sábado, novembro 7

ESPAÇO DO FUTEBOL…

29 de maio

(Foto - colaboracão: Alcimar Meira – Créditos: Marcos Porvinha)

O meu amigo Washington ídolo do Fluminense e Atlético Paranaense, luta pela vida.

O torcedor do Atlético Paranense e Fluminense com mais 30 anos certamente se lembra do Washington e certamente do “Casal 20″.

assiswashington

A dupla formada por  Washington (à direita na foto abaixo) e Assis (esquerda) no Atlético-PR em 82 foi decisiva para o Tricolor carioca conquistar o tricampeonato estadual em 83, 84 e 85 e o título brasileiro de 84.  Washington foi um centroavante que marcou seu nome nas Laranjeiras. Alto, era forte no jogo aéreo. Sem ser um primor de técnica, fazia muito bem o trabalho de pivô, servindo a Assis, Romerito e outros companheiros de time.

Washington César Santos, nascido em Valença (Bahia) em 3 de janeiro de 1960, sofre com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que afeta os movimentos, o sistema respiratório e a fala. Há quase três anos, luta contra a enfermidade, que não tem cura.

Apesar dos efeitos da doença - está bem magro e aparenta bem mais do que os 49 anos que tem - Washington não desiste da luta pela vida. Lúcido, relembra com carinho e orgulho os tempos que defendeu o Fluminense (de 1983 a 89). As boas atuações no clube carioca o levaram à seleção brasileira. Fez quatro gols em nove jogos com a camisa do Brasil, incluindo quatro partidas pela equipe que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (EUA), em 87.

Apesar de contar com assistência médica,atenção dos familiares e medicamentos repassados pelo Governo do Paraná, Washington vai precisar, no futuro, de dois caros equipamentos para melhorar sua respiração. Um deles custa R$ 80 mil.

De uma forma ou de outra precisamos ajudar Washington, que foi um jogador que deu muitas alegrias a milhões de torcedores.

NELSINHO-WASHINGTON-NEUTON

A carreira de Washington

Clubes:

Galícia-BA, Corinthians, Operário-MS, Internacional, Atlético-PR, Fluminense,  Guarani, Botafogo, União São João, Desportiva-ES, Santa Cruz, Figueiras (POR), Fortaleza e Foz de Iguaçu-PR

Títulos:

Campeão gaúcho 1981, campeão paranaense 82, campeão carioca 83, 84, 85 (Fluminense) e 90 (Botafogo), campeão brasileiro 84, campeão capixaba 92, campeão pernambucano 93 e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 87 (seleção brasileira)

(Fonte: http://colunas.globoesporte.com/memoriaec/tag/washington-fluminense-casal-20/)

2 comentários:

  1. http://sportv.globo.com/Sportv/2009/videos/0,,SRI1146404-17088,00-DOENCA+GRAVE+AFETA+IDOLO+DO+FLUMINENSE+WASHINGTON+E+SENSIBILIZA+VETERANOS+T.html

    ResponderExcluir
  2. Neutinho.
    Na foto do 29 repare nos braços "soltos" de Leonel Bambu, coxa-roxo! Mas prá esse maravilhoso baiano Washington, antoninense adotivo, minha sincera saudação de torcedor atleticano e expectativa de melhoras, meus pensamentos positivos voltados na sua recuperação.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE