Pessoal
RENOVAÇÃO é a lei natural da humanidade e a garantia de que o futuro pode usufruir das experiências do passado, com os mais novos ingressando na política e assumindo progressivamente a liderança partidária. A inexperiência neste caso não é documento, mas quando um partido político transfere seu comando para uma nova geração de políticos partidários, há pelo menos uma indicação: as idéias dos mais experientes tem e devem estar atualizadas e sintonizadas com as exigências naturais dos novos políticos.
Este é o primeiro sinal de vitalidade da DEMOCRACIA e uma indicação de que surgirá um partido que pensa diferente do outro.
Todos nós devemos defender uma democracia mais participativa, na qual os cidadãos possam exercer o seu poder de fiscalização, de proposição e de ação para melhorar as suas condições de vida e de convivência social.
Sabemos, entretanto, que tal sistema não mudará a partir dos esforços feitos apenas no seu interior. Para isso é necessário exercer uma pressão "ambiental", de fora para dentro. Ademais, é necessário introduzir na cena pública, de baixo para cima, novos atores políticos com a experimentação de novas formas de participação dos cidadãos: ensaiando e disseminando inovações políticas, articulando e animando redes cada vez mais distribuídas e capacitando uma nova geração de agentes convencidos da democracia como valor e dispostos a encarar o desafio de reinventar a política.
O ideal seria conseguir reunir todos os elementos favoráveis em uma mesma proposta de reforma partidária, ou melhor, um tipo de reinvenção da política mesmo. Ao que tudo indica isso só é possível em pequena escala, precisamos primeiramente focalizarmos nossas atenções, as nossas ações em localidades específicas, que é o caso de Antonina. O Foco seria criar comunidades partidárias com elaborações de projetos. E não o que vem acontecendo últimamente, projetos sendo elaborados simplesmente para vencer eleições.
Peguei como exemplo um projeto de política partidária desenvolvido pelo FIEP que, passo-a-passo comprrende as seguintes metodologia:
1) Instalação do Comitê de Articulação;
2) Articulação da Rede;
3) Seminário Visão de Futuro;
4) Pesquisa Diagnóstico dos Ativos e Necessidades;
5) Elaboração do Plano (com horizonte estratégico);
6) Agenda Local para os Biênios;
7) Pacto pelo Desenvolvimento;
8) Realização da Agenda (incluindo um Projeto Demonstrativo).
___________
NOTA.:
Espero que o amigo Bacunauta participe desta renovação, filie-se em um partido político e comece a nos ajudar, vamos primeiro arrumar a nossa casa, depois vamos cuidar do jardim. Vamos por etapas, tenho certeza que estaremos rumando para o sucesso…
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE