terça-feira, novembro 24

PADRES, REPÓRTERES E PIMENTA...

JeffePor: Jeffe Picanço

Nunca tive vocação para padre. Mal fiz minha primeira comunhão, sequer coroinha fui. Repórter, já considerei seriamente sê-lo aos 17 anos, quando meu tio, o jornalista Edilson Leal, me convidou para ser “foca”, ou auxiliar de reportagem, na Folha de Londrina. Ao final, não deu certo.

Mas naquele tempo conheci meu mano, Davi Felismino, ele sim um repórter de mão cheia: aos 18, publicou uma reportagem sobre os bóias-frias do norte do Paraná no Jornal Movimento, um importante jornal de esquerda da época. Foi fazer jornalismo na UEL, depois sumiu pelo mundo, tentando viver uma vida alternativa: plantar, colher, viver, ser socialista na prática.

Uma vez, lendo um de meus textos para o jornal do colégio Marista de Londrina, Davi me perguntou se eu nunca havia pensado em fazer jornalismo, e que eu fazia bons textos. Vindo dele, um escritor de mão cheia e que compunha, junto comigo e com nosso amigo Mauricio Marchese, hoje um competente professor de biologia da mesma UEL, uma espécie de “Exército Brancaleone” do movimento estudantil londrinense da época, eu considerei muito seriamente a hipótese de ser jornalista.

Tudo isso se passou na efervescente Londrina dos anos 70/80, uma cidade pujante e imaginativa, e que durante a Ditadura foi um forte reduto oposicionista, em lugar da pacata e governista Curitiba. Éramos, como todos os jovens, absurdamente confiantes em nós mesmos e no futuro.

Isso faz muito tempo. Hoje sou um geólogo esforçado e um bloguista eventual. Dou um duro danado pelo Brasil afora a escavar terra, procurando minérios e lugares para enterrar dutos, subindo morros e descendo rios, algumas vezes em lugares bonitos, outros lamentáveis.

Mas gosto de escrever e gosto muito da minha terra, a qual deixei há muito tempo atrás. Tenho muitos amigos e parentes nessa Capela que eu amo e, como todos meus colegas de blog-jornalismo, quero vê-la melhor e mais justa. É com este fim que decidi montar meu blog e interagir com meus conterrâneos, mesmo com minhas atividades profissionais me levando pra longe. O sucesso disso pode ser medido pelo meu blog e pelo gentil convite do meu amigo Neuton Pires pra escrever semanalmente aqui no Bacucu com Farinha. Desde então, tenho procurado estar mais atento às coisas e fatos de minha terra, e a internet tem sido uma boa ajuda neste sentido.

Recebi pela minha ultima crônica um respeitoso comentário, dizendo que faltava pimenta em meus escritos, e me colocava mais como padre que repórter. Tanto faz se me consideram chato ou não. Eu gosto de discutir, com ou sem pimenta, questões como saúde, educação, cultura, num nível e numa potência que aumente o debate e traga soluções para nossa Deitada-a-beira-do-mar.

No entanto, eu também gosto de ser justo. Não vou ficar em diz-que-me-diz de fulano com ciclano que nem conheço, nem em discussão de baixarias, tendo como exemplo recente as que ocorreram na blogosfera capelista no inicio do ano. O nível geral da conversa dos anônimos, quando os blogs, como o Neuton e o Reginaldo os permitem, cheira a ralo. Nada contra quem gosta, mas o nível em que é travada a discussão é sinônimo de pobreza de espírito e má-fé. Por favor, menos...

Por que nós, bagrinhos, nunca conseguimos, com as exceções de praxe, um nível elevado de debate? As discussões nos blogs têm que ter respeito e ética. Se não for nesse nível, não quero brincar. Desculpem, aprendi isso na mesa do almoço da minha casa paterna, na Rua Coronel Libero, 74, em Antonina.

9 comentários:

  1. Jeffe Picanço.
    Considero-o um dos herói nesse time formado por mais Neutinho, Reginaldo, capitaneado pelo Eduardo Bó. Nossa capela nada mais é do que um caldeirão que ferveu, esfria e ainda solta faíscas. Seu desabafo é o meu desabafo, não desanimes. A faísca atirada por esse "diabinho" não é nada, não ofusca teu grande brilho. Peço, continue, sempre alerta!

    ResponderExcluir
  2. O que? Capitaneado por E@#$%& B%$#? Jeffe pelos seus escritos, no meu entender, está anos luz em conhecimento. Jeffe quer agregar, fazer a incluçao das pessoas, participação, solidariedade...não é um ditador, como o B@#$%. Esse famoso "diabinho provocador" é o mesmo que bate e assopra, conhecidíssimo nos blogs antoninenses, tem endereço fixo e IP a descoberto.
    Penso que o Jeffe, segue a linha de Paulo Freire: "Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: OS HOMENS SÓ SE LIBERTAM EM COMUNHÃO."

    ResponderExcluir
  3. Perfeito o seu texto
    Mas nao esquente,p algumas pessoas defecar palavras é facil
    Ler algo importante com conteudo e entender é muito dicil.
    abço e segue o barco (quer dizer os textos)

    ResponderExcluir
  4. Pois é... a perfeição só tá no céu.... tá na hora do 'homem perfeito' mudar de dimensão, que esta vida é moldada muito mais pelas paixões do que pelas virtudes. E paixão tem cheiro de ralo e de privada mesmo. É isso que se vê aqui. A esse respeito, é bom salientar que todos temos o atavismo de demonizar as paixões e santificar as virtudes, como se, santos e pecadores não se sentassem na mesma privada e ali, inexoravelmente, sentissem o cheiro de ralo e de esgoto.... não adianta dar uma de padre ou de pastor. Todos somos feitos da mesma matéria. Duvido que o nosso bem intencionado cronista não leia TUDO o que o 'back ground' publica.... Aliás, por que misturar considrações tão puras, com o cheiro de ralo que exala destes blogs???? Não era melhor abandonar este blog e ir pregar na igreja? Sai dessa, o pseudo!!!! Uns mais outros menos, somos todos feitos do mesmo barro!!!! E tem mais: as desgraças de Antonina não estão nas pessoas virtuosas que aqui vivem silenciosamente, e que são muitas. Com estas, não é preciso nos preocuparmos. (pena que justamente estas fogem da política, como o diabo da cruz) - As desgraças da cidade estão ligadas às paixões de pessoas de virtude duvidosa, que, por incrível fatalidade, ou inexorável atração, procuram funções p.......... (esclarecendo:- o 'p' não é de 'p...a' e sim de 'pública'

    ResponderExcluir
  5. é melhor botar os pingos nos iiii. quem deu a cara pra bater só foi o Neuton e o Regi.

    e mais outro pingo nos iiiii - até onde sei, o Neuton é o capitão de si mesmo, e leva uma porção de gente embaixo do braço.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se o Dono do blog concorda, mais parece que a linha do blog é 'botá a boca no trombone' o Jeffe é muito boa gente, mas o estilo dele é muito 'fino' pra falar de coisas que são acinte, canalhice e estionato contra o povo antoninense. Remexer esterco, isso fede mesmo, o qui é qui se vai fazer.... Mas esse é o esterco que jogam em nossas ruas e pra dentro de nossas casas e ainda somos obrigados a chamar essa gente "otoridades"...

    ResponderExcluir
  7. chi!!!!... quando o caldeirão ferveu, o capitão se mandou pra Manaus.... Largou o abacaxi, ou melhor, o palmito pros outros descascarem.

    ResponderExcluir
  8. O Jeffe tem blog próprio e publica aqui. então, é porque, no blog dele, quase ninguém ia ler.... não tá certo, então, meter bronca na linha daqui, que é essa linha que traz sucesso pro blog, sem contar também a linha humoristica que é muito boa e nessa onda, uma porção de gente tem paciência pra ler o que Ele escreve também.

    ResponderExcluir
  9. padre quase num tem, mas se depender de número de pastor, a terrinha aqui seria a mais perfeita do mundo, que importa pastor até de morretes, mais parece que não tá adiantando. tem é que largá o pau na orelha da malandragem mesmo, qui eles tão poco ligando pra palavras boa e educadas, qui só sentem receio quando le salgam o rabo.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE