terça-feira, janeiro 26

É ISSO QUE ME FAZ LUTAR... É MUITO BOM SABER QUE AINDA TEMOS PESSOAS INTELIGENTES...

COMENTÁRIOS COMO ESTE... MERECE PRIMEIRA PÁGINA.
 
Anônimo disse...

O êmulo para o turismo é multifacetado. A observação contra a maria fumaça, partindo-se do princípio de que essa INDUSTRIA CHAMADA TURISMO É PROLÍFICA EM DINHEIRO, coloca a seguinte dicotomia:- turismo tecnológico ou turismo histórico?. Parece óbvio que, pra nossa terra, sobra unicamente o turismo histórico, com aporte de algumas outras facetas, como o turismo esportivo:(rafting, clube de regata como já existe, etc_).. . E este tipo de turismo, o histórico, é, necessariamente, saudosista. São chamativos saudosistas:- a exposição anual de carros antigos, os prédios históricos que se procuram conservar, a divulgação cultural da história colonial da cidade.... Essas coisas acendem a fantasia dos turistas. É dentro desse contexto que caberia mais um equipamento histórico:- a maria fumaça. O SAUDOSISMO DÁ MUITO LUCRO!!! Por isso que os países da Europa não desperdiçam nem sequer uma pedra, se ela tiver história. Itália, Alemanha, Espanha, França, embora incentivem o turismo tecnológico, tem o forte do turismo em sua lembrança histórica, saudosista.

Nossa terra precisa ver com outros olhos o equipamento histórico que tem. Vira e meche tem um criminoso MODERNIZANDO prédios... Um exemplo disso? Pra não bulir com particulares, vejam o que fizeram com o mercado municipal. Tem tiver fotografia antiga que compare. O que fizeram foi um tribufu sem nenhuma ligação com o contexto arquitetônico do local. Pensava que, quando começaram a arrumar, iriam refazer a fachada original.... Outro carcinoma arquitetônico é a nossa rodoviária.. é coisa de terceiro mundo mesmo, com desleixo, abandono e sujeira...

Salvem nossa terra enquanto é tempo. Isso começa pela mudança de postura diante das preciosidades que nossos antepassados deixaram. é um absurdo uma cidade tão antiga não ter museu....

___________

NOTA.:

Só para conhecimento dos Bacunautas...

Turismo no Alaska...

TREM1   TREM5 TREM4 TREM3TREM7TREM6 TREM2

Será que é só em Antonina que não dá certo???

23 comentários:

  1. Respondendo esta pergunta. Será que é só em Antonina que não dá certo??? Penso, que não dá certo, pois, existe a cultura predadora dos nossos empresários; "que tudo que é público não é de ninguém", mas calma lá! Como uma prefeitura como a de Antonina, tem recursos de mais ou menos R$ 1.000.000,00(UM MILHÃO DE REAIS, para investir num projeto que não passa de um tiro n'agua. Quando nós, contribuintes e cidadãos e cidadãs de Antonina, teremos o retorno desses recursos. Ou , como foi postado neste blog, um comentário de um morreteano(Orley Antunes), que não nasçe mais morretano, pois o sistema de saúde de Morretes faliu, pois o custo de manter mensalmente a limpeza da cidade, engloba ecursos que vai além da capacidade contributiva dos cidadãos de Morretes. Será o prefeito de Antonina, o Canduca, irresponsável? Acredito que não! Essas belas imagens de Maria Fumaça postado neste blog, só não diz que essas locomotivas não são do poder público, e sim das próprias empresas que exploram esses trechos de rodovia, nos países desenvolvidos. "Empresários" aventureiros veem Antonina, como um celeiro de asnos, De antemão, digo,a todos os bacucunautas, não sou contra este tipo de turismo, sou contra o poder público por o meu, o seu, o nosso dinheiro, nessa aventura irresponsável.

    Boa Noite

    Neuton e aos Bacucunautas.

    ResponderExcluir
  2. Quem tiver dúvida se a dona maria fumaça atrai ou não turista, é só conversar com o Sidney Cordeiro, dono da Serra do Mar Turismo, que a empresa dele leva todos os meses uma porção de ônibus de turistas que querem andar de dona maria fumaça... Só que leva pra RIO NEGRINHO, em Santa Catarina... Se tivesse aqui, o Sidney traria essa gente pra cá... Lá em Santa, tem dona maria fumaça também em Piratuba e em Rio do Sul. Ninguém 'joga pela janela' uma oportunidade dessas. Em todos esses lugares houve patrocínio das prefeituras.

    ResponderExcluir
  3. Uma vez que o assunto é a nostalgia, vamos relembrar um fato que tem tudo a ver com isso. Quem é que não conhece uma 'determinada farmácia' que, desde quando éramos crianças, conserva aquele mesmo aspecto? Aquilo é lindo demais!!! Se há um antoninense que merecia o título de CIDADÃO DE ANTONINA é 'ELE', o dono daquela farmácia.... Preciso dizer o nome? Todos sabem.... Foi o único desta cidade que, pra conservar aquela preciosidade para as gerações futuras, tomou a iniciativa de iniciar o processo de tombamento de sua propriedade. (em tempo:- Ele me disse que nunca recebeu nada, nem muito obrigado da prefeitura pela iniciativa. O mínimo que podiam fazer, era isentar a propriedade do imposto predial...)

    ResponderExcluir
  4. Estou sabendo que o dispêndio jamais seria ´de um milhão, como diz o exagerado aí em cima. Seria em torno de duzentos mil. Além disso, há programas de incentivo à cultura e ao turismo do governo federal, em que bastaria ao município tomar a iniciativa de implementar o projeto, que o município não gastaria nenhum tostão. A composição ferroviária prontinha, em operação, sim, custaria um milhão, ou até um pouco mais. Mas para o município não custaria NADA.

    Complementando ao inflamado aí de cima:- aqui no Brasil, a preservação da memória cultural das ferrovias NÃO é feito por empresários e empresas com fins lucrativos. É feito por associação de pessoas que eram e são empregados das ferrovias e por outras pessoas que gostam e prestam DE GRAÇA, SEM GANHAR NADA um grande serviço à museologia nacional, substituindo e complementando ao trabalho que cabe ao IPHAN. Quem faz isso não visa o escopo empresarial que é "meter no bolso o lucro e a riqueza resultante da operação". Justamente por isso, a associação que promove a recuperação, reforma, manutenção e operação desses trens é, por lei federal, uma OSCIP (Organização Social de Interesse Público).
    A administração daqui, embora procurada para parcerias, sempre foi, na pessoa da sra. secretária de turismo, manifestamente contra. Há secretários e vereadores que gostariam de colaborar se houvesse, pelo menos, um sinal positivo por parte do sr. Prefeito, que sempre se manteve silente sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. É fácil achar lindas imagens de dona maria fumaça aqui no Brasil. Basta colocar no GOOGLE a sigla: "Associação Brasileira de Preservação Ferroviária" - ABPF e verificar tudo o que aparece. Só não vai encontrar neve, mas belos trens restaurados, vai encontrar bastante. Há dona maria fumaça restauradas principalmente em São Paulo (Campinas, São Paulo, Pinda, Araraquara) - Minas (várias cidades) - e Santa Catarina (Rio Negrinho, Rio do Sul e Piratuba) - No Paraná, tem dona maria fumaça unicamente em União da Vitória. ( por iniciativa do Sindicato dos Ferroviários, em parceria com a Prefeitura de União da Vitória que se encarregou de promover o projeto e engariar o dinheiro necessário junto ao Governo Federal)

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o anônimo das 22:10hrs.

    Vamos a outros comentários postados.

    1)(...) Quem tiver dúvida se a dona maria fumaça atrai ou não turista(...)- a materia não enfoca este assunto.

    2)(...) Em todos esses lugares houve patrocínio das prefeituras(...)- patrocínio é diferente da prefeitura destas cidades citadas serem sócias do projeto, como quer aqui o "empresário" aventureiro. Ele já ofereceu este projeto para Morretes?Se não porquê?

    3)(...) Foi o único desta cidade que, pra conservar aquela preciosidade para as gerações futuras (...)- ledo engano, o dono da fármacia, usou o seu patrimônio para seu marketing, quando surgiu o mercado das fármacias de manipulação, uma moda que durou pouco tempo, se aquele senhor não se modernizar em seu negócio quebra. Quanto a sua fármacia tem que virar museu, ou ele buscar patrocnio de uma grande indústria farmacêutica.

    4) (...) A composição ferroviária prontinha, em operação, sim, custaria um milhão, ou até um pouco mais. Mas para o município não custaria NADA (..) não sei quem escreveu essa baboseira, quem pagaria esse UM MILHÃO DE REAIS? Não existe "almoço grátis" no capitalismo.

    5) (...) Quem faz isso não visa o escopo empresarial que é "meter no bolso o lucro e a riqueza resultante da operação". Justamente por isso, a associação que promove a recuperação, reforma, manutenção e operação desses trens é, por lei federal, uma OSCIP (Organização Social de Interesse Público)(...) - O velho discurso do bom samaritano. OSCIP, se fosse uma ONG seria bem melhor. ONG pega o dinheiro público e toca o projeto. OSCIP pega o dinheiro público e só gerência o projeto, a infraestrutura fica com o município, ou seja, o custeio. Como disse um anônimo acima, Antonina não é um celeiro de asnos. Quem escreveu essa outra baboseira, deve pensar que estamos num país comunista, onde o lucro é "diabolizado", sem lucro não existe projeto que dê certo.

    Velho da Ripa, o ermitão.

    ResponderExcluir
  7. Bacucunautas!
    Estou participando aqui em Curitiba, do Projeto Politico de Desenvolvimento das Cidades do Paraná.Uma inicitaiva apartidaria e propositiva criada pelo Sistema federaçao das Industrias do estado do Parana. FIEP/SESI, em Parceria com a Federaçao das Associaçoes Comerciais e Rmpresarias do Parana-FACIAP, para estimular os cidadaos a exercerem seus direitos e a participar da politica de forma continua.O objetivo principal é PROMOVER O DESENVOLVMENTO LOCAL EM COMUNIDADES COM ATE 50 MIL HABITANTES, A PARTIR DA MUDANÇA NO MODELO DE GOVERNANÇA COMPARTILHADA, SEGUNDO O QUAL OS PROPRIOS MORADORES É QUE DÃO OS PRIMEIROS PASSOS NA CONSTRUÇAO DE MELHORIAS PARA O LUGAR ONDE VIVEM.O projeto já esta implantado ou em fase de implantaçao nos municipios de: Curitiba,Ponta Grossa,Maringa,Londrina,Guarapuava,Reserva do Iguaçu,Pinhão,Paranavai,Campo Mourão,Cascavel.Toledo e Marechal Candido Rondon. E QUE TAL IMPLANTAR EM ANTONINA??? Taí uma boa dica para as lideranças de Antonina.Empresarios,gestores,comerciantes,associaçao de bairros,igrejas,estudantes,etc...
    O necessario é começar.
    Metodologia: Oito passos em direção a um futuro melhor:
    1-Primeiro passo-Articulaçao das lideranças locais
    2-Segundo passo- Seminario Visao de Futuro
    3-Terceiro Passo-Pesquisa e diagnostico dos ativos necessarios
    4-Quarto passo-Elaboraçao do plano de desenvolvimento com horizonte de dez anos
    5-Quinto pass0- Agenda local para os proximos dois anos
    6-Sexto passo-Capacitaçao em elaboraçao de projetos e captaçao de recursos
    7-Setimo passo- Pacto pelo desenvolvimento
    8-OItavo Passo- Realizaçao da agenda fornecendo um Projeto Demonstrativo.
    Caso alguem se interesse basta entrar em contato com:
    REDE DE PARTICIPAÇAO POLITICA
    AVENIDA CANDIDO DE ABREU, 200 -CENTRO CIVICO
    TELEFONE: 3271-9155
    A Rede oferece orientaçao a aplicaçao da metodologia para a implantaçao do projeto atraves de agentes de desenvolvimento local.
    Quem sabe esse pode ser o começo de um grande *BRAINSTORMING* para Antonina.
    *Termo usado no mundo corporativo,Administração,Gestão, tecnica de dinamica para explorar potencialidades criativas de um individuo ou grupo.
    Um grande abraço a todos:
    Mamed Mourad
    Administrador,Pos Graduado em Gestão Empresarial,Registro no CRA: 21225

    ResponderExcluir
  8. Senhor ermitão, o senhor está fazendo o papel de advogado do diabo.

    1) -se alguém se predispusesse a pura e simplesmente comprar uma composição ferroviária antiga em funcionamento custaria um milhão de reais, ou mais, se é que achasse pra comprar. Quem propôs a parceria tem a composição, ou melhor, tem várias para reformar. Não precisa comprar. Só reformar.

    2) - A referida associação tem tem sócio. Nenhuma das prefeituras que patrocinam são associadas. As prefeituras são patrocinadoras e, em retorno, tem, como infraestrutura de turismo, o equipamento turistico.

    3) - Não sei quem escreveu aquilo em relação à farmácia, mas Lhe respondo. O senhor está sendo ofensivo a uma pessoa que é maltratada justamente por ser idealista e benemérita de nossa cidade. Se essa pessoa fosse célebre por ser rica e desonesta, o senhor a respeitaria.

    4) - O Senhor está habituado a conviver com a mesquinheza e o egoísmo que impera por aqui. Abra os olhos para o mundo de hoje que se volta cada vez mais para se dedicar à solidariedade social:- à prestação de serviço à sociedade. Muitas das pessoas que se dedicam a esses trens são engenheiros, juízes, advogados, procuradores, administradores de empresa, contadores,aposentados de ferrovia, pessoas que o fazem por puro diletantismo e nisso não estão atrás de dinheiro, pelo contrário, gastam dinheiro.

    5) - são pessoas como o senhor que não acreditam que o 'homem possa ser honesto e idealista' que fazem a desgraça de nossa terra.
    É essa mentalidade a que faz a miséria e o subdesenvolvimento que impera por aqui, dentro de um dos estados mais ricos do país. Se o senhor não acredita que realmente exista o "CIDADÃO", o ser humano probo, honesto e de boa fé, acredite pelo menos que há uma pessoa que poderá se regenerar:- O Senhor mesmo, pois, de outro modo, o seu futuro, após, os dias daqui, será tenebroso, se a justiça "DELE" já não o pegar antes, por aqui mesmo...

    ResponderExcluir
  9. Falando Sério:
    Antes de assumir o governo,vimos em primeiro momento como seria complicado o futuro turístico de ANTONINA,pois quando perguntarão ao "CANDUCA" de como seria planejado o carnaval,de pronto,não dele,claro, já ouvimos que não haveria o que discutir pois o mesmo já estava fechado,pois seria o mesmo do carnaval anterior sem cortes ou contestações;mais adiante sugeriu-se PALESTRAS,SEMINÁRIOS,EMBATES,DISCUSSÕES e por aí a fora,e de novo ouvimos "isto não funciona,pois quanto mais gente,menas soluções;então "amigos" discutir TURISMO com quem não vive do mesmo é humanamente impossível,espero muito "ancioso"que o CANDUCA observe mais o entorno de sua "tãm desastrosa equipe"e comece a tal REFORMA ADMINISTRATIVA,antes que mudem o seu SLOGAM de campanha,para ANTONINA SOBREVIVA,pelo meu amor de JAFÉ.
    PS.:estou anônimo por circunstâncias,mas sou CANDUCA...

    ResponderExcluir
  10. CTG disse...
    Quem disse que o poder publico tem que meter a mão no bolso, ele só precisa ceder o espaço da estação, que é do município, e participar da elaboração do projeto que viabiliza a vinda da Maria fumaça para Antonina.
    O dinheiro vem das leis de incentivo a cultura ou até mesmo do Ministério do Turismo ou ainda da iniciativa privada, é só ter um projeto descente e viável. E claro vontade, coisa que ta muito difícil de ver por aqui, principalmente por parte da S#@!$%ria de T*^%$#@mo que ganha salário sem fazer nada, isso sim é desperdício do dinheiro publico.

    ResponderExcluir
  11. Um grande abraço a todos:
    Mamed Mourad
    Administrador,Pos Graduado em Gestão Empresarial,Registro no CRA: 21225

    Essa figuraça acima, foi quem detonou a Liga das Escolas de Samba de Antonina, quando estava no "pudê". Espero que este curso que esteja fazendo, lhe sirva para alguma coisa, principalmente em Gestão Estratégica. Não se preocupe com quem será o "staff" do TPPF, com certeza vc não esta inserido, mais mesmo assim, mande o seu "curriculo".

    ResponderExcluir
  12. Ao anonimo 27/01 17:06
    então vejamos:
    Não se trata de Curso Sr. anonimo,e sim de Projeto. Não estou fazendo curso como vossa senhoria afirma.Detonou a Liga das Escolas de Samba de Antonina??? Caracas meu, quanto poder e força! Para seu conhecimento Sr. Anonimo, Gestão Estrategica é que não me falta. Peocupado com o STAFF do TPPF. Hahahahha! Mandar curriculum??? Hahahahaah. Não dependo de cabide de emprego, não estou aguardando nenhuma boquinha. Para seu conhecimento, meu unico interesse em saber do Staff do TPPF é negocios,quer saber quais?? Sr. anonimo! Tenho 02 lotes localizados dentro da area que pertence ao terminal e que já me ofertaram diversas vezes a compra dos mesmos. Não chegamos a um acordo com a antiga diretoria, aguardo sim o novo STAFF, para aplicar , ou como vc mesmo disse no blog (lhe sirva para alguma coisa, principalmente em Gestão Estrátegica). Taí o que aprendi, vou aplicar meus conhecimentos.
    Bom chega de bla, bla,bla. Ah lembrei de mais uma coisa: (com certeza vc não esta inserido), saiba que recusei sim proposta para trabalhar na TPPF, quando o então Diretor do Porto de Antonina, Sr. Leopoldino de Abreu Neto o fez. Tão logo as empresas Sadia e Perdigão passaram a embarcar frango pros paises arabes.Minha Gestão estrategica me fez Falar e escrever fluentemente o arabe e o ingles, e modesta parte isso não é para qualquer um. Apesar de tudo, obrigado pelo comentario, serviu para explicar muita coisa. Ao contrario de vc que assina o blog como anonimo, eu me identifico e comento com responsabilidade.E para encerrar, desconheço minha força e Pudê para acabar com a Liga das Escolas de Samba, nunca presidi comissão, nem mesmo posição de poder.
    de qualquer maneira, um bom final de tarde para você.

    ResponderExcluir
  13. Mentiroso esse "turquinho"! Rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrrrsrsrsrsrrr......

    ResponderExcluir
  14. EXTRA,EXTRA,EXTRA, SOLDADOS de deputados da base do PT estão em pé de guerra,pois: "um jura de pé-junto que a Secretária de Turismo cai,o outro por sua vez garante só se for por cima de seu cadáver.SENHORA E SENHORES façam as suas apostas pois este jogo não tem hora para acabar.
    PS.: e agora PRÉFE.

    ResponderExcluir
  15. COMO APARECE SO GENTE DOUTORADO MAIS NUNCA FIZERAM NADA POR ANTONINA.

    ResponderExcluir
  16. alguem já perguntou o que a abpf acha destas decisoes e constatações todas, convido o sr. mauricio, responsavel pela abpf litoral, ou o sr. diter, responsavel pela regional de curitiba, a darem suas posições, inclusive sobre aquele sr. jose carlos brochini, que andou por ai, falou varias besteiras, mas no fim acabou sendo retirado da diretoria,o que eles acham desta tal secretaria de turismo? até agora todo mundo fala, menos os personagens, assim não tem valor esta discussão!

    ResponderExcluir
  17. Tenho conhecimento da abpf depois que o antigo diretor, o sr. Carlos saiu, e, pelo que estou sabendo, esse senhor dieter que só agora fica diretor, pode dar as mãos à secretária de turismo, pois ambos sempre quiseram a mesma coisa:- tirar o trem daqui. Tanto isso é verdade que o material da abpf, depois que aquele mencionado senhor José Carlos desistiu de insistir em duas frentes, se encontra abandonado, apodrecendo em frente da estação. a sala da estação cedida a essa associação nunca é aberta e está cheia de mofo e umidade, pois nunca aparecem aqui. Tomara que mudem de idéia, como sempre lutou o Dr. José Carlos em querer o trem aqui em nossa terra. quem sabe, agora que é diretor, o senhor dieter veja Antonina com mais simpatia.

    ResponderExcluir
  18. vou jogar no bicho. tá lá o número do registro do mahmed.
    tratem bem o homem que os libaneses são bons de 'negócio'.
    mahmed, se eu ganhar na cabeça, me lembro de você, tá bom? a cerveja é por minha conta.

    ResponderExcluir
  19. Se o nosso amigo Dr. José Carlos chegar a ler o que está aí em cima, temos que Lhe pedir desculpas, porque sabemos que Ele gosta desta nossa terra e torce pela Batel tanto quanto nóis.

    ResponderExcluir
  20. esse m@!#$%cio falado pelo anonimo das 10.14, parece que é um morretense que odeia antonina. parece que é um cara que fica na estação ferroviária fazendo propaganda de morretes a serviço da prefeitura de lá. esse sujeito tem uma empresa de bikes. pode ser que o m@#!$%cio falado as 10.14 seja outro m@#!$%cio, mais parece que não é. estamos bem nutridos de 'amigos da onça', porque quem gosta de Antonina de verdade é visto com desconfiança. o pior cego é o que não quer ver.

    ResponderExcluir
  21. ouvi um boato que é o bicho. que essa gente de agora dessa abpf é morretes roxo. que vão ´colocar o trem num passeio de morretes até um determinado trecho da linha e voltam pra trás sem chegar aqui.

    ResponderExcluir
  22. Até que enfim fizeram a coisa certa, trazer mais turistas que vem através de Morretes, só para cagar em Antonina, jã não basta a poluição da nossa baia.

    ResponderExcluir
  23. o cara das 9.55 merece o trono. matou a charada. Turista em Antonina, só de helicóptis.. ou em charanga marinheira....
    Vamos dinamitar a estrada que não precisa dela.(não acredito qui tô lendo isso aí em cima... afoga esse cara no mar, ele é um perigo público!)

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE