sexta-feira, agosto 7

EU COMENTO - 25ª EDIÇÃO


Por Nerval Pedro Pires da Silva

Quando é que o Canduca vai exonerar o Márcio da secretaria de Indústria e Comércio? É a pergunta que ouço sempre quando paro na rua para conversar. Embora saibamos que seu desempenho é praticamente inexistente, pois além de lhes faltar brilho e competência para gerir os negócios dessa pasta, nos trazem ainda a triste lembrança de quando se encontrava à frente da secretaria da Ação Social, nomeado pelo Kleber.

Dito a mim por alguns funcionários daquele setor, que quando ele por lá aparecia, ficava com uma caneta e papel sobre a mesa rabiscando o tempo todo. Aliás, o Márcio nos revelou-se um perfeito equilibrista – pois entra e sai governo e ele sempre no poder juntamente com o seu petezinho a tira-colo. Incrível! Isso já se tornou contumaz. Até quando este povo haverá de tolerar essa orgia com o dinheiro público, gasto com secretários que não produzem nada?
O Neuton e o Reginaldo, solicitaram através de seus Blogs, que ele mostrasse seu projeto para essa secretaria – ô Neuton, ô Reginaldo! Vocês não acham que estão a exigir de mais? Vocês sabiam que não existe plano nenhum – que tudo corre a deriva neste governo?

Mas, enquanto o Canduca continua a brincar de prefeito, de posse do seu brinquedinho de nome Antonina; que tripudia seu povo - pois não cumpre com o que prometeu em praça pública; que leva para a prefeitura parentes, numa ação conjugada de nepotismo; que dizia em seus discursos que sua companheira seria a penas a primeira dama; que nomeia secretariozinhos a torto e a direito, - um grupelho de pessoas mal intencionadas e de péssimos antecedentes políticos, juntamente com um partidozinho chamado pt, tomaram-lhes suas forças, blindaram-lhe em derredor; tornando-o refém de suas vontades, na maioria das vezes eivadas de intenções escusas - enquanto o povo geme sem benfeitorias, sem benefícios, sem emprego e sem trabalho aos seus filhos e netos que estão aí beirando o desespero.

Nós sabíamos pela experiência adquirida nesses anos em análise aos “políticos” que de vez em sempre pululam por aqui, que o Canduca deixava muito a desejar. Mas nunca imaginamos que era tão fraco assim, a ponto de deixar-se dominar por uma meia dúzia de espertos que estão levando o seu mandato à ribanceira.

Que essa turma que o cercam, use o mesmo instituto de pesquisa que foi usado em sua campanha para aferir agora seu desempenho nesses sete meses de administração, e logo verão o que restou deste mandato natimorto. Ah, antes que nós esqueçamos, aqui vai uma sugestão: que o façam primeiro no meio de sua própria família, tá?
Incorreu no mesmo erro que cometera Kleber, ao supra dimensionar a incompetência, os que não são nada, e ao mesmo tempo, subestimar a inteligência daqueles que foram o cérebro de sua ascensão ao poder. Vai pagar caro por isso.

Voltando as perguntas que constantemente me fazem na rua - eu sempre respondo com a mais absoluta indulgência, que não esperem mais nada do Canduca, nem tampouco esse grito de liberdade - mesmo porque o Márcio já mais será exonerado, pois compõe o grupelho que o dominam, que o blindam e não deixam os fluidos benéficos jamais se aproximar dele.
Por que isso está ocorrendo? Tornaram a me perguntar. Voltei a responder: por que não há outro partido a se impor ao PT e o PRTB – senão vejamos: o seu partido, o PPS, que deveria lhe dar sustentação política, praticamente inexiste. Sua comissão executiva além de sua comprovada inexperiência e timidez é omissa – isso já se exprimia desde o princípio da campanha. Pese-se ainda, que o PPS não elegera nenhum vereador para que pudesse ao menos, assumir sua postura na câmara, e consequentemente neutralizar as forças que o detém.

Por sua vez o PV, partido dotado de pessoas mais preparadas, embora ingênuas, a ponto de não previrem o que se armava contra eles, fora através de um golpe inopinado – no finalzinho da campanha, excluído do processo eleitoral pela executiva regional, que destitui toda sua comissão provisória, e em conseqüência, inviabilizando-o de lançar candidatos a vereadores. Com esse resultado, só restou o PT e o PRTB que unidos, embora representem aqui, apenas uma sinecura de partidos, tomou-lhe a frente e impôs-lhe suas regras, – fica fácil né, quando se encontra um cara fraco pela frente.

Alguém aí da galera sabe me dizer por que de uns trinta anos para cá o povo antoninense vem seguidamente elegendo maus políticos? Vamos abrir aqui um parêntese a esse debate? Vocês topariam?

Talvez nasça neste debate a luz necessária ao esclarecimento geral, e daí, poder dar mais consciência aos nossos irmãos bagrinhos. Mas que seja um debate sério, sem ofensas pessoais a quem quer que seja, e dentro dos padrões de enriquecimento de conhecimento. Isso servirá também para que não caiamos mais nessa de elegermos qualquer um que apareça por aí, e que estes, sejam os últimos desta triste série de pseudos políticos portadores de desamores, de incompetência e do atraso.
(Nerval Pedro é escritor e comentarista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE