domingo, junho 28

ESTÁ CHEGANDO O FESTIVAL DE INVERNO!!!

19º Festival de Inverno da UFPR
12 à 18 de julho de 2009
Antonina - Paraná
Espetáculos e Oficinas

::: Espetáculos

12h30 – Theatro Municipal
“Cric & Croc: As Galinhas” – Companhia Extrato-Fônica
A Companhia oferece ao expectador um contato mais íntimo com a cultura brasileira, valorizando nossa arte através da linguagem popular, da música caipira e do nosso modo de viver. Teatro de animação, máscaras, bonecos e objetos num espetáculo bem humorado, colorido, poético, lúdico e reflexivo. Texto, direção e cenografia de Luiz Reikdal. Interpretação: Ariela Vezino, Juliane Friedrich, Nádia Santos, Mayra Fernandes, Nathalia Luiz, Simão Cunha e Rodrigo Kleina. Direção Musical: Fabrício Ferreira do Amaral. Viola Caipira: Gabriela Bruel.

14h00 – Theatro Municipal
“Amor e Loucura” – Teatro Anticorpus
O “Anticorpos”, grupo de teatro formado por funcionários do Hospital de Clínicas da UFPR, apresenta um espetáculo baseado na obra de Pablo Neruda. Texto e Direção de Renildo Meurer. Elenco: Lorival Veloso, Marja Braga, Eliana Pedroso, Phoeta Abílio Machado, Rachel Wurcher, Célia Prussak, Maria Aparecida, Vera Singer, Marlene Porcel Claro, Edilson Meurer, Sheila Darque, Marco Aurélio Garcia e Jéssica Maria.

16h00 – Theatro Municipal
“Senha do Sonho” - Grupo de MPB da UFPR
Os sonhos fazem partem do grande mistério que é a vida do homem, e foi neste universo de significados que o Grupo de MPB da UFPR buscou suas fontes para o espetáculo “Senha do Sonho”. Com direção musical de Doriane Rossi, direção cênica de Alexandre Bonin, preparação vocal de Kátia Santos, piano de Elizabeth Fadel e um elenco de 20 cantores, o Grupo levará ao palco músicas de Tom Jobim, Lenine, Cazuza, Chico Buarque, Djavan, Toquinho, entre outros.

18h30 – Theatro Municipal
Coral da UFPR
Álvaro Nadolny, regente.

20h00 – Igreja Matriz
“Daniel Migliavacca Trio”
Lançando seu primeiro CD solo, “De Bandolim Pra Bandolim”, Daniel Migliavacca apresenta composições próprias e músicas de renomados compositores como Jacob do Bandolim, Zequinha de Abraeu e Dominguinhos. Daniel Migliavacca, Bandolim. Rogério Souza, Violão 7 Cordas e Denis Mariano, Percussão.

21h30 – Palco Principal
Abertura Oficial

22h00 – Palco Principal
(a definir)


..:: Segunda 13 de julho de 2009

12h30 – Theatro Municipal
“E Se...” – Tato Criação Cênica – Direção Katiane Negrão e Dico Ferreira
Teatro da animação, “E Se...”, discute com bom humor e fantasia os diversos caminhos que a vida oferece e as interferências das escolhas e ações da cada indivíduo. Elenco: Dico Ferreira e Katiane Negrão. Direção Sonora, Composição e Preparação Vocal: Karla Izidro. Figurinos e Adereços: Cristine Conde. Iluminação: Jorny Wall.
Produção: Luciana Falcon Anselmi.

18h30 e 21h00 - Theatro Municipal
“Entre Lágrimas e Cutículas” – Núcleo de Teatro Profissional Cena Hum - Direção Jorge Sada
O retrato da vida de treze mulheres, com comportamentos diferentes, que se encontram em um salão de beleza, sendo elas clientes ou funcionárias. Elenco: Adriana Teles, Ana Glória Braga, Flávia Sabino, Giovana de Liz, Irma Monfredini, Kelly Eshima, Léa Albuquerque, Lia Comandulli, Lilian Marchiori, Liz Santos, Manoela Reichmann, Renata Cunali e Simone Hidalgo. Sonoplastia: Cleber Hidalgo. Iluminação: Nadia Luciani. Cenário: Sérgio Richter.

20h00 – Igreja Matriz
“Cantos Sagrados” – AVEduo feminino
O show reúne canções indígenas do continente americano (Norte, Centro e Sul), mantras indianos e composições próprias. O duo, Andréa Bernardini (Brasil) e Viviana Mena (Argentina), utiliza instrumentos típicos como maracás e tambores, além de violão e charango, entre outros. Os arranjos, criados pelas integrantes, ressaltam um aprimorado trabalho vocal.

22h00 – Palco Principal
“O Som dos Versos” - Banda Radiovox
Com “O Som dos Versos”, direção e produção musical de Dom Pycolli, a Banda Radiovox traz músicas eletrizantes como “Fale pra Ela” e “Rio dos Sonhos” e, ao mesmo tempo, baladas marcantes como “Vibração”. O show promete ser descontraído e contagiante. Julio Alrashid (vocais), Fernando Zageski (bateria) Fernando Schubert (baixo), Daniel Arenhardt (guitarra), Dudu Moraes (percussão) e Rafael Mannetti (teclados).

..:: Terça 14 de julho de 2009

..:: Terça 14 de julho de 2009


12h30 – Theatro Municipal
“Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” – Cia do Abração
A Companhia do Abração apresenta uma viagem lúdica ao interior de nossa terra mãe e de nós mesmos, através de histórias de Pais e Países. Uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade. A certeza de que ser pai é antes de tudo uma celebração da vida, do amor e do sagrado. Elenco: Val Salles, Moira Albuquerque e Simão Cunha. Direção de Letícia Guimarães, Coreografia de Fabiana Ferreira, Iluminação de Anri Aider, Sonoplastia de César Sarti e Cenografia de Cristine Conde.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal

20h00 – Igreja Matriz
“Acordando” - Alma Terra Duo
“Acordando”, primeiro trabalho do “Alma Terra Duo”, resgata a tradição de forma inspirada, trazendo a sonoridade única que só a viola caipira e o violão são capazes de proporcionar. Uma mistura de gêneros e estilos que nos remete a uma viagem musical ímpar, pelos quatro cantos do Brasil. Cláudio Avanço, viola caipira e Marco Cardoso, violões.

22h00 – Palco Principal
Banda Regra 4
Uma fusão de ritmos brasileiros, maculelê, bossa nova, samba, e côco, somados a vertentes da música contemporânea como DUB, sintetizadores e intervenções eletrônicas. Eugênio Texeira Fim (voz e violão), Luciano Nunes (teclado e voz), Emerson Antoniacomi (baixo e voz), Randerson Santos (percussão), Felipe Boquinha (bateria), Xuxa (técnico de som) e Anderson Batata (técnico de palco).


..:: Quarta 15 de julho de 2009

..:: Quarta 15 de julho de 2009


12h30 – Theatro Municipal
“Traquinagens” – DeVitimaReu Cia de Bonecos
Alejando Dominguez apresenta um espetáculo para o público de todas as idades, extremamente lúdico, que enfoca o cotidiano de um pequeno “clow” e um “ratinho”. Desenvolvido em pequenos quadros, explora situações que envolvem o medo, a criatividade, a paixão pelo brinquedo simples, tudo ambientado num clima onde não há diálogos ou texto, apenas manipulação e aventura.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Ópera Atômica – As Sete Caras da Verdade” – de Nico Nicolaiewsky. Direção Cênica de Maurício Vogue
A obra, assinada pelo músico, compositor e humorista Nico Nicolaiewsky (Tangos e Tragédias) é um trabalho inovador e metalingüístico. O texto satiriza o exagerado e caricatural mundo das óperas por meio das histórias em quadrinhos.. A montagem conta com um elenco de quatro músicos, quatro cantores e oito coristas. Direção musical, arranjos e regência: Gilson Fukushima. Cantores: Maurício Vogue, Daniel Siwek, Rosana Stavis e Paulo Barato. Músicos: Fabio Cardoso (Piano), Marsal Nogueira Pinto (baixo), Adriano Vargas (violino) e Valderval de Oliveira Filho (percussão).. Coro: Giovana de Liz, Diegho Kozievitch, Wagner Jovanaci, Gabriel Manita, Márcia Kaiser, Elaine Anderle, Ari Almeida e Débora Bérgamo.. Preparação vocal: Márcia Kayser. Preparação corporal: Carmen Jorge. Preparação do coro: Doriane Rossi. Iluminação: Waldo León. Cenografia: Maurício Vogue. Figurinos: Eduardo Giacomini. Adereços: Adriana de Almeida
Realização: Messe Produções Culturais.

20h00 – Igreja Matriz
“Fenix” - Murillo da Rós - Violão
Músico, compositor e arranjador curitibano, Murillo da Rós é expoente do violão no Brasil e no mundo. Como instrumentista, possui técnica ágil e peculiar e a criatividade de suas composições transcende fronteiras geográficas. “Fênix”, um musical de sua autoria, passa pelos ritmos do mundo – do flamenco à música brasileira – e oferece ao público a certeza de que a música instrumental nunca deixa de surpreender. Músicos convidados: Fabiano Zanin (percussão/flamenco), Marco Koentopp (flauta), Paulo Bettega (baixo) e Ivan Wolkoff (percussão/música indiana).

22h00 – Palco Principal
Banda Magnific Jah
A “Magnífic Jah” tenta retratar as belezas naturais, os conflitos cotidianos, lutar contra o preconceito, fazer críticas sociais e políticas, misturadas com mensagens positivas de paz, amor e esperança. Elomar (vocal), Edison (teclados), Hélio (guitarra), André (saxfone), Fábio (contrabaixo), Maicon (bateria) e Audrei (percussão).


..:: Quinta 16 de julho de 2009

..:: Quinta 16 de julho de 2009


12h30 – Theatro Municipal
“Os Encantos de Vaga-Lume e Borboleta” – Cia Sonora
O espetáculo faz uma releitura do imaginário popular brasileiro. Dois atores-brincantes, Tina de Souza e Luiz Reikdal acompanhados pelo violeiro Beto Collaço e pelo percussionista Rodrigo Fonseca cantam, dançam e manipulam bonecos de luva, vara e boneco gigante envolvendo a platéia ludicamente como nas celebrações do povo brasileiro. Traz tesouros da nossa cultura popular com uma roupagem contemporânea, destinada a todas as idades.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Árvores Abatidas ou Para Luis Melo” – Marcos Damaceno Companhia de Teatro
Uma mulher em um “jantar artístico” em homenagem ao famoso ator do Teatro Nacional e que faz até telenovela, percebe que está, na verdade, em uma reunião de talentos medíocres. Enquanto espera o famoso ator que nunca chega, ela reflete sobre sua vida e o meio que a cerca, sob a lembrança de uma grande amiga de todos, enterrada naquele mesmo dia. Texto e Direção de Marcos Damaceno. Interpretação: Rosana Stavis. Composição Musical: Gilson Fukushima. Iluminação e Cenografia: Waldo de Leon. Figurinos: Maureen Miranda. Produção: Tânia Araújo.

20h00 – Igreja Matriz
“Choro em Antonina” - Duo João Egashira e Julião Boêmio
O violonista João Egashira e o cavaquinista Julião Boêmio se unem para apresentar o Show “Choro em Antonina”, cujo repertório abrange clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, além de composições próprias que resultam num panorama de uma das vertentes da música instrumental desenvolvida em Curitiba.

22h00 – Palco Principal
“Clara Nunes – União das Raças”
Clara Nunes foi a intérprete que mais personificou a cultura musical afro-brasileira de forma massificada, impulsionando e divulgando as raízes da nossa música por excelência – o samba, aquele samba duro do qual falava Mestre Candeia. Este espetáculo pretende resgatar e divulgar a história e a obra de Clara, fundamental para a conservação e reprodução das raízes culturais brasileiras. Julião Boêmio (cavaquinho), Vinícius Chamorro (violão de 7 cordas), Clé e Tatá (percussão) e Aline Castro (Nega Fuá).

..:: Sexta 17 de julho de 2009

12h30 – Theatro Municipal
“O Mágico de Oz” – Companhia Fio Mágico
A “Companhia Fio Mágico” surgiu há quatro anos com trabalhos paralelos, tendo como professores Manoel Kobachuk e Neiva Figueiredo e utiliza várias técnicas de bonecos de luva, marionetes, haste e vara. “O Mágico de Oz” é um clássico para todas as idades e faz parte de nossas vidas.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Orvalho” – Rogério Gulin
Rogério Gulin dedica-se à pesquisa e execução da viola caipira, desenvolvendo um trabalho de levantamento e registro de Fandango e temas sertanejos. É integrante dos grupos musicais Viola Quebrada, Terra Sonora e Orquestra à Base de Cordas, mantendo também carreira solo, compondo música instrumental brasileira com base na viola caipira. Em 2008 foi premiado pela Funarte, Projeto Pixinguinha - Prêmio Produção, que resultou no CD "Orvalho", gravado com o Terra Sonora. Para esse espetáculo, Gulin estará acompanhado por alguns dos músicos do Terra Sonora.

20h00 – Igreja Matriz
“A Sonoridade do Fole Harmônico” – Grupo de Acordeonistas
O “Fole Harmônico” é um grupo de 14 acordeonistas, cuja identidade está representada por boa música, bem executada em arranjos especiais. Entre os compositores escolhidos estão Ary Barroso, Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Luiz Gonzaga, Sivuca, Lupicínio Rodrigues, entre outros, além do curitibano Waldir Teixeira que é o responsável pela direção artística.

22h00 – Palco Principal
“Filarmônica Orquestra Show”
Formada por alunos e músicos da Filarmônica Antoninense, entidade que há mais de 33 anos trabalha na formação musical e capacitação profissional de jovens antoninenses, a “Filarmônica Orquestra Show” apresenta um show vibrante, no qual são mostrados diferentes estilos de música do Brasil e do mundo, em arranjos de categoria. Este ano contará com a participação especial do músico “Proveta”, reconhecido nacional e internacionalmente por seu trabalho e fundador da Banda Mantiqueira. Tudo com muita alegria e a interatividade provocada pela Orquestra durante o espetáculo.

24h00 – Rua (saída em frente ao Theatro Municipal)
“Grupo de Seresta Canto do Mar”
“Amigos da Música de Antonina” se apresentaram pela primeira vez em 2003, no Festival de Inverno e continuam até hoje fazendo serestas nas casas cujas fachadas possuem placas impressas com nomes de músicas e autores da MPB.


..:: Sábado 18 de julho de 2009

..:: Sábado 18 de julho de 2009


09h00 – Theatro Municipal
Resultado das Oficinas

12h30 – Theatro Municipal
“A Regra Cômica” - Cia dos Palhaços
Os palhaços se uniram e levam até o público um espetáculo com jogos divertidos e interativos. “Regra Cômica” é composta pelos palhaços “Alípio e Sombrinha” (Circo S/A), “Wilson e Sarrafo” (Concerto em Ri Maior) e “Tinoca e Macaxeira”.

18h30 – Theatro Municipal
“Porque o Ogro Vermelho Chorou” – Direção Paulo Marques -Cia PalavrAção de Teatro da UFPR
Inspirada em contos do folclore oriental, com colagens de escritores como Sartre, Shakespeare, entre outros, a peça tem como objetivo despertar a reflexão, falar o que o homem contemporâneo faz com sua solidão em meio à falta de valores. A proposta é discutir ética como estética contemporânea, ou seja, oferecer novas perspectivas para o público, com o uso de metáforas e elementos visuais que representam o cotidiano da sociedade atual. Elenco: Rita Sales, Ana Valério, Gilmar Rodrigues, João Winch, Josiane Maia e Marcos Trindade. Iluminação: Nadja Luciane. Sonoplastia: César Sarti.

20h00 – Igreja Matriz
“Duo Lúdico” – A Música Latina e sua Diversidade
O “Duo Lúdico” não é um duo tradicional de violão, mas sim um duo que tem como objetivo apresentar uma grande diversidade de repertório, incorporando em seus concertos obras para alaúde e voz, violão e voz, violão solo e duo de violões. É composto pela musicista Luciana Lozada (violão e voz) e pelo músico Aluísio Coelho (violão e alaúde)..

21h30 – Palco Principal
Encerramento Oficial

22h00 – Palco Principal
“Soulution Orchestra”
Com um repertório em que constam canções de artistas como Ray Charles, Elvis Presley, Frank Sinatra, James Brown entre outros, a Banda celebra os grandes clássicos da música americana de todos os tempos em um show divertido e de alto nível musical. A “Soulution Orchestra” gravou sete CDs e um DVD, gravado em 2008, com os maiores clássicos do Rock n Roll em versão Big Band.

(Colaboração: Joaniterez Rodrigues da Costa)

4 comentários:

  1. Ao revisor, as datas não seriam pro mes de Julho?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente... será que a gripe do blog oficial pega??? hehehe

    A bagaça já está revisada, eu acho... kkkkkk

    Um abraço Maurício.

    ResponderExcluir
  3. Neutinho.
    Estava desaparecido, entretido em meus afazeres particulares, colocando a casa em ordem como se diz, mas "tamo" aqui de novo. Neutinho, logo logo, começarei a escrever minhas impressões sobre o novo governo, escrever daquilo que entendo, da minha área, engenharia. Já se passaram 6 (seis) meses prá "botar" a casa em ordem. Perguntas? Está na hora de fazê-las, a minha primeira pergunta é saber: Canduca quando é que voce vai mudar tua equipe, colocar aqueles que realmente ajudaram na tua campanha vitoriosa, aqueles que voce prometeu em reuniões que seriam aproveitados???

    ResponderExcluir
  4. neuton a abertura do festival sera com viola quebrada

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE