terça-feira, março 24

EU COMENTO - EDIÇÃO 17ª




Por via Fax, eis que recebo das minhas bem informadas fontes - que aproximadamente uns vinte dias atrás, promoveu-se em Paranaguá, uma Audiência Pública que tratou da dragagem dos portos do Paraná.
Essa reunião que contou, além das autoridades portuárias locais, com a presença do secretário geral do Ministério dos Transportes, que expôs na oportunidade, por várias horas todo o projeto para a realização desse empreendimento.

Dizem, porém, que dois ônibus fretados deixaram Antonina com destino aquele evento, mas, que ninguém soube informar quem eram os seus tripulantes e muito menos seus passageiros. Sabe-se, todavia, que as autoridades antoninenses estavam presentes àquele evento.

Em seu discurso, por nenhum instante o Sr. Secretário do Ministério do Transporte, aventou da possibilidade da dragagem do Porto de Antonina, e que por conseguinte, nenhuma manifestação se ouviu por parte das nossas autoridades local, que como já dissera anteriormente, lá se faziam presentes e permaneceram calados.

Mas, eis que de repente, uma voz sonora se fez ouvir lá da platéia, chamando a atenção de todos que ali estavam presentes. Essa voz após pedir desculpas por interferir naquele importante debate, começou com demonstração de conhecimento de causa, e sobre tudo com insisividade o seu discurso em defesa do Porto de Antonina e sua respectiva dragagem. Todos fizeram silêncio para ouvi-lo. Com a mesma voz pausada continuou a discorrer sobre o porto de Antonina sempre o destacando como porto auxiliar que deveria ser assim olhado e tratado. E, aproveitando da oportunidade que lhe surgira, perguntou ao Secretário, por que o Porto de Antonina ficou fora desse empreendimento?
Ao que o Secretário teria lhe respondido, que os valores da dragagem entre Paranaguá e Antonina eram quase iguais, embora a baia de Antonina por possuir um percurso muito menor de evolução com referência o de Paranaguá, deveria ter custos menores, no entanto lhe passaram valores quase iguais, quando, pela lógica não poderia sê-lo, disse o Secretário. Novamente o Secretário voltou a ser questionado por essa mesma pessoa por uns vinte minutos aproximadamente sobre o projeto de investimentos e custos.

Resultado: a audiência que deveria ter seu começo e fim naquele mesmo dia foi adiada para que se refizessem os valores corretos, e Antonina passasse assim a ser definitivamente incluída no plano de dragagem.
Palmas! Palmas! Palmas!

Tudo isso graças a esse cidadão que não é filho de Antonina - mas pressente que a cidade merece ser bem representada e tratada com mais dignidade e respeito, pois em momento algum, nenhuma autoridade capelista que lá estavam presentes se manifestou pelo menos para dizer: por essa janela aqui está entrando uma corrente de ar forte, por favor, queiram fechá-la?
(Nerval Pedro é escritor e comentarista)

24 comentários:

  1. Faltou dizer quem era essa misteriosa pessoa... Quem era?

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  2. Em Morretes num apareceram. Em Paranaguá tão aparecido mas num falam nada. Assim, nós tamo bem arrumado.
    vai vê qui é purque aqui tem muito siri. 'boca de siri', num é boca fechada?

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  3. Anônimo diz:
    Cara, você é de mais. Gostei da tua tirada, vai ver que é isso mesmo, boca de siri eheheheh

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  4. Nerval essa noticia é muito antiga,e você esqueceu de dizer que a reunião foi cancelada e o nome do dito cujo é JUAREZ EX diretor da ponta do felix.

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  5. Nerval, você esqueceu de dizer - ou não deve ter ciência - que foi graças a conversa tida antes entre o prefeito Canduca e outras autoridades antoninenses com o Juarez(que foi a pessoa encarregada de argumentar em favor de Antonina com conhecimento de causa) que a Audiência Pública foi adiada para que se contemplasse a dragagem do nosso porto no projeto da SEP - Secretaria Especial dos Portos. Estavam presentes lá em Paranaguá, além de um grande número de pessoas ligadas à atividade portuária de Antonina, a Dra Eliane Bee Boldrine, da Ademadan, e o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Polaco de Souza.

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  6. Desculpe amigo Nerval, cresci ouvindo esta estória de Porto pra cá Porto prá lá e nunca sai da mesma, estou com 32 anos, e ainda continuo escutando falar desse famigerado Porto, onde é apenas mais um cabidaço de emprego.

    Aquele espaço poderia ser utilizado de outra maneira, pois ainda ficamos nestes saudosismo de que o Porto é a grande maravilha de Antonina, essa é minha opinião sobre esse assunto.
    Me desculpe mais uma vez amigo Nerval, esse é o meu ponto de vista, e me desculpe a todos que trabalharam no Porto e criaram seus filhos com o esforço deste trabalho Portuário.

    Mas é a mais pura realidade, o Porto já morreu faz tempo, agora só jogar a pá de cal em cima, e aposentar os cabides!!!

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  7. Eliane Boldrine e Luiz Carlos ?,hummmm! AÍ TEM
    COISA ,ESSA ADEMADAM TEM ISTÓRIA PRA CONTAR
    JUNTO COM O LUIZ ENTÃO ,SOCOOOORRO !

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  8. Reginaldo,
    Tá certo que temos que procurar outras alternativas para nossa cidade, como o turismo, por exemplo, mas esquecer o Porto? Queiram ou não, tbm continua a ser alternativa, principalmente para os portuários e estivadores. Ou vc pensa q essa gente vai viver de turísmo? Na minha humilde opinião, qto mais alternativas para a cidade, melhor. Temos que pensar em tds os seguimentos da sociedade, para o seu sustento e para dar maior e melhor desenvolvimento para Antonina. Não acho que se deva jogar cal em cima do Porto e sim lutar até onde der para a sua reativação.

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  9. É só em Antonina que tem esse tipo de pensamento assim como o companheiro reginaldo.O porto é viável está pronto e foi e sempre será o maior contribuidor de imposto de Antonina.vá lá em santa catarina e fale o mesmo pra ver se você não é expulso do estado.

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  10. Só que lá em Santa Catarina o "O povo tem outro tipo de visão Portuária", se o Sr Anômino não sabe, conheço muito bem o Porto de São Frnacisco e de Itajái, lá os caras e quebram por recursos e vão luta, em compensação aqui ....tão cag...e andando, falta vontade política, falta vergonha na cara!!!
    Muitos podem me achar radical até demais, tudo bem, mas é o meu Ponto de Vista, o nosso Porto até pode ser útil como atracadouro de Navios Turísticos, e não queiram me levar a mal, mas hoje em dia com tantas leis ambientais fica meio complicado esse Porto se levantar, acho muito dificil, Inês pode até ser uma alternativas mas é para poucos, não para grande maioria, como já acontece atualmente!!!

    Me desculpem novamente, sei que tem muita gente que ainda sonha com o Porto, LEMBRE-SE QUE SEMPRE IRÁ SER MOEDA DE TROCA DE TODOS OS GOVERNANTES, PASSA ANO A ANO e infelizmente PGUA será sempre detentora de todas as cargas.

    É isso..e povo vai sempre acreditando...talvez surja um Robim Wood nos próximos anos!!!!

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  11. Vem essa agora com atracadouro de navio turistico.
    Aqui em Antonina se tem a fantasia de "...contar com o ovo que nem existe ainda no c... da galinha"
    Nem porto tem pra receber turista, e já se pensa em navio de turismo atracando.
    No blog Sinergia se v~e que tem notícia dizendo que Paranaguá está tentando viabilizar um terminal para passageiros marítimos. E se houver alguma chance pra isso, aonde voces acham que vai ter esse terminal pra passageiros: aqui em Antonina? Quem vai fazer esse terminal de passageiros? A Prefeitura?

    Aqui só se fala em despejar turistas naquela paisagem pavorosa e instalações esquálidas que o porto tem. A Appa, misturado com o Porto Matarazzo, parece coisa da segunda guerra. (excetua-se a Ponta do Félix) Mercadoria não tá nem aí pra paisagem, mas turista sim.
    Ficou pior a emenda que o soneto. Se o porto tá mal pra mercadoria, pior ainda pra turista. Turista quer conforto, coisa bonita, não quer saber de paisagem lunar, de improvisações de amadores.

    E mais:- verba federal pra desobstruir o porto, SÓ SE FOR PRA MERCADORIA. não iam gastar nenhum tostão pra encostar navio turistico. .

    tem um pessoal aí que fala em 'estudo de viabilidade, planeajamento e outras penduricalhas mais. Consulte-os e eles com certeza saberão, se que é sabem, que um terminal turistico exigiria número hipotético mínimo de atracamento de navios e de desembarque de turistas que Antonina jamais teria condições de receber e acomodar.

    'em terra de cego quem tem um olho é rei'.

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  12. o Brasil não pode exportar duas coisas:
    a) - impostos embutidos no que vende;
    b) - aumento de custos por causa de leis ambientais.

    No caso do Porto de Antonina, esse negócio de leis ambientais pra impedir embarque de produtos está muito, muito mal explicado.... Como diria o vetusto Janio Quadros:- "... AÍ TEM FORÇAS OCULTAS..."

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  13. Reginaldo,
    Não achei não que vc seja assim tão radical. É sua opinião e como boa cidadã e democrática que sou, a respeito. Só que vc disse que até pode ser uma alternativa mas para poucos. Mas é uma alternativa. Esses poucos tbm precisam sobreviver, pq como diz aquele ditado: " o pouco com Deus, é muito" ou " de grão em grão, a galinha enche o papo". Sou completamente a favor do turismo. Acho q só através dele é q Antonina pode alavancar pq com ele virão muitas coisas boas, como empresas, indústrias, etc. Mas enqto isso ñ vem, tem que se lutar sim, por um Porto seja de que maneira for,como foi até alguns anos atrás ou até como atracadouro de Navios Turísticos.

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  14. essa conversa que o Porto de Antonina não tem licença pra exportar sólidos é bem o que se diz de gente da política:

    CRIAR DIFICULDADES PRA VENDER FACILIDADES.

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  15. O porto de Antonina, ainda que aumentada a profundidade de sua calha, estará a exigir investimentos em tecnologia que fazem desalojar a tradicional concepção de porto que se tem por aqui: local de empregos, muitos empregos. O embarque e desembarque de mercadorias é parte sensível do custo da mesma e as demais economias internacionais já investiram pesado em tecnologia que dispensa a mão de obra humana.
    Sempre haverá esse dueto contra a esperança de emprego fácil, inclusive na área portuária:- MENOR CUSTO E MAIOR LUCRO.

    me parece que a característica que torna o porto de Antonina imprescindível em face do de Paranaguá é a Ponta do Félix. ouso dizer (não quero ser apedrejado na rua) que, em relação a outras atividades, nosso porto sempre será adminicular ao de Paranaguá...

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  16. Deve conhecer um porto como muitos turistas conhecem ali de cima da pedra na ponta da pita.Acho que o antiportuárismo que circula nesta cidade não ajuda em nada.As coisas vem erradas a muito tempo.Do folclore vive uma cidade por exemplo "No tempo que esses estivadores ganhavam dinheiro lavavam bicicletas com cerveja" e junto com isso veio o rancor de muitos moradores desta cidade e que foram passada de pai para filho .Hoje quando acontece uma paralização não querem nem saber os motivos ,mas a primeira coisa que vem em mente dessas pessoas é que fechem o porto e vamos ver no que vai dar.

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  17. REALIDADE NÃO É PESSIMISMO:-


    A economia mundial está em recesso acentuado. Aqui em Antonina chegaram os efeitos da crise no refluxo da exportação de congelados pelo terminal da Ponta do Félix.

    A Sadia, uma das alimentadoras do terminal, se encontra em estado pre-falimentar.

    O retrocesso no volume do comercio internacional está começando a provocar 'folga' nos demais portos do país, inclusive no Porto de Paranaguá, que poderá, assim, absorver o que o porto de Antonina iria movimentar. Esse raciocínio tem por extensão que o investimento do governo federal em nosso porto seria, na visão deles, dispensável.

    O recesso da economia nacional tem provocado diminuição sensível na arrecadação de tributos. O governo federal já anunciou corte no orçamento em torno de 45 bilhões de reais.

    Esse quadro da economia internacional e brasileira não é muito favorável às aspirações de Antonina pela remoldagem do porto.

    Meu pensamento é que a proximidade de Antonina com Curitiba, Lhe dá a possibilidade de acionar organização turística de baixo preço de consumo, (o ideal para tempos difíceis) melhorando e otimizando a estrutura e os equipamentos que de forma incorreta ou de forma latente, já tem.

    O que seria essa estrutura? Bastará analisar sem paixões os debates que já ocorreram neste blog para logo se identificar.
    Se me ousam exemplificar:-
    1 - O equipamento número hum é a própria estrutura da cidade como está:- otimizar limpeza, coleta de lixo, priorizar as atividades do viveiro de mudas por melhorias de ajardinamento, ou seja, melhorar a maquiagem da cidade. Acrescente-se a isso o uso criativo do patrimônio histórico da cidade: - Haja visto o prédio da antiga estação ferroviária, como ouvi um respeitável Empresário (com E maiúsculo) daqui de nossa cidade dizer, poderia ser transformado em centro cultural, com café-concerto, revistaria, e outros investimentos que particulares aqui de Antonina estão interessados em fazer, realçando-se a imprescindibilidade de perfeito asseio e limpeza de toalettes, coisa que se tornou corriqueira em qualquer 'prédio de uso público que tenha o mínimo de decência'.

    2- Desenvolver políticas coerentes no apoio do turismo, sem descartar qualquer possibilidade de intenções de investimento nessa área. Se o dinheiro e as oportunidades estão escassas, será de bom cunho empresarial apoiar, pelo menos formalmente, todas as iniciativas particulares de investimento. Parece que não é essa a política desenvolvida nessa área.

    3 - Exponenciar o que nossa cidade tem de melhor:- suas manifestações culturais em torno da música.

    4 - Penso que está na hora de acionarmos pra valer 'esse outro lado de Antonina' - o turismo. Se os esforços que estão sendo desenvolvidos pela recuperação do porto tiverem êxito, melhor pra todos. Mas, analisadas as circunstâncias do momento, o que se vê como recomendável é justamente esse outro lado.

    Nesse ponto, entendo que temos que imitar Morretes que, embora não tenha sido brindada pela natureza com as belezas naturais que nós temos, tem procurado realizar o roteiro aqui traçado. E tem conseguido sucesso razoável.

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  18. ZÉ PEREIRA DIZ:

    Ô LÁ DE CIMA, ACORDA, ESTÁ LÁ SIM NO COMENTÁRIO QUE A REUNIÃO FOI TRANSFERIDA PARA AJUSTE DE CALCULOS SIM, EU VI LÁ. QUANTO O TEMPO NÃO IMPORTA, O QUE IMPORTA É QUE ACONTECEU A REUNIÃO SIM. PELO JEITO TÁ QUERENDO DEFENDER O SEU PATRÃO, NÃO?

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  19. lá em cima se esqueceram de dizer também o seguinte:

    O Brasil não pode exportar, porque o mercado internacional não aceita, custos decorrentes da absolecência de portos mal equipados.

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  20. Pois é Marcio Balela,
    vejo que você é um senhor especialista em economia e aponta coisas e razões levando em consideração fatores históricos e mensurações comparativas. Parabéns!!

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  21. Dizer que o porto(Ponta do Félix)é cabide de emprego para poucos como dizem aí em cima é não conhecer o número de pais de família que dependem dele. Os números abaixo não são exatos mais são bem próximos disto.
    Funcionários diretos da Ponta do Félix +/- 230 funcionários, estivadores +/- 200 estivadores, arrumadores +/- 400 arrumadores, vigias +/- 30 vigias, cooptran +/- 30 donos de caminhões,terceiros(Sádia, minerva, refeitório,etc)+/- 15 funcionários, talvez tenha esquecido algum empregador, mais já da pra se ter uma idéia de que são quase 1000 pais de família dependendo do porto, hoje o turismo teria como absorver toda esta mão de obra?
    A briga por nosso prto tem que continuar, pois caso em contrário o fechamento deste porto vai ser pior para econômia de nossa cidade do que foi o fechamento da Fergupar quando a mesma fechou as portas, os mais antigos sabem disto e os comrciantes também.
    Obrigado pelo espaço, espero ter contribuído com o debate.

    Obs. Não sou contra o Turismo, mais a favor do Turismoe do nosso Porto, por que não as duas coisas.

    Abraços,

    Marcus Vinicius O Fonseca.
    Funcionário com 9 anos de Ponta do Félix.

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  22. P.Q.P se todo esse conhecimento desses especialistas,acima, fosse aproveitado em beneficio de Antonina. E fizessem algo de construtivo, participendo , crisndo e desenvolvendo projetos. Antonina seia uma cidade de 1º Mundo. Mas a maioria dessses especilaistas querem é sombra e água fresca. o Prefeito para elles devia criar um fábrica de enchucar gelo.

    Indignado

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  23. o que é enchucar gelo???

    Não seria enxugar gelo.

    Professor Rafael

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  24. Neutinho,
    A semana passada fiz um comentário no eu comento nº 16 onde falei dos problemas da educação e saúde do nosso município e falei também da cobrança de dinheiro para levar os alunos da faculdade, eu acho que deu certo pois a tal cobrança não será mais efetuada, ficaram com medo de denuncias no ministério público. Agora nós estudantes estamos com medo que os tres motoristas que nos levam para faculdade façam greve, pois os mesmo falaram que se a prefeitura não pagar as horas extras devidas, eles vão parar.

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