terça-feira, outubro 6

EU COMENTO – 28ª EDIÇÃO

explosao-atomica2

Por Nerval Pedro Pires da Silva

Suponhamos que surgisse um líder aqui. Um líder na acepção da palavra – que fosse antoninense nato, com carisma e essas coisas todas. E, convocasse o povo para discutir os problemas que mais o aflige em uma das praças públicas de nossa cidade, de preferência a Praça Coronel Macedo.

Muito bem! Que depois de encaminhados e debatidos os problemas, ele conclamasse esse mesmo povo a irem juntos em passeata até à frente da prefeitura, e, chamar o prefeito para uma conversa, e expor-lhe tudo o que fora discutido e aprovado no encontro, ensejando dele uma pronta solução. Hiiiiiii! Apague, apague, apague. Já estou invertendo tudo, colocando a carroça à frente dos bois. Não é nada disso. Vamos começar tudo de novo.

Que tal se surgisse de repente do seio do povo, um sujeito preparado, sobre tudo bem intencionado, e, através da Rádio Serra do Mar; de panfletagem entregue em mão em mão, e com algumas voltas pela cidade e periferias, num desses veículos barulhentos que de vez em sempre trafegam pelas ruas fazendo propaganda do comércio - de preferência com um locutor de bom timbre de voz, fazendo um chamamento a este evento, a fim de discutirem os problemas que mais lhe afetam.

Huuummmmm! Até aqui nada de mais – eu até aposto que isso seria possível! Quanto daqui pra frente... Bem, tenho lá minhas dúvidas – já não apostaria nem mesmo um real furado. Se não vejamos:

No dia e hora marcada, apareceria por lá uma dúzia ou mais de pessoas interessadas, prontas a querer participar e a colaborar com o movimento - isso eu tenho a absoluta certeza.

Outras também por certo apareceriam, mas, desta feita, de mansinho, por trás das moitas de arbustos, ou, do outro lado da rua com os braços cruzados, apenas como meros curiosos, sem querer se comprometer com nada!

E a maioria da população? Ah! Esta sim, com toda a certeza... Não compareceria. Uma porção deste talvez nem lembrasse mais que pela manhã passou um carro de som em frente a sua casa e o convidou para o evento. Outra porção estaria nesse exato momento em suas casas, diante do seu televisor assistido a programação da Globo com certeza, fazendo pouco caso do evento até com críticas e chacotas aos seus promovedores.

E a terceira porção, hem? Esta, então, ficaria esperando que os que lá comparecessem resolvessem os problemas por eles.

Estou certo ou errado em minhas conjecturas? Conclusão: o promotor do evento - coitado deste, além de ter que arcar sozinho com todas as despesas, teria ainda que dar por cancelada a reunião por falta de interesse coletivo. Quá, quá, quá!

De tudo isso, valeria uma citação sentenciosa: “de nada vale ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmo” – Confúcio.

Gente, “o meu ofício é dizer o que penso” - Voltaire

Nerval Pedro além dessas coisas é um gozador também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE