quinta-feira, março 12

COM A PALAVRA - ABPF (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA...

Senhor Neuton Pires e Sr. Comentarista que o antecede.

Ante a manifestação dessa M.D. Pessoa que se intitula McNamara, o que me cabe dizer como associado da ABPF e relações públicas desta Associação, é que a impressão que se tem é que há uma infundada desconfiança sobre o que queiramos fazer. Que, provavelmente, existiria alguma coisa não revelada por trás dos fatos. Ou seja, que, 'quando a esmola é demais, até o santo desconfia'.

O Comentarista que antecede à manifestação do Sr. Neuton está bem perto da verdade. Descreveu bem a ordem dos fatos.
1 - A ABPF é entidade com atuação em vários estados do Brasil (Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina). Está em fase de montagem no Espírito Santo e aqui no Paraná.
- 2 - O Sr. McNamara deve ser pessoa de bom senso. Bastará, então, ao Senhor, colocar no GOOGLE a sigla ABPF e examinar o que vem. V.S. ficará surpreendido, é certeza. A ABPF não pretende 'vender nabo em saco fechado'. A ABPF não vem tirar nada de Antonina, pelo contrário, pretende acrescentar-Lhe incomparável equipamento turistico, raro, muito raro neste imenso País.

3 - No mais, resta-me confirmar o que o Sr. Neuton e aquele outro Manifestante já disseram anteriormente, ou seja, as questões surgidas a partir de manifestação de Autoridade de segundo escalão desse Município não afeta a ABPF, pois esta Associação depende, para funcionar, unicamente de licenças da área federal.
4 - Esta Associação tem o máximo interesse em ter relações cordiais com as Autoridades Municipais de Antonina, sobremodo o Sr. Prefeito, e tem expectativa de que os mal entendidos serão colmatados e devidamente superados, inclusive em face da Sra. Secretária de Turismo, que demonstrou verdadeira competência e habilidade na organização do carnaval.
Sem mais para o momento,

Coloco-me à disposição deste blog para outros esclarecimentos.

José Carlos Brochini.
Associado da ABPF-PRProcurador da Faz. Nac.

***
Em tempo:

Venho agradecer publicamente o apoio que o Sr. Neuton nos tem prestado, bem como o apoio de muitas pessoas que se manifestaram neste blog. Acreditamos que a maioria silenciosa de Antonina que nos apóia e vê com simpatia as iniciativas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF.

At.
José Carlos Brochini

6 comentários:

  1. Senhor Neuton,

    Permita-me acrescentar um post scriptum:

    Considerando que a linha ferroviária tem dois terminais, a ABPF tem envidado esforços também junto às Autoridades de Morretes.
    Em consequencia disso, naquele Município vizinho, em sinal de apreço à ABPF, veio a ser editada a Lei n° 020/2006 que "DECLARA E RECONHECE DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA"
    Essa Lei foi publicada no periódico 'Nosso Litoral', na edição de 17 de novembro de 2006.

    At.
    José Carlos Brochini

    ResponderExcluir
  2. BACUCU,

    taí porque nossa terra não vai pra frente. do outro lado da linha, homenageiam a abpf com lei de utilidade pública.
    aqui, tem um monte de pedra pra tacar na cara dessa gente. aqui, tão exigindo que 'fique de joelhos' porque emprestam uma sala...

    ranhetice. mesquinharia pura. assim não dá... Antonina, nossa terra, não tem é sorte... é por essas e outras que morretes vai pra frente e nossa terra.... pra t....

    ResponderExcluir
  3. Neuto

    Faço coro com este comentário aí de cima.
    Eu trabalho aqui em Almirante Tamandaré e sei da vontade da cidade aqui em ter uma atração turistica como esta da maria fumaça. Aí em Antonina os que governam a cidade não tem interesse algum pela maria fumaça e pelo que tenho lido poraí, em nada. Tenho pena de vocês, políticos com mentalidade atrazada quem sente são os cidadões. Como diz esta pessoa aí emcima, em Morretes se ve o comprometimento dos políticos e principalmente da população com as coisas da cidade. Este é o sucesso de Morretes. Ao meu ver, vocês terão que ir as ruas brigar pelos seus direitos, caso contrário vão ficar com as migalhas de Paranaguá e agora de Morretes. Em que ponto esta cidade maravilhosa chegou, antes as comparações eram de igual para igual com a poderosa Paranaguá, já foi engolida, hoje as comparações são com Morretes, que está engolindo. Nesta cidade não tem pessoas sérias que vista a camisa assim como você e uma meia duzia e vão a luta? Vejo esta sua briga isolada e pessoas mal entendidas a criticar. Pessoas que não sabem do assunto pela metade a lhe criticar, até quando suportarás esta luta? Será que vale apena? Concordo que os que lhe criticam sejam a minoria, mas vejo os seus apelos para os mandantes e assim mesmo ninguém se manifesta parece que ninguém escuta. Se o povo não reagir e tomar conciência da situação, vão amargar mais 4 anos de retrocessos.

    Os políticos é isso que eles querem, e a população é isso também?

    ResponderExcluir
  4. Há alguns anos, em Antonina, no Litoral Norte do Paraná, Fernando Mattarazzo doou para a ABPF/PR uma locomotiva a vapor em bom estado para fazer o trajeto turístico Antonina-Morretes-Antonina. A ABPF, por sua vez, tinha outra locomotiva a vapor já restaurada e pronta para ser usada. E em 2005 a entidade de preservação ferroviária conseguiu aprovar o passeio turístico do trajeto mencionado pela ANTT. Mas devido a dificuldades da própria entidade, a maria-fumaça nunca veio para a cidade.

    Hoje, a Aquidaban - Shipping Trading Logistic & Cargo, que trabalha com navegação, e acaba de abrir filial em Antonina, também está pretendendo, sem nenhum custo para a cidade, comprar, restaurar e colocar em funcionamento uma locomotiva a vapor, em complemento a navegação turística feita num navio do tipo Mississipi. O projeto tem o pleno apoio da administração municipal e da empresa Serra do Mar, que faz o passeio de trem pela serra, o mais belo passeio do País.

    No entanto, uma proposta mal-entendida de trazer para Antonina uma locomotiva a vapor da ABPF está sendo usada politicamente contra a administração municipal, o que dificulta os entendimentos, acordos e investimentos nos empreendimentos pretendidos. Tratado como uma redenção salvadora ao turismo de Antonina e colocado no alto do pedestal dos benefícios culturais e desenvolvimento da indúistria turística, o trem a vapor vem servindo apenas como balão de ensaio para abalar a credibilidade da administração pública.

    ResponderExcluir
  5. Comentário infeliz desse tal macnamara, que no minimo é covarde pois se esconde atras de um nomezinho. Vamos aos fatos; não foi uma doação feita pelos Matarazzo, e sim um empréstimo e não era uma maquina e sim duas máquinas e elas não estavam em condições de rodar, pois só aparentavam boas condições. Elas iriam sim ser usadas no ramal, mas por dificuldades financeiras e operacionais, a ABPF não conseguiu levar adiante o projeto.Gostaria de informar ao ignorante em questão, que a operação de um trem não é simplesmente sentar na locomotiva, apitar e sair, como ele pensa. São muitas questões envolvidas e a principal delas é a licença de operação, que a ABPF já tem.Tambem gostaria de convidar o dito cujo procurar conhecer melhor os assuntos a que se propoe escrever, pra não passar recibo.

    ResponderExcluir
  6. ESTE NACNAMARA ESTÁ MAIS PERDIDO QUE CEBOLA EM SLADA DE FRUTA.
    ESTE INFELIZ ESTÁ TENTANDO AGRADAR O REI MAS NÃO SABE ELE QUE ESTÁ COLOCANDO TUDO A PERDER EM TERMOS DE CREDIBILIDADE DESTA GESTÃO. AQUI NA CIDADE JÁ SABEMOS DE QUEM SE TRATA COMO É QUE ESTE CAMARADA FOI FICAR DESTE GEITO. CANDUCA TOME CUIDADO ESTE ATRAPALAHADO NACNAMARA ESTÁ COLOCANDO TUDO A PERDER, O SEU CONCEITO ESTÁ CAINDO SE É QUE UM DIA ESTEVE EM ALTA. ABRA O OLHO, VOCÊ ESTÁ SERCADO DE UM TIME QUE NÃO EMPLACA NO SEGUNDO SEMESTRE.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE