segunda-feira, outubro 5

QUEM RESPONDE???

De: eliphaz levy (eliphazlevy@gmail.com)

Para: Neuton Pires (neutonpires@hotmail.com)

Com quais argumentos provarei que os livros atribuídos a Moisés foram escritos por ele no deserto? Poderei afirmar que ele os escreveu para lá do Jordão quando ele nunca o atravessou? O livro do Gênesis é literal ou alegórico? Como pôde haver tarde e manhã no primeiro, segundo e terceiro dia, se o sol só foi criado no quarto? Como entender a separação entre a luz e as trevas, sendo que as trevas são apenas a ausência da luz?

E a história dos anjos que se tornaram amantes das filhas dos homens e elas conceberam gigantes, me apoiarei no livro de Enoque para explicá-la, já que Gênesis 6 foi extraído do capítulo 7 deste mesmo livro?

O que comeram os animais colocados na arca durante um ano, sem contar o período em que a terra nada podia produzir? Como poderei justificar as mentiras feitas por Abraão, que fez sua mulher passar por irmã no Egito e em Gerar, deixando-a ser amante daqueles reis e no final ainda aceitar seus presentes?

Por que ordenou Deus a Abraão que toda a sua descendência fosse circuncidada e não deu a mesma ordem á Moisés? Como direi que a aliança de Deus com o patriarca da fé teve como sinal exterior o corte do prepúcio do pênis? O que direi quando for necessário justificar as bênçãos lançadas sobre Jacó que trapaceou a seu pai?

Como pôde o faraó perseguir os judeus com a sua cavalaria, uma vez que na quinta praga Deus fez perecer todos os seus cavalos? Como explicarei: a lei mosaica proíbe comer lebre porque rumina e não tem cascos fendidos, mas sendo que é o contrário, ela não rumina e tem as patas fendidas? Que direi de Jefté que sacrificou sua filha e foi responsável pela morte de 42 mil efraimitas que não sabiam pronunciar shibolet?

Como pode Jonas sobreviver três dias no ventre de um peixe e além disso, Jope é cidade marítima mas Niníve não! Onde o dito peixe o teria vomitado?

Estas perguntas e afirmações foram feitas pelo frei Domênico Zapata, professor de teologia na Universidade de Salamanca, no ano 1629. As respostas ele nunca as obteve dos mestres da igreja na época ou melhor, teve...foi queimado vivo em 1631 em Valladolid.

A minha homenagem a tantos que perderam suas vidas e a outros tantos perseguidos só por terem ousado contrariar a tradição vigente.

Como bem disse Aristóteles:

“Aquele que busca a verdade deve tanto quanto possível duvidar de tudo.”
wanderleyx.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE