui foi 'invadido' por morretenses e se tornou portal turístico de lá....

    ResponderExcluir
  7. Desculpa ocupar essa pasta de comentário mais não podia de deixar de expor meu sentimento de vergonha onde um amigo me indica um blog oficial da prefeitura e logo nas primeiras linhas vejo erros de português como por exemplo SHOW escrito SHOU, FAZER escrito FASER e assim por diante pelo amor de Deus quem ser esse tal de Erly isso é vergonha

    ResponderExcluir
  8. J.L. Rodrigues:

    Não está em foco a personalidade de ninguém para que haja identificação e sim está em foco fatos e coisas que qualquer pessoa que saiba ver, pode ver... Então é só ver... Os olhos são seus, não precisa dos olhos de ninguém que queira identificar.

    Poderá ver e se certificar dos fatos e das coisas e discordar dos comentários, se assim quiser. É um sagrado direito seu. Discute-se fatos, coisas e eventos de interesse de Antonina.
    Em eventos, mencionam-se pessoas públicas, porque elas devem satisfação ao público por seus atos oficiais, e elas sabem disso. E é só.
    Sou cidadão e, diante de fatos comentados, não quero me identificar para, então, ser apontado como 'judas a ser apedrejado em praça pública' pro resto dos meus dias... por apontar qualidades que morretes tem e que aqui não tem.
    Isso é inquisição.

    De falar, quando poucos falam, acho que estou prestando minha contribuição ao debate que se trava neste blog em prol de nossa cidade.
    Dê sua contribuição também que será benvinda. Se, como quer, assinada com seu nome, ninguém irá se opor.

    ResponderExcluir
  9. O texto da frente e os comentários de outras pessoas, ainda que não fosse verdade, são até coerentes. Tudo aí é caso de se pensar, porque o assunto é sério. Pode ser que a 'pintura' esteja meio carregada. Mas o assunto não é brincadeira e parece que quem escreveu não estava brincando.

    ResponderExcluir
  10. antonina,26 de março de 2009,pois bem vamos colocar os "pingos nos is",é brincadeira a comparação com a cidade vizinha,pois graças aos investmentos da ex-prefeita lá,cidade vizinha,foi o banco de investimento DELA,veja bem até o prato gastronomico eles copiaram daqui,só que eles foram "opurtunistas" e trataram de vender como se o prato fosse deles,fora isso eles não tem nenhum atrativo especial;agora aqui em nossa CIDADE temos ENES opções e logo iremos reconquistar o nosso espaço.

    ResponderExcluir
  11. AMÉM, ALELUIA, IRMÃO AÍ DE CIMA! QUE 'ELE' TE OUÇA E TORNE REALIDADE O TEU DESEJO, QUE É O MESMO DE TODOS NÓS !!!

    ResponderExcluir
  12. Ôpa gostei do papo do aí de cima>
    É pura verdade, se Antonina não anda é por culpa exclusiva dos seus governantes e de seu povo, pois ela é a mais privilegiada do litoral do Paraná, com seus encantos mil, com essa natureza exuberante que nos foi concedida por Deus. Quando a falta de atrativo de Morretes é gritante, afora as coisas que eles nos tiraram, o nosso prato e outras cossitas mais. Se arvoram até em dizer que pertencem ao litoral do Paraná. Mentira, pois só é considerado litoral as cidades que são banhadas pelo mar. Que eu saiba ela tem lá um riozinho que nem uma canoa passa.

    ResponderExcluir
  13. ANTONINA - CAPITAL DA MÚSICA !!!

    VAMO, GENTE,

    VIOLÃO, VIOLA E VIOLINO!!!
    CAVAQUINHO, BANDEIRO, CUICA !!!
    CLARINETA, TROMPETE, E VAI DAÍ PRA FORA !!!
    TUDO BEM AFINADO E ENCHENDO ANTONINA DE... MÚSICA !!!

    ResponderExcluir
  14. Veja, pessoal, como são as coisas por aqui. Há uns anos atrás, teve um restaurante 'muito conhecido na frente da Igreja de São Benedito', que foi abordado por uma empresa de Santa Felicidade, querendo arrendá-lo, reformá-lo pra fazer uma filial de Curitiba por aqui. (Parece que era o madalosso) - Os donos não concordaram porque um restaurante com mais de vinte anos iria mudar de nome.... Pois é.... agora o restaurante virou loja de roupas...

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE