sexta-feira, novembro 27

O GRITO DOS EXCLUÍDOS... GUARAQUEÇABA PEDE SOCORRO

1194147338_google_guaraquecaba

Sou G. M. M.,  professora do Estado nesta região, não posso me
identificar por temer represálias.
O Governo  e a Assembléia Legislativa do Paraná não conhecem a região de Guaraqueçaba. É fácil provar isso.
Que benefícios tem Guaraqueçaba por ser uma área de preservação?
Muito pouco, quase nada. Temos uma Fundação Boticário que apenas mantêm o parque de mesmo nome, uma ONG (SPVS), que cuida de 26.000 hectares para a The Nature Conservancy (um grupo de empresas americanas), e não investe em nenhum centavo no social, emprega algumas pessoas como guardas-floresta e nada mais.
Diz-se na região que melhor seria se tivessem nascidos como
mico-leão-dourado micoleao ou outro animal qualquer. Os Royalties que o município ganha não chega ao povo, mas serve para pagar os salários dos mais chegados ao prefeito.
Não se pode tocar em nada, nem para matar a fome; preserva-se a caça mas onde fica o homem?  Não há cursos profissionalizantes nem para os que têm renda, imagine para os que não têm? E a  EMATER? É apenas um cadáver a espera de sepultamento.
Venham conversar com o povo. Alcoólatras e viciados em maconha e crack  têm muitos por aqui.  A economia da região é movimentada pelos aposentados rurais que criam os seus netos e netas que não vêm a hora de cair fora da região.

 A Ausência do Governo

Nos 90 km de péssima estrada de chão que separam o município de Antonina da sede do município de Guaraqueçaba não temos nenhum posto de saúde mantido pelo Governo do Estado, há um Posto Médico em Tagaçaba de Baixo (o segundo pólo mais importante a 46 km da sede municipal),  mantido pela Igreja Batista e a Prefeitura.

Quantos já morreram por falta de um soro antiofídico? Que eu saiba, muitos...

Os moradores destas localidades: Cedro, Itaqui, Potinga, Tagaçaba de Baixo e de Cima, Serra Negra, Açungui, Bananal, Morato, Batuva e Rio Verde; preferem encher os Postos Médicos de Antonina. Pagam  R$ 20,00 (ida e volta), para chegar lá, quando  não vão direto a Paranaguá.
O hospital que o Governo diz estar fazendo em Guaraqueçaba está começando a ruir antes começar a operar.

hospital-01-08-08-025-470x351
Não há  um só centro de inclusão digital  nos 90 Km de estrada, a PR 405, que liga Antonina á Guaraqueçaba.

Para piorar a situação, para acesso a internet os moradores da região precisam fazer uma ligação para o município de Antonina, o que torna o acesso discado inviável . (O Blog do Bacucu com Farinha, nem pensar por lá)

É sério pessoal!
A Extensão do Município
O que se faz na sede não beneficia a todos os munícipes. O município é muito grande, além da parte territorial há inúmeras  ilhas, cujos moradores em extrema dificuldade precisam se deslocar a sede do município sempre que precisam cuidar da saúde. O mesmo acontece com os moradores das localidades já mencionadas que estão a mais de 40 km da
sede municipal. A Prefeitura é um verdadeiro cabide de empregos, 80 % da folha de pagamento é só para pagar funcionários.
Guaraqueçaba Merece Tratamento Diferenciado A APPA de Guaraqueçaba merece um tratamento diferenciado. Vivemos numa região onde se fiscaliza o mosquito e deixa-se passar o camelo.
Sabe-se como vai o papagaio da cara roxa e nada se sabe sobre as
nossas crianças que andam com os pés no chão. Mais de 70% das terras de Gçaba são posses não legalizadas onde   a maioria dos que lá produzem (banana, mandioca, palmeira real;), o fazem para a subsistência. (A estrada para o escoamento dos produtos é péssima).
023_trilha_do_telegrafo

Quem quer ser produtor rural nesta região meus amigos!
O Governo está pedindo o  cadastramento no CADEPRO –  Cadastro de Produtores Rurais, o não cadastramento fará com que os moradores da zona rural paguem  ICMS e percam o benefício especial de  zona rural.
Numa região em que  IDH é o menor do Paraná, imaginem vocês o dano  social  que  isto  irão  causar  a  vida  dos  pobres guaraqueçabanos. O Governo irá  roubar o direito dos pobres que vivem na zona rural e por isso merecem pagar luz de zona rural. Vá reinventar a roda em outro lugar quem criou tal idéia.
Imagem 073 

VAMOS COLOCAR UMA CANCELA NA ENTRADA DO MUNICÍPIO E DECRETAR FALÊNCIA. QUEM QUISER ENTRAR VAI TER QUE PAGAR.

(Colaboração: Fortunato Machado)

7 comentários:

  1. VAMOS COLOCAR UMA CANCELA NA ENTRADA DO MUNICÍPIO E DECRETAR FALÊNCIA. QUEM QUISER ENTRAR VAI TER QUE PAGAR.

    DO JEITO QUE "RODA A BAIANA", LOGO...LOGO, VÃO POR GRADE EM GUARAQUEÇABA E AQUELES GRINGOS SARDENTOS E BRANCÃOS JOGARÃO AOS GUARAQUEÇABANOS BANANA E AMENDOIM. LÁ COMO AQUI, SE NÃO TOMARMOS CUIDADO, QUEM FICAR NA CIDADE SERÁ UM ANIMAL EXOTICO, OU SEJA, GUARAQUEÇA E ANTONINA VIRARÃO UM ZOOLOGICO. O QUE NOSSOS AVÓS, TIOS, PRIMOS, IRMÃOS, SOBRINHO..., PRESERVARAM, NEUTON, HOJE SÃO TAXADOS DE PREDADORES. ESSES PSEUDO-AMBIENTALISTA, PARA MIM SÃO PROXENETAS DA MATA ATLÂNTICA, GANHAM MILHÕES DE DÓLARES DOS GRINGOS PARA PRSERVAR "A NATUREZA" A DELES, FAZENDO TIPO EM ANTONINA E GUARAQUEÇABA, DEPOIS QUE TIRAM AQUELES TÊNIS FEDORENTOS, AS CAMISETAS RASGADAS, A BERMUDA POÍDA, SÃO OUTRAS PESSOAS. MORAM NOS BAIRROS MAIS XIQUES DE CURITIBA, FREQUENTAM BALADAS QUE A CONSUMAÇÃO SÃO 100 PAUS. E TEM OTÁRIO EM ANTONINA QUE OS DEFENDEM, AGORA DEFENDER OS NOSSOS CAIÇARAS QUE FORAM EXPULSOS DA MATA NINGUÉM DEFENDE, TUDO E MODISMO. F.D.Ps. GRILARAM TODAS AS TERRAS DE ANTONINA. PARABÉNS A@# DO C%^%$#IO, M@#$CA, LE%$#@DINO, PE#$%^&NHA TODA ESSA CAMARILHA, QUE VENDEU AS TERRAS DE ANTONINA PARA ESSA ONG SEMITA.

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe me dizer o que o Presidente e o Diretor (nomeado por eles mesmos) da "Fundação de Esportes de Antonina" fizeram até agora pelos Esportes de nossa cidade? Quantos eventos realizaram? Quais projetos apresentaram?
    Senhor Canduca está na hora de afastar estes apadrinhados que estão aí só para receber os seus pagamentos, já que enquanto isso temos um monte de crianças e jovens desocupados partindo para outro caminho. Por favor pede para que estes dois saiam de baixo do jikiti e trabalhem um pouco ou peçam o boné e deem o lugar para que quer trabalhar e se olharmos bem, existe muitas pessoas qualificadas para esta função.....

    ResponderExcluir
  3. Neuton, essa é uma discussão de Guaraqueçaba que é muito importante. O Reginaldo que vive lá na região do Bairro Alto, pode fazer uma memória de todo o acontecimento naquela, resgatando a memória daquelas pessoas que viveram esse momento tão atribulado em Antonina. Como px. Porque o pistoleiro Arariba, foi assassinado no Bairro Alto? Quem trouxe esse pistoleiro para Antonina? Para quem ele trabalhava? Se as terras de Antonina eram devolutas da União? Quem as regularizou e como?
    Neuton não podemos perder essa memória dos nossos sábios idosos caiçaras. Assim como perdemos a memória de Relem, Alceu Cachorrinho, D. Ninira(mãe do Alexandre Bélem) excelente contadora de histórias e estórias.

    Quando ao anônimo acima, essa problemática de gestão pública, escandalizada por ele é importante. Mas , não é isso que se esta debatendo na matéria postada.

    Penso que esse anônimo, como diz o Romário: QUER SEMPRE VIAJAR NA JANELINHA DO AVIÃO", ele está errado, pois tira o foco da discussão.

    ResponderExcluir
  4. Se a desgraça dos vizinhos servir pralguma coisa, servirá de estrábico e canhestro consolo:- até que não estamos tão mal assim... mas com um poquinho de 'esforço' de nossos governantes, a gente chega lá...

    ResponderExcluir
  5. Prá Guaraqueçaba o melhor é anexar seu território ao Estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Áté qui o conselho é bom. Melhor ser afilhado de rico falido, do que ser filho de pobre desvalido.

    ResponderExcluir
  7. Você não gosta de preservar o Meio Ambiente? Não gosta de preserver a Mata Atlântica que ja foi tão destruída desde o descobrimento do Brasil pelos Portugueses? SIMPLES: cai fora daí! O Estado do Paraná tem outros 398 municípios para a senhorita morar, muitos com Meio Ambiente Natural bastante prejudicado pela atividade agrícola, do jeitinho que a senhorita gosta.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE