domingo, julho 12

FESTIVAL EM ANTONINA UNE TRADIÇÃO E CULTURA...

(Paraná Online - Newton Almeida)
A partir de hoje, a população de Antonina e outros centenas de estudantes, artistas plásticos, músicos e atores devem respirar cultura, durante o 19.º Festival de Inverno da UFPR, em Antonina.
Mesmo com um orçamento menor, em relação ao festival do ano passado, a expectativa é de que um grande movimento de pessoas na cidade durante os sete dias de atividades, entre os dias 12 e 18 de julho. Hoje, a principal atração é o grupo Viola Quebrada, que tocará modas de viola no palco principal.
Douglas Frois/Manuela Salazar/Divulgação
Considerado o maior evento de extensão da Universidade Federal do Paraná, e um dos grandes eventos culturais do Estado, o festival vai promover atividades em toda a cidade, onde qualquer canto de Antonina pode se tornar palco para espetáculos teatrais, musicais, exposições, danças e atividades recreativas.

O professor Guilherme Romanelli, coordenador-geral desta edição do festival, explica: "Por meio da imersão, a pessoa tem a oportunidade de se deslocar para uma cidade, na qual ela vai permanecer durante todo o festival e terá praticamente 24 horas por dia de contato com a cultura".

Nesse ano, o festival terá 60% do número de oficinas do ano passado. Serão mais de 30 espetáculos diários e 35 oficinas, todos gratuitos, que envolvem arte em uma cidade de grande importância para a cultura paranaense.

Neste ano, são 860 vagas para as oficinas, que atenderão pessoas de todas as idades em públicos diversos. A expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas passem por Antonina durante o festival.

Desde a última semana, os preparativos para o festival têm movimentado o município, no litoral paranaense. De Curitiba, partiram três caminhões com equipamentos e 30 profissionais envolvidos.

Segundo Lais Nuracami, uma das coordenadoras do festival, o evento ficou menor nesta edição por conta da crise econômica que deixou os patrocinadores mais comedidos. Para ela, contudo, mesmo assim, o festival não vai perder qualidade.

"Estão sendo ofertadas oficinas para crianças, jovens e adultos. Como acontecem todos os anos, o festival também vai oferecer oficinas para pessoas da melhor idade", conta.



Para esse público, a oficina de destaque É tempo de ser feliz, que visa estimular a criatividade e contará com atividades de alongamento, ginástica, dança de salão, relaxamento e recreação.

Lais conta que ainda estão previstas oficinas exclusivas para professores e alunos da Associação para Pais, Professores e Amigos de Crianças Especiais (Appae). "Essa proposta de integrar a comunidade acontece desde o primeiro ano do festival", afirma.

A coordenadora do festival ressalta que a abrangência das oficinas está ainda mais ampla. Para as crianças, as oficinas são totalmente gratuitas e a programação inclui aulas de desenho, origami, ilustração e quadrinhos, coral, street dance e até mesmo robótica. As atividades prevêem desde ilustração em quadrinhos, com técnicas de mangá e caticatura até a elaboração de esculturas.

Neste ano, no campo da Educação Especial, será ministrada uma oficina voltada para professores, terapeutas, atendentes e alunos da Apae de Antonina. Na dança, haverão oficinas distintas que vão de hip-hop à dança indiana.

O Festival de Inverno da UFPR é aprovado pela Lei Rouanet. Nesse ano, os patrocinadores são a Itaipu Bi-Nacional, a Caixa Econômica Federal (CEF) e a concessionária Ecovia. O festival ainda conta com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da Fundação da UFPR.

A festa de encerramento, no dia 18 de julho, fica por conta da Soulution Orchestra, com um repertório de canções de artistas como Ray Charles, Elvis Presley, Frank Sinatra, James Brown, entre outros.

Serviço

A programação completa, inscrição e informações sobre oficinas, espetáculos, alojamento, hotelaria e alimentação está disponível no site www.proec.ufpr.br/festival2009. A entrada é franca para todas as apresentações do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE