sábado, dezembro 5

O CHEIRO DO RALO...

Jeffe Por: Jeffe Picanço

Infelizmente o trabalho me impediu por alguns muitos dias o acesso à internet, aqui nas bibocas do Vale do Paraíba e Região Bragantina, em São Paulo, onde me encontro desde outubro. Foram dias de muitas paisagens bonitas e muitos morros e regiões de difícil acesso, comandando minha brava equipe pernambucana, cerca de trinta pessoas e sete veículos, desde carros de passeio até caminhões, atolando e desatolando pelas estradas barrentas pelas chuvas de dezembro. Em geral, chego à noite em casa, tão cheio de lama e cansado, que só quero meu travesseiro.

Voltando ao assunto da semana passada. Não, não sou uma pessoa perfeita. Tenho muitos defeitos e vícios, confessáveis e inconfessáveis. Os inconfessáveis ficam para o divã do psicanalista. Entre os confessáveis, confesso que sim, leio quase tudo o que se publica de comentário na blogosfera capelista. O que não me obriga a concordar com o nível ou com o conteúdo das postagens.

Sim, também sinto o cheiro do ralo. Trabalhei com muita gente, desde gente boa e virtuosa até com gente calhorda, falsa desonesta, e mesmo com pistoleiros e assassinos. Não posso dizer se fui uma pessoa boa e honesta para com todas estas pessoas, e tenho certeza que não fui sempre bom, nem sempre ruim. Posso dizer, no entanto, que sempre dei boa conta de mim, e sempre procurei tratar igualmente a todas as pessoas com quem convivi.

Quanto às coisas de Antonina, como estou de longe, eu procuro pensar muito antes de falar alguma bobagem, ou cometer alguma injustiça pelo meu natural desconhecimento de fatos e de pessoas. O que não quer dizer que não veja coisas ruins na cidade, na atual administração, na postura das pessoas. Mas, como já disse tantas vezes, olhada de longe, Antonina não é o melhor lugar do mundo, mas também não é o pior como às vezes as postagens façam parecer.

O que me preocupa, isto sim, é que algumas pessoas, na impunidade do anonimato, funcionem como manada, criticando por criticar, sem responsabilidade. Lendo as listas de comentários, afora os comentários inteligentes de sempre, tudo parece maledicência, bravata, mesquinharia. Quase como a história do “maciço comparecimento” dos internautas descontentes na sessão da Câmara Municipal da última terça-feira, conforme li aqui no Bacucu. Indignação anônima e virtual. No final, a montanha pariu um rato...

Tenho meu próprio blog, com uma linha diferente do Bacucu Com Farinha. Isso nunca foi problema, nem pra mim nem pro Neuton. Como diz a música, cada um no seu quadrado.  Gosto de ler o Bacucu, assim como o Bó, o Reginaldo, O Antonina Viva, o Jequiti, o Mundo Capelista e o Revistaria Calixto. Acho que aí sim estamos construindo algo realmente novo na cidade, algo mais transparente e participativo. É assim que tem que ser. Daqui a pouco Morretes vai querer copiar...

8 comentários:

  1. O Estado é coisa pública. RES PUBLICA. Ouvi dizer que, na democracia, o poder pertence ao POVO, que transitoriamente nomeia as pessoas encarregadas de exercer esse poder.
    Essa entidade chamada 'POVO' tem todo direito de se manifestar publicamente na vigilância do poder que lhe pertence:- seja para elogiar, seja para concordar, seja para criticar, seja para reclamar, isso tudo também publicamente.

    Ocorre que as pessoas que receberam a outorga do Poder concedida pelo povo, a partir das diplomação, além da personalidade privada, passam a ter uma outra:- tornam-se ÓRGÃO DO ESTADO. O povo, quando exerce sua fiscalização e a cobrança que disso resulta, por evidente que não se dirige aos prédios em que o Estado se abriga. Dirige-se às pessoas que revelam o Estado, naquele poder concedido pelo povo. Essas pessoas, enquanto pessoas públicas, estão sujeitas à inteira apreciação do povo que elegeu. Não é a personalidade privada. Esta permanecerá infensa à investidura assumida. Mas a personalidade pública, não só pode, como DEVE ser vigiada, cobrada e criticada publicamente pelo povo.

    Em nenhum momento da história, o poder da informação e sua difusão se tornou tão forte e tão livre como hoje se vê. E é justamente o poder da informação transmitida que faz com que a DEMOCRACIA brasileira não seja uma VILANIA maior do que a que se verifica todos, todos, todos os dias nos noticiários.
    Aqui em nosso reino, e nem se poderia exigir outra coisa, a imprensa escrita e falada é modesta, e não tem a independência econômica para exprimir idéias que contrariem a VILANIA local, como tem, por exemplo, a BAND NEWS FM, que, em alguns dias, as expressões dos repórteres não foram muito diferentes, em relação à CANALHICE NACIONAL, do que se vê neste Blog.
    Os Blogs de um modo geral e principalmente este e um outro, representam a independência que os órgãos de divulgação local não tem.

    Posso estar errado, mas me parece que as pessoas que invectivam contra o linguajar rude e popular que aqui aparece, nunca se levantaram às quatro da manhã com filho doente, com febre, pra pegar uma ficha e ser atendido, quem sabe, no dia seguinte.... E até lá? Chá e melhoral pra criança.... Nunca tiveram um pai querido que após setenta anos de trabalho, é recusado pelo hospital pra morrer em casa.... Depois dessas, se fosse comigo, garanto que estaria disposto a tudo:- muito, muito mais do que a revolta, a angústia, e as expressões de desespero que se vê aqui, contra pessoas que vêm o poder, infelizmente, como fator de ascenção social, vaidade humana, oportunidade de 'ficar bem de vida' de ter vida farta, porque o Estado paga até farra de boite...

    Tenho pra mim que nada é perfeito. Não queiram que, neste blog, ao se evidenciar o desespero dos cidadãos, se usem expressões da corte francesa.
    Gostei demais das palavras muito ponderadas de uma pessoa que transparece alta espiritualidade e muita grandeza de alma, a dizer, em outro local deste blog, que:- " Prefiro ser condenado porque gritei demais do que porque fui hipócrita" ... "Prefiro ser condenado porque ridicularizei, do que porque relativizei"
    Faço meu o time que essas palavras indicam.

    O mínimo que os órgãos do poder aqui deviam fazer era dar satisfações ao povo da razão pela qual aqui NÃO SE FAZ NADA em prol das aspirações da cidade, muitas delas, da própria classe rica desta terra, como os empresários.
    Mas se faz, sim, a brindagem de valores públicos a pessoas particulares, como se vê num muito comentado decreto do sr. Prefeito a um de seus protegidos, concedendo-Lhe, além do que já ganha, isso que chamam de TIDE.
    SOLIDARIZO-ME INTEIRAMENTE COM O MEU POVO. DEPUREM AS PALAVRAS RUDES MAS SINCERAS E DÊM ATENÇÃO À ANGÚSTIA, À REVOLTA E AO DESESPERO QUE AS PRODUZIRAM.

    ResponderExcluir
  2. Quem comete adultério fecha bem a porta pra ninguém ver. Mas a familia pressente:- o pão na mesa fica escasso, prestações começam a ficar penduradas, há inúmeras desculpas esfarradas, há inúmeras promessas fantasiosas, começa a faltar dinheiro para as precisões familiares..... ninguém, na familia, viu, mas sabe o que está acontecendo.

    É muita ingenuidade querer que a particularização do dinheiro público se faça em audiência. Mas se apercebe perfeitamente que o dinheiro 'vai indo embora pro ralo', quando os serviços básicos e essenciais do município deixam de ser fornecidos, ou se encontram em nível insuportável de precariedade. Parece que isso está acontecendo aqui, neste lugar, que este blog chama de 'reino'. Fica a pergunta: pra onde está indo o dinheiro, se nem sequer dinheiro pra limpar a casa existe?. Um indício muito, muito comprometedor, é o TIDE que está comentado aqui...

    ResponderExcluir
  3. Lá vem esse sujeito outra veiz com essa conversinha mansa.
    Podia aproveitar que a Gazeta do Povo tem pequenos anúncios gratuitos, e lá publicar:- "... Senhores políticos do Brasil, tenham a fineza de não surripiar o dinheiro do povo" O resultado ia ser imediato. A persuação da polideis ia acontecer no dia seguinte:- iam se transformar, todos em santinhos de igreja....

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jeffe: coloque no gloogle, as seguintes pesquisas:-

    a) Indice da corrupção no mundo.
    b) A corrupção no Brasil.

    De zero a dez, o Brasil ganha a nota de 3,7...
    O material ali publicado é muito extenso.

    Não posso acreditar que Antonina seja a 'ilha da fantasia'. A única possibilidade de reprimir a corrupção se chama: controle, por meio da exigência de prestações de contas financeiras, prestação de contas do que está sendo feito e como está sendo feito.
    Parece que isso não é bem visto por aqui. Estou curioso pra ver as contas da Câmara dos Vereadores.
    Fiquei horrorizado com as fotos dos carros abandonados, sem contar que estou perdendo a paciência com a sujeira da cidade. Pra mim, essa história do TIDE, foi a gota d'água. Passo pro time do lado de lá.

    ResponderExcluir
  5. Vc nunca saiu do time de lá.

    ResponderExcluir
  6. 00:13 - melhor. sempre estive na companhia de pessoas que tem as mãos limpas.

    ResponderExcluir
  7. O CHEIRO DE RALO...acho que é CHEIRO DE BRILHANTINA GLOSTORA, que o anônimo "invisível" usa para pentear seus revoltosos cabelos.

    ResponderExcluir
  8. Ééééééé, eu sei! Sempre usaram luvas e colarinho branco.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE