terça-feira, março 3

EU COMENTO - 15ª EDIÇÃO









Chegam-nos informações que se confirmadas, fica difícil esperar alguma coisa de real do nosso prefeito. Se não vejamos: o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, acompanhado da candidata pelo PT à sucessão do Lula, Dilma Rousseff, marcaram uma reunião com todos os prefeitos do litoral na sexta-feira última, dia 27, as 15h40m, nas dependências do anfiteatro de Morretes, para tratar de vários assuntos importantíssimos pertinentes a região.

Segundo ainda essas mesmas fontes, esse encontro fora agendado com data prévia.
O ministro é o homem possuidor da chave do cofre do governo, e a ministra é a agente distribuidora das verbas, pois como candidata precisa marcar gol junto aos prefeitos. Como se diz o ditado popular: era a oportunidade de se lavar a égua, desde que se tenha planejamento.
Todos os prefeitos como o de Guaraqueçaba, Morretes, Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, e Pontal do Paraná marcaram suas presenças, menos quem? Quem adivinhar ganha um prêmio!
Sabe para aonde ele preferiu ir? Conforme minhas fontes, numa excursão em ônibus fretado ao Rio de Janeiro assistir o desfile das escolas de samba, pasmem!

Eu estou me decidindo não mais ficar aqui a vida inteira me danando sozinho em apontar erros, más intenções e omissões desses caras – sendo alvo das mal querência e indisposição desses caras da situação. Ou o povo capelista toma uma atitude maiúscula, séria e democrática contra essas aberrações, ou aceitaremos um outro Kleber da vida.

O Neuton, parcimonioso, insiste em dar seis meses ao alcaide antes de começar a criticá-lo; o Eduardo Nascimento é menos indulgente, deixa pela metade - até o dia 31 de março, diz. Este escrevinhador, logo, sai na frente, sabe por quê? Porque pela minha experiência de vida em Antonina, antevejo que ao final do prazo dado tanto pelo Neuton quanto pelo Eduardo, não vai sobrar mais nada para se falar.

Já estamos caminhando para o terceiro mês de mandato e ainda não vimos absolutamente nada que justifique este governo, ganhando um alto salário acima de 10 mil reais mensais.
As ruas continuam sujas, cobertas de mato, esburacadas, as praças imundas sem tratamentos nenhum. Estamos assistindo inermes Cachorros emporcalhando as ruas, calçadas e praças sem que se tome alguma providência. A turma do litro continua aumentando dia após dia, e não vemos nenhuma medida a ser tomada pela secretaria da Ação Social. Os prédios públicos e monumentos cultuais continuam imundos, sem pinturas e sem restaurações. Encheu as secretarias de incompetentes, despreparados. Então, dê esses que me criticam até com ofensas, um motivo plausível para eu desdizer tudo isso que estou escrevendo?

Entretanto, para corroborar com o que venho dizendo há meses, numa conversa entre o Frangolão e o gaúcho, o frangolão dissera a este que essa equipe do Canduca que está aí, não tem o mínimo perfil técnico para estar onde estão. E completou afirmando que a que tinha realmente, era aquela equipe que fora jogada para escanteio pelo próprio Canduca.

Frangolão nada mais disse que o óbvio, só que achamos que essa equipe incompetente que aí está - fora admitida também com a sua própria anuência. Prova disso, é que o seu próprio irmão está lá numa secretaria eminentemente política, que não tem nada a haver com seu perfil.

Mas voltando ao assunto da reunião dos prefeitos com os ministros, achamos que seria uma obrigação a presença do Canduca naquele encontro, acompanhado é claro de seus respectivos secretários com projetos na mão - e sem essa de mandar representante em seu lugar. Que me desculpe o Cicinho – mas nessa, achávamos de importância fundamental a presença do titular, nos dando demonstração inequívoca que os problemas de Antonina e de sua gente estão acima de quaisquer desfiles de escolas de samba de outro estado.
(Nerval Pedro é escritor e comentarista)

16 comentários:

  1. É isso aí Nerval. Outro dia o Sr. Tutuca escreveu que o Município vai ganhar um Centro Médico da Mulher. Ora, este Centro Médico fôra prometido já há alguns meses ao municipio de Antonina, seja pelo deputado Alexandre, como pelo Ney Leprevost e também pelo Kielse. Seja qual fosse o Prefeito eleito, este Centro viria, pois foi o Requião quem realmente prometeu. E outra quando começar sair as verbas do saneamento, também serão verbas requeridas na gestão Kleber, tal qual o Trapiche, que demorou mais taí, as ruas pavimentadas, tal qual a pavimentação da Av. Conde matarazzo com ciclo via desde o km que é projeto de Kleber, que conseguiu a verba da Petrobras e averba daí, se já venceu o convênio de 7 milhões é só renovar, nada impede e, entre outras obras. Agora prestigiar um outro município, em excursão, e abandonar a nossa Antonina, num momento onde o ministro dono das verbas reúne-se com todos os Prefeitos do Litoral, ah vá à merda.
    Agora no blog Antonina Viva, vem dizer que está dando aumento aos servidores de 6%. Que mentira, esta é uma reposição legal obrigado pela Constituição. Sr. Erli pare de puxa-saco, seja apenas um repórter da verdade. No blog do Sr Erli não existe liberdade para os internautas comentar, pois tudo é selecionado por ele, mesmo que o comentário seja dado como crítica construtiva.
    Continue Sr. Nerval, pois até agora está acertando na mosca, apesar que particularmente quero mesmo que este Governo acerte. Que ele trabalhe 24 horas diárias para trazer soluções para os nossos maiores da cidade, especialmente o desemprego.

    Pierrô

    ResponderExcluir
  2. LÁ NO BLOG DO REGINALDO TEM UMA MATÉRIA SOBRE UTILIDADE PÚBLICA, DIVULGANDO VÁRIOS AVISOS DE DISPENSA DE LICITAÇÃO QUE NÃO CONSEGUI COMENTAR POR AQUELE BLOG. VAI ADIANTE O MEU COMENTÁRIO ATRAVÉS DO BACUCÚ:
    Desculpe, Sr. Reginaldo, lendo e vendo as publicações das Dispensas de Licitação, pensei que o Sr. fosse fazeer um comentário mais pesado e investigador. Com todo respeito, isto que vemos aí, merece um comentário corajoso do nosso Nerval, que é um homem sem medo. Malicie um pouco ! Veja quantos avisos de dispensa de licitação estão aí, fora o que senhor não publicou. Pois é, não é caso dos vereadores se perguntarem, por que será tanta dispensa de licitação, será que não existe concorrentes em Antonina, que vendem frutas, que dispensaram a licitação ? E por qual motivo fizeram a dispensa. Esta é a forma de transparência que existe legalmente. Peço ao Sr. Reginaldo que investigue desde já, incluisve peço também aos vereadores que investiguem. Já tinha lido algo a respeito em seu blog, mas realmente dá para desconfiar, por que tanta dispensa em materiais fáceis de encontrar em várias lojas. Hei Sr. Edson Cassilha, Sec. Finanças, o Sr. não é tão rigoroso, por que está deixando acontecer esta burla.

    Manecão

    ResponderExcluir
  3. Quando o prefeito era Kleber voces diziam que o cara era antipático que não saia na rua que era arrogante, etc. Mas todas as obras que estão aí foi deixada por ele, porque não faltava a nenhuma convocação do Governandor ou de seus secretários sempre com o intuíto de trazer alguma coisa para nossa cidade.
    Aí voces ajudaram a eleger o Canduca, ótimo dentro de uma democrácia, agora em 2 meses de mandato a gente fica sabendo que ele não comparece a uma reunião desta para ir assistir escola de samba no Rio de Janeiro, descobre também que os alunos da rede publica não tem mais apostila do Positivo para estudar, descobe também que as professoras municipais quando souberam que não haveria mais apostilas disseram que era um retrocesso no ensino municipal, descobre que não irá terminar o Ginásio de Esportes(sonho de todo atleta de quadra), começa a deixar a gente preocupado. Pois por mais que eu não tenha votado no Canduca, gostaria muito que o governo dele seja bom para Antonina, pois sendo bom para Antonina será bom para nós que moramos aqui.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  4. parabens pela materia, vcs sabiam que hoje ja é terça feira e o nosso ilustre prefeito foi do RIO DE JANEIRO para SANTOS ,buscar a bagagem do seu filho e da sua sobrinha, e só mandou um telegrama para a câmara de vereadores, e ninguem toma atitude nenhuma,esse é o prefeito que ANTONINA quer??

    ResponderExcluir
  5. Caro Manecão, obrigado por estar ligado aos assuntos pertinentes ao nosso município, sobre a matéria que postei em meu blog das dispensas de licitação, foi mais pelo caráter de informar aos cidadãos, para onde a Administração Canduca esta liberando as verbas.

    Sobre investigar o porquê eles fazem isso de dispensar licitação, quem cabe essa incubência é poder legislativo com seus vereadores, ainda não tive o previlégio de sentar em uma cadeira dessas (vereancia).

    Mas parece de quem senta lá não levanta mais, parece que existe uma cola do comodismo e ninguém faz nada, fica sempre na mesma coisa.

    Sobre você não conseguir postar seus comentários é porque aos anônimos desconstrutivos esse acesso foi retirado, estava recebendo muita coisa que não valia a pena nem ler, mas ao amigo Manecão é só selecionar perfil, você consegue de uma maneira ou de outra você vai ter que se identificar, faz parte da construção de um BLOG SÉRIO, sem inverdades buscando sempre debater soluções que venham agregar para o nosso município.

    Obrigado por usar o BACUCU COM FARINHA, este BLOG do meu amigo Neuton é o BLOG irmão do Reginaldo Gouvea, lutamos pelo mesmo ideal, ver essa cidade crescer e junto com elas seus habitantes.

    Abraço
    Reginaldo Gouvea

    ResponderExcluir
  6. sabe o q eu vejo!?....

    alguns cargos comissionados bem felizes com a esmola que lhes foi dada (mesmo a custa de cortes consideraveis no bolso dos tao sofridos trabalhadores publicos municipais); outros "amigos" nem tanto, afinal, "eu dei a cara a tapa por ele, como fiz com o "ex", e agora "tenho" q exclamar: "até tu Brutus?!"...

    pois bem, isso tudo resume- se numa visao, mascarada, de insatisfaçao pessoal... Mas claro, o povo quer mais e pao e circo, como o pao esta muito caro, entao, vamos tocar fogo no circo, atraves de meia duzia de palavras "impressionantes"... quero dizer, impressionante para o pessoal que se deixa impressinar....
    Mas assim que é bom, o novo prefeito deve estar adorando... Sr. Carlos, uma palavra de consolo ao nobre Prefeito, vc esta melhor preparado que o outro, nao para a administraçao, pois acho q ainda é cedo para julgar, mas para o "paredao" de pedras que irao lhe jogar nos proximos 3 anos, 09 meses e alguns dias.... estas pedras sao as mesmas jogadas pela sua equipe em 4 anos da administraçao anterior, e o melhor, pelos mesmos que jogaram no passado....
    Tomar veneno, é ruim, mas tomar do PROPRIO veneno, te garanto, sera pior!!!

    ResponderExcluir
  7. Ao Artemis

    Nada, o problema é o seguinte:

    1) A rapaziada não é mais boba não, salvo alguns "inocentes" que vestem a cami$$$a e depois tem que engolir as incompetências pelos cornos.

    2) Mesmo aqueles que vestiram a camisa, se for coerente tem sim que reclamar, o que não pode é omitir as inrresponsabilidades alheias.

    3) Tenho visto várias manifestações de maneira educadora, tais como: As coisas se começarem erradas, a tendência é de terminar errado. E olha, isto tudo dito por pessoas que não tem interesse algum em cargo político, simplesmente por orientação mesmo.

    4) E por último, é muito bom a manifestação séria, temos vários pontos de vista diferente, e todos com uma certa parcela de seriedade. Ninguém está aqui para ver a desgraça do outro, é muito doloroso pensar desta forma, por se tratar de uma cidade onde todos tem algo em comum com o outro. A questão é de acerto mesmo, o problema são as manobras políticas que se tem que fazer para chegar ao poder, esta sim é preocupante, oxalá, todas se competasse com acertos, mas o que vemos neste início é o respaldo de um amadorismo político sem precedente. Dá para mudar, é lógico que dá, nem todos os acertos se faz com os acertos, precisasse de erros para ser concluídos os ajustes. O que esperamos é que, o prefeito tenha a sensibilidade de perceber os seus erros e ajustar o quanto antes.

    Caso contrário concordo em sua última frase: "Tomar veneno, é ruim, mas tomar do Próprio veneno, não precisa nem garantir, é pior mesmo".

    Júlião da Caveira

    ResponderExcluir
  8. E agora meu povo vamos esperar que a vaca vá para onde que já tá até no pescoço de lodo lá no brejo.Está faltando o quê para abrirmos os olhos do nosso ilustrissimo prefeito.Depois agente vai na camara os nossos vereadores aindam falam que esse blog parou de falar dos ilustrissimos vereadores.Haja paciência dona marga,sr helinho,sr padeiro,sr anderson e cia.Acho que se podessemos troca los novamente os senhores não passariam nem perto do palacio ipiranga.

    ResponderExcluir
  9. Turma de Antonina,

    Façam "MARCAÇÃO FERRADA NA EQUIPE DO NOVO PREFEITO,COBREM AÇÕES,E ATITUDES CERTAS E FIRMES O QUANDO ANTES,pois caso em contrário tudo que vem ocorrendo em vosso Municipio vai se repetir e tudo ficará como está: ruas sujas,sem esgôto,sem obras de melhorias,sem turistas o reusltiado todos já sabem: MAIS MARRASMO,E ATRASOS.Penso que há um grupo que quer Antonina SEMPRE PARADA NO TEMPO até os últimos dias da raça humana sobre o planeta.
    Deixo um apelo a todos: COBREM AÇÕES o MAIS RAPIDO POSSÍVEL DE FORMA ORGANIZADA E ORDEIRA,mas cobrem de suas autoridades municipais, ANTES QUE SEJA TARDE NOVAMENTE E SE PERCA O TREM DO DESENVOLVIMENTO,HAJA VISTO QUE O PORTO PONTA DO FÉLIX ESTÁ AINDA COM RESTRIÇÕES,A FERROVIA ABANDONADA E SEM CARGAS...

    Apessar de tudo lhes desejo SORTE E PROGRESSO A SUA REGIÃO.

    Gen.Moraes Costa
    EMFA-Brasilia

    ResponderExcluir
  10. Olha este cidadão subiu no palanque e prometeu um monte, criticou o passado e ate agora o prefeito que mais fez foi o Sr. Kleber estas obras que estão terminando temos que dar a mao a palmatoria ele foi digno. ESTAMOS COM SAUDADES. Agora esse so passeia com o nosso dinheiro, nos apertamos os cintos ele gasta, este gosta de viajar e ca@#!%$&da, vergonhoso
    a entrevista na tv Educativa. não termina o mandato com time incopetente.

    ResponderExcluir
  11. O cara aproveitou-se da campanha pol[itica e fez um monte de asfalto na tentativa de se reeleger, só que os asfalto eram feitos com dinheiro do governo do estado, oos projetos do SEDU e as licitação tambem. Aí vem a oposição e diz a verdade, que as obras eram do governo do estado e que tinham interesse eleitoreiro. Outro prefeito assumiu e deu continuidade para os asfalto depois de negociar com o SEDU - Paraná-Cidade, mas a mesma oposição, que antes malhava, agora diz que o cara fez as obras e o atual prefeito nada fez. Dá pra entender? dá, tem gente que só sabe ajudar remando ao contrário e tem o lema "participe, se não puder ajudar, atrapalhe, mas participe"

    ResponderExcluir
  12. Antonina é uma cidade em que o diz-que-me-disse - a fofoca - vale mais do que as versões oficiais e são sempre aceitas como verdades. Foi o que sobrou numa cidade que não tem organização social afirmada e efetiva. Uma cidade sem sociedade organizada é como um barco sem leme, sem prumo e sem guia. "Em casa que não tem pão, todo mundo fala e ninguém tem razão".

    ResponderExcluir
  13. A VERDADE DÓI MAIS NÃO DESTRÓI:meu amigo,ou quase,será que vc poderia ser humilde,como sempre diz que é,e porque não marca uma reunião com o "CANDUCA",e não abre o seu amargo coração despresado e vai conversar como bons amigos que sempre foram e pare com esse RANCOR de CÚtovelo e passe a ELE tudo o que está se passando em volta dele,por que eu acho que ELE não sabe da missa a metade;se é que voce me entende.

    ResponderExcluir
  14. NERVAL,

    TÁ NA HORA DE VOCE DIVULGAR PRA TODO MUNDO SABER E TER CERTEZA DE QUANTO GANHA, PELO MENOS OFICIALMENTE:-

    A- O PREFEITO;
    B- SEUS SECRETÁRIOS;
    C- OS VEREADORES.

    ESSE PESSOAL É EMPREGADO DO POVO E NÃO É O POVO QUE FIXA SEUS SALÁRIOS... O PATRÃO, O POVO, SÓ É CHAMADO PRA PAGAR... PELO MENOS O POVO DEVERIA SABER NA CERTEZA O QUE É QUE ESSA GENTE GANHA...

    DEPOIS VAMOS COMPARAR:-

    O QUE O POVO TRABALHA PRA GANHAR O PÃO DE CADA DIA;
    SE ELES TRABALHAM COM A MESMA INTENSIDADE

    E POR FALAR EM TRABALHAR, TEM GENTE QUE SÓ 'TRABALHA' JOGANDO BARALHO EM FRENTE DO COMPUTADOR... TRABALHOU NA CAMPANHA... NÃO PRECISA MAIS TRABALHAR... AGORA É SÓ COÇAR...

    ResponderExcluir
  15. Antonina é a cidade da fofoca....
    Tem uma que ninguém conhece:- que tem alcaides e respectivos secretários que saíram RICOS da prefeitura de Antonina.... montaram grandes laranjais. É bom lembrar, aliás, que o que os políticos mais plantam são laranjais, pois precisam de laranjas, milhares e milhares de laranjas... Laranja é um fruto precioso. tem um tipo de laranja que, após desidratada, produz ouro em pó.... É segredo que o povo não tem e não conhece... só tem esse segredo, passado de ouvido pra ouvido, só entre os 'poleiristas'....
    Quem é contra a fofoca, aguenta essa. Se não for verdade, os contrafofoqueiros tem razão em achar que a única ARMA DO POVO DEVE SER DESPREZADA E RELEGADA AO COVIL DE PROSTITUTAS.

    ResponderExcluir
  16. Tem um capelista AÍ que insulta Antonina, nosso amado torrão natal, quando diz que a cidade não tem organização social afirmada e efetiva. Esse sujeito se esquece que Antonina é Veneranda Senhora com mais de duzentos anos.
    Antonina tem, sim, organização social, embora tripudiada justamente por pessoas que querem que o povo não tenha, nem sequer, a possibilidade de espalhar boatos e fazer fofoca.
    O que esse sujeito quer é que todo mundo seja uma 'carneirada', um bando de bois pro matadouro: Quer que vejam as coisas erradas acontecerem e fiquem quietos, só pra não fazer fofoca... A fofoca é a verdade sem papel passado. Com papel, não é caso de fofoca, é caso de polícia.

    Escuta, não sei a tua idade. Mas procure se lembrar de que o Paulo Maluf tinha uma fórmula infalível contra as acusações e as fofocas da imprensa, na época da ditadura militar:- "VOU PROCESSÁ-LO POR CRIME CONTRA A SEGURANÇA NACIONAL' - Que tempos maravilhosos para os políticos corruptos, safados e desonestos !!! Era crime contra a segurança nacional denunciar a sacanagem de quem, mes a mes, se enriquecia CINCO, DEZ, QUINZE VEZES MAIS DO QUE O PRÓPRIO SALÁRIO!!!!
    - Deixe de bobagem, o cara!! Hipocrisia não vai te por no céu.
    Voce não é melhor do que os outros:- qual é a tua fofoca preferida?

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE