sábado, agosto 15

EXPO FNAC - ALBERTO VIANA

Neuton

Segue realease de exposição com tournée pelas oito lojas FNAC. Das 25 fotografias da mostra, 4 foram realizadas em Antonina.

Abs

Viana


Expo FNAC - Antonina/Pr

Alberto Melo Viana expõe nas oito lojas FNAC

O fotógrafo Alberto Melo Viana estará abrindo a exposição Portas, Janelas. Luzes e Sombras, na FNAC MORUMBI, em São Paulo, no próximo dia 17 de agosto, segunda-feira. Viana foi convidado pela FNAC, através da curadora Rosely Nakagawa, para participar, com outros sete fotógrafos (Milton Guran, Walter Firmo, Arnaldo Papalardo, Fernando de Tacca, Eduardo Simões, Leopoldo Plentz e André Duzek) das comemorações dos 10 de anos da loja francesa no Brasil e do ano da França. Cada fotógrafo tem uma mostra individual que vai para as oito lojas. O tour vai até maio de 2010.

Alberto Melo Viana é natural de Vitória da Conquista - Bahia, onde estudou o primário na Escola São José, iniciou o ginásio no IEED e aprendeu a arte da tipografia com seu pai. Há 40 anos sua família foi morar em Curitiba, onde ele está radicado até hoje. Começou sua carreira como fotojornalista em 1975, quando concluiu o curso de jornalismo na PUC\PR. Trabalhou em vários jornais e revistas e tem trabalhos publicados nas revistas Veja, Istoé, Placar, Bizz, Viagem e Turismo e nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, O Estado do Paraná, Gazeta do Povo e Jornal do Estado. Como produtor cultural idealizou e coordenou as Semanas de Fotografia – Cidade de Curitiba, em 1991\92; coordenou o VII Encontro Nacional de Fotojornalismo, em Curitiba, em 1988 e foi coordenador municipal de oito edições do Festival de Inverno da UFPR, na cidade histórica de Antonina, Paraná, onde foi Secretário de Cultura, por oito anos, entre 1997 e 2004. Desde 2006 vem fazendo um mestrado em Comunicação e Linguagens, na Universidade Tuiuti do Paraná, com a banca final para novembro deste ano.

O fotógrafo já realizou seis exposições individuais e participou de várias exposições coletivas no Brasil e no exterior, entre elas I Muestra Latinoamericana de la Fotografia, na cidade do México, 1978; Bienal de Veneza 1979; Rupturas, MASP, 1983; FOTOSUL – A presença do imigrante, FUNARTE, Curitiba, Florianópolis e Ohio\EUA, 1983\84.

A mostra Portas e Janelas. Luzes e Sombras é uma coletânea de fotografias realizadas nos últimos três anos, com uma pequena câmera cyber shot e as 25 imagens foram escolhidas em parceria com a curadora Rosely Nakagawa, que na apresentação da mostra diz que:
“O fotógrafo nascido em Vitória da Conquista, Alberto Melo Viana, é identificado por seu trabalho em fotojornalismo iniciado desde 1975, em Curitiba. Fundador do Atelier de Fotografia, foi criador das Semanas de Fotografia de Curitiba, nos anos 90 e é responsável pelo FOTOMAIL, rvista lúdico\eletrônica (como ele próprio a define)
Sempre preocupado em divulgar a fotografia e a produção cultural e em desenvolver seu trabalho em grupo, o ensaio selecionado nesta mostra é o resultado destas várias funções e interesses.
Viajando pelo país abriu portas para diversos colegas, adentrou janelas para conhecer o Brasil ao longo de inúmeras viagens que realizou pelos encontros de Fotografia da FUNARTE, pelo Mês da Fotografia do NAFOTO e do FotoRIO, onde sua presença é sempre ativa e constante”.

Serviço:
Exposição de Fotografias
PORTAS E JANELAS. LUZES E SOMBRAS
De ALBERTO MELO VIANA
FNAC MORUMBI \ SP 17\08 a 14\09\2009
CURITIBA 21\09 a 19\10
BRASÍLIA 26\10 a 23\11
RIO DE JANEIRO 30\11 a 28\12
RIBEIRÃO PRETO 04\01 a 01\02\2010
CAMPINAS 08\02 a 08\03
PORTO ALEGRE 15\03 a 12\04
PAULISTA \ SP 19\04 a 17\05







Nota do Blog:
Aos antoninenses que acessam este blog e se encontram em São Paulo, taí uma ótima pedida, vale a pena conferir o trabalho do meu amigo, Alberto Viana.

3 comentários:

  1. Quero me congratular com o amigo Alberto Viana, pelo trabalho muito interessante que realiza na arte da fotografia. Aliás, já conhecíamos o seu talento nesta área - com o agravante de não ter esquecido a sua passagem por aqui, expondo o que temos de mais belo e interessante. Embora as nossas divergências em vários aspectos - nunca deixei de admirar o seu talentoso trabalho. Vá, siga em frente.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Nerval
    Obrigado pela força. Mas eu quero dizer que eu vou, mas sempre volto. Ainda quero fazer uma mostra especial com minhas fotografias realizadas em Antonina, cidade que tenho um carinho especial, desde a primeira vez que aí estive, levado pelo amigo Rogério Dias, grande artista plástico, em 1977. Aliás para a convocatória da I Muestra Latinoamericana de la Fotografia, que participei em 1978, tem duas fotografias de Antonina, realizadas ao lado do Mercado Municipal, nessa primeira visita. Costumo dizer que tenho quatro cantos: Vitória da Conquista (terra natal), Curitiba (terra adotada), Antonina (terra do carinho) e Nova York (terra de curtir).
    Obrigado Neuton.
    Aos antoninenses que estão em Curitiba e região, quero dizer que dia 28\09 estarei na FNAC Barigui para um bate papo em torno da espoxição e do meu trabalho.
    Alberto Melo Viana

    ResponderExcluir
  3. Sou admirador de carteirinha do Viana! acompanhei de perto sua paixao em fotografar Antonina e curtir suas paisagens. Parabens e continue sempre assim.Alegre,sorridente,profissional e acima de tudo amigo. Um grande beijo no coraçao.
    Mamed

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE