domingo, julho 5

A CAIXA DE PANDORA DO SENADO...

De: eliphaz levy (eliphazlevy@gmail.com)
Para: neutonpires@hotmail.com
Enviada: sábado, 4 de julho de 2009 17:59:45

C/C Para: adelmir.santana@senador.gov.br; almeida.lima@senador.gov.br; alvarodias@senador.gov.br; acmjr@senador.gov.br; arthur.virgilio@senador.gov.br; demostenes.torres@senador.gov.br; cristovam@senador.gov.br; eduardo.suplicy@senador.gov.br; fernando.collor@senador.gov.br; ideli.salvatti@senadora.gov.br; jarbas.vasconcelos@senador.gov.br; sarney@senador.gov.br; mario.couto@senador.gov.br; osmardias@senador.gov.br; simon@senador.gov.br; garibaldi.alves@senador.gov.br; flavioarns@senador.gov.br; geraldo.mesquita@senador.gov.br; gecamata@senador.gov.br; flexaribeiro@senador.gov.br; fatima.cleide@senadora.gov.br; joaopedro@senador.gov.br; jayme.campos@senador.gov.br; jose.agripino@senador.gov.br; paulopaim@senador.gov.br; renatoc@senador.gov.br; tiao.viana@senador.gov.br; serys@senadora.gov.br; romeu.tuma@senador.gov.br; tasso.jereissati@senador.gov.br; robertocavalcanti@senador.gov.br; renan.calheiros@senador.gov.br; romero.juca@senador.gov.br; patricia@senadora.gov.br; valdir.raupp@senador.gov.br; sergio.guerra@senador.gov.br; paulo.duque@senador.gov.br; wellington.salgado@senador.gov.br; mercadante@senador.gov.br


Existe na mitologia grega a caixa de Pandora que teria sido a caixaque foi enviada por Zeus através de Pandora - filha primogênita deZeus - para ser entregue a Epimeteu - irmão de Prometeu. A tal caixanão deveria ser aberta, mas Epimeteu ao ignorar o aviso e abri-laacabou liberando os males que afligiriam a humanidade dali por diante:a velhice, a doença, a loucura, a mentira, o trabalho e a paixão. Atéacho que tem mais, mas com mitologia não se brinca. E nem se contestao que eles acham que é um mal.

E assim a história se repete e lá em Brasília a caixa de Pandora doSarney foi aberta. Ou, seguindo o pensamento do próprio Sarney, acaixa do Senado. Pois segundo ele (Sarney) a crise é de todos.


Enfim, basta definir depois que a mitologia baixou esses dias emBrasília e mais precisamente no Senado quem é quem. Ainda não sei seSarney seria Pandora, Epimeteu (que alguém fez isso não tenho dúvidas)ou Prometeu (alguém também fez isso). Zeus sabe o que faz.


Agora o estrago está feito. Os mais de 300 atos sigilosos já passaramde 500 e acho que ninguém arrisca continuar a contar quantos seriam defato.


O triste é que eles pintam um quadro dizendo que o melhor é atransparência, a verdade, que tudo deve ser declarado, os pratoslimpos e cara lavada. Mas o quadro pintado é opaco, mentiroso,totalmente debaixo dos panos, os pratos imundos e uma indigesta caralavada que na verdade é a mesma de sempre. Chova ou faça sol.


Independentemente do que diz a meteorologia uma nuvem negra paira noar de Brasília e um mar de lama nasce e promete invadir de vez Senado,Câmara e anexos.


Fora isso vem agora o Lula direto do Cazaqusitão defender o Sarney edizer que ele merece um tratamento diferenciado. Diferenciado por quê?Aí tem. Tem que ter. E ainda criticar o denuncismo e achar que forçasocultas querem derrubar o Legislativo. Na verdade o que está ocultonessa história é a verdade, a decência, o respeito conosco.

Quem na verdade é responsável por querer derrubar alguma coisa sãovocês aí de Brasília.

Lula mais uma vez perdeu a chance de ficar calado no seu quadrado.


E ele (Lula) em vez de usar sua popularidade alta para tentar reverteresse quadro vem fazer papel de advogado do diabo defendendo os seus.Lula na verdade é cheio de mudanças de pensamento. Enquanto erametalúrgico pensava de uma maneira, quando mudou de lado e viroupoder, mudou sua maneira de pensar e agir. Será que Lula é bipolar?


Talvez quem seja bipolar seja Sarney, para não falar que tem duascaras. Suas atitudes e sua arrogância quando tenta se defender do quenão tem defesa são totalmente inexplicáveis.


Esses atos secretos nada mais são do que um roubo agora escancarado denosso dinheiro. É dinheiro público que está escoando pelo ralo e indodireto para o bolso deles. E mesmo assim o governo vem dizer que aarrecadação caiu e que existe déficit público. Vale lembrar que oorçamento do Legislativo é 0,6% do orçamento da União. É MUITO dinheiro.


O mais incrível é ver Sarney dizendo que desconhece tudo isso. Assimcomo Lula no caso do mensalão. Mas valeria lembrar Sarney que foiatravés desses atos secretos que muita coisa rolou para os deles epara ele. Por exemplo: receber auxílio-moradia mesmo tendo residênciaem Brasília; contratar seguranças do Senado para fazer a segurança desua casa em São Luiz sendo senador pelo Amapá; contratar seu neto quefoi demitido e então contratar sua mãe (ou seja, continuou tudo emfamília) e com o mesmo salário; uma parente de Murad, genro do Sarneyque trabalha no Senado mas mora em Barcelona que não é nenhum bairroem Brasília; a filha do ex-ministro Silas Rondeau que aos 22 anos esem nenhuma experiência na área editorial foi nomeada para integrar o Conselho Editorial do Senado; fora outros parentes e amigos. E o piorde todos os atos, é saber que um desses atos secretos ditosdesconhecidos por Sarney foi onde ele com sua assinatura delegou aAgaciel Maia o poder de nomear todos os 81 chefes de gabinete do Senado. Ou seja, a festa foi completa.


Sarney já é macaco velho nisso e não poderia ter essa indecência dedizer o que disse, de negar que não sabe o que se passa na sua casa.Está há 50 anos na vida pública, 19 anos no Senado e já foipresidente. Hoje está no seu terceiro mandato com presidente do Senadoe nisso o Senado cresceu de tal forma que hoje tem 10 milfuncionários, sendo 1/3 de concursados, 1/3 de comissionados e 1/3terceirizados.


E de terço em terço as coisas vão acontecendo em plena luz do dia, nacalada da tarde, e na noite calada. E agora esses atos secretosatacaram a já combalida imagem que tínhamos dos nossos políticos.


E a cada escândalo novo fico pensando o que mais falta acontecer? Seráque ainda falta acontecer mais alguma coisa? Será que precisamos demais provas de que alguma coisa muito séria deve ser feita? E por nós.Eles de lá vão sempre conseguir uma artimanha, uma saída pelatangente, uma renúncia aqui outra acolá, uma MP para salvar uns eoutros, um acordão ali, outro mais adiante. E tudo visando o bem estardeles e o que será melhor para que amanhã num futuro próximo elesvoltem ao reino da Dinamarca que fica em Brasília e está cada vez mais podre.

Não é à toa que realmente começo a acreditar que há algo de podre no Reino da Dinamarca.


E se me perguntassem como me sinto com isso tudo, com essa desfaçateztoda do Sarney (até tu, Sarney?) e de todos que sabem, eu saberia atéresponder, mas não seria cabível reproduzir na íntegra minhas palavras. Que sei são as mesmas de muitos de vocês.


Mas enquanto não precisarmos de atos secretos para certas ações…

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE