sexta-feira, janeiro 29

REDUTORES EM PRISMA...

Jeffinho Por: Jeff Picanço

Acompanho com interesse as discussões sobre minha terra aqui no “Bacucu com Farinha”. Tudo é válido, pois deste caldo de cultura muitas coisas interessantes vão saindo. É discussão sobre a nova “ilha” do trânsito, sobre a volta da Maria Fumaça, sobre o carnaval, e tantas outras. São discussões que sempre algumas intervenções muito boas, infelizmente quase sempre anônimas, a partir das quais alguém atento pode ter idéias interessantes para a cidade.

O que noto é que os temas mais polêmicos, em vez de virarem reais polêmicas, acabam virando um fla-flu (ou, se preferirem, um atle-tiba) entre situação e oposição municipal. São brigas de idéias, de propostas, de visões de mundo. Só noto que brigas boas não precisam ser brigas pessoais. É bom que se diga, tenho amigos dos dois lados, amigos a quem respeito e admiro. Exatamente por isso, procuro na maior parte das vezes ter uma opinião equilibrada sobre os assuntos que estão sendo tratados.

No caso da “ilha”, ou redutor de velocidade em prisma, como corretamente identificado por um não-identificado anônimo, houve cerca de 30 comentários. Por um lado, houve a gritaria dos que são oposição, e não viram o menor sentido na tal obra. Foram nove manifestações contra a obra e sete contra a administração municipal como um todo. Os que viram sentido no tal redutor, aliás muito poucos, tentaram ver a questão do ponto de vista do pedestre, o que é justo. Outros reclamaram de outras obras, como iluminação e capina de mato.

Meu amigo Mauricio Scarante foi um dos poucos a postar um comentário de “cara limpa”, a mesma cara limpa que ele sempre foi toda a vida.  Comentou sobre o pavimento asfáltico da PR-408 e sugeriu que se negociasse com a Concessionária o prolongamento do asfalto daquela rodovia até o Hospital Silvio Bitencourt. O que é uma idéia propositiva e interessantíssima, e que pode ser aproveitada por uma administração atenta.

Ainda não vi o tal redutor em prisma. No entanto, acho que toda aquela avenida, entre a Estação Ferroviária e o início da Rua do Campo, sempre foi muito mal dividida e sinalizada, tanto para motoristas quanto para pedestres. Simplesmente foram arrancados os trilhos, fizeram a tal Avenida Nenê Chaminé e deu. Os pedestres e os ciclistas, que são muitos também, têm realmente poucas possibilidades de atravessar a rua. Logo, acho que toda e qualquer obra naquele trecho é válida.

Ou seja, acho que as intervenções da prefeitura têm razão de ser, sim. É justo que se pense no trânsito dos que andam a pé ou de bicicleta. Mas, pela quantidade de críticas que vi, percebo também muita desinformação sobre as obras da prefeitura. Falta ao cidadão saber quais são as diretrizes da administração municipal. Quais são? Quais são as diretrizes da administração municipal para os “gargalos” do trânsito capelista? Quem vai ter prioridade: o motorista, o pedestre, o ciclista, todos eles? Quem responde?

Refletindo sobre a polêmica dos “redutores em prisma”, acho que há boa vontade por parte da administração sim, mas nenhum plano, nenhuma diretriz. Vai se fazendo a coisa a esmo, como se diria antigamente. Esta é justamente a reclamação da oposição, pelo menos da oposição “anônima” que participa aqui no Bacucu.

Eu realmente não sei se a atual administração está acertando no atacado. As grandes linhas da administração ainda não estão claras para todos, o que é lamentável, por causa de todas as expectativas geradas com sua posse. Isto, nesta altura do campeonato, ainda não há como saber. Mas, no varejo do mato, da iluminação, das obras aparentemente sem sentido, a atual administração municipal está perdendo feio.

14 comentários:

  1. Tem 'alguém' que botou luva, joelheira e perneira pra não se machucar. Mas tá saindo de cima do muro

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jeffinho pela citação, quando mencionei num comentário atrás sobre uma possível criação do Conselho Municipal de Obras e Planejamento, certamente voce, com seu conhecimento e experiência, estaria envolvido nesse conselho quisesse ou não. Penso que com a vontade que temos de nos envolver com as questões de nossa cidade, temos de forçar de alguma forma o nosso envolvimento. Estou te esperando prá falarmos sobre o assunto da mineradora, existe a possibilidade da maior do Brasil estar envolvida no projeto.
    Um abraço.
    Mauricio Scarante

    ResponderExcluir
  3. Sr. Jeff Picanço, uma das doutrinas do fundamentalismo é: "PENSE COMO EU, OU MORRA". Continua escrevendo, o seu equilíbrio em tratar os fatos, mostra a nós leitores a sua independência do pensar.

    Do seu leitor assíduo.

    ResponderExcluir
  4. O cordão dos puxa saco cada vez aumenta mais...

    ResponderExcluir
  5. Jeffe, cuidado que vai sair caro as visitas aqui pro reino.. . Prepara o bolso pras rodadas de cerveja.... Tem gente que vai achar qui é pouco e vai querer almoço, hein?

    ResponderExcluir
  6. A INVEJA É UMA MERDA!!!!!!!!Pode vir Jeffe. E não prepare o bolso, vou abrir um crédito para vc no Buganville, no Bar da Pedra, na Dona Nica, no Bar do Nirdo e do Bolinha, no Restaurante do Joaquim e do Wilsinho. E não se "aveche", se aparecer a "turma do fubá" faça sorteio de cervejas e xaxixo. E se o anônimo ai das 21:52 aparecer, nos enfiamos a xaxixo nele. 21:52 vc é uma sujeito "chacripentolha";chato/cri..cri/pentelho e bolha, em vez de ficar perturbando neste pedagógico blog, vá prá zona fazer matinê. Vá cansar esse PM(p** mole).

    ResponderExcluir
  7. Esse sujeito come pelo ra$%#bo e ca$%¨&ga pela boca. Isso é castigo divino.

    ResponderExcluir
  8. Como o anônimo das 23:04, também gostei. Parabéns pela coragem intelectual. Me lembrou um belo texto de Foucault, do qual transcrevo aqui a seguinte passagem: "De que valeria o empenho de saber se assegurasse apenas a aquisição de conhecimentos, e não, de certo modo e na medida do possível, o descaminho daquele que conhece? Há momentos na vida em que a questão de saber se podemos pensar diferente do que pensamos e perceber diferentemente do que percebemos é indispensável para continuar a olhar e a refletir." (cf. Michel Foucault, por Didier Eribon, Cia das Letras, 1990, p.309). Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  9. tá na hora de refundar a 'academia antoninense de letras' ah. esqueci de completar: "academia antoninense de letras copiadas'

    ResponderExcluir
  10. A INVEJA É UMA MERDA!!!! Anônimo 23:05, como vc é invejoso, por não ter a capacidade intelectual, desses comentaristas que postaram no artigo do Jeffe Picanço. Vá sentar em espora de bagre, seu invejoso.

    ResponderExcluir
  11. Bem vindo à Sucupira!! Terra dos povo "Bem Amado Antoninense"!!!
    Já ouvi dizer que isso é mal de cidade pequena, mas pelo fato de não ter nascido nem me criado nesta cidade estranhei a forma absurda com que certas pessoas se reacionam. Hoje após alguns anos residindo aqui acredito que somente "aqui" acontece fatos inacreditáveis!!! Reclamam e MUITO se a Prefeitura não realiza nenhuma benfeitoria, mas se há alguma melhoria sendo feita também reclamam. Sinceramente não há como entender, nem mesmo qualquer formação acadêmica seria capaz de traçar o perfil do antoninense. Sinceramente deveriam utilizar esse espaço como forma de enriquecimento e não como perda de tempo, em vez de reclamarem dos ""redutores em prisma" deveriam limpar a frente da sua casa, separar o lixo reciclável, cuidar da sua família, se dedicar ao voluntariado, FAZER ALGO QUE PRESTE!!!!! Sair desse limitado mundo que vivem... viajem, vão passear, ver que o mundo é muito mais do que o que vcs concebem! Não me refiro a ninguém especificamente, pois não me acho no direito de apontar erros, mas se a carapuça servir... ótimo! Gostaria de manifestar parabéns à todos aqueles que fazem alguma coisa por esta cidade, que conseguem ignorar esses tristes comentários, pois certamente o futuro lhes fará diferença. O fato de me manter no anonimato é devido à essas pessoas que não sabem separar o lado pessoal do profissional, pois minha humilde educação não me permite fingir que não vejo, ouço e falo o que penso!!! Educação e elegância vc adquire desde pequeno, depois que o tempo passa não adianta, roupa nova em corpo fedido não engana ninguém!

    ResponderExcluir
  12. 17.41
    te convido, meu caro, pra ir comigo cortar capim e limpar a cidade e tirar a imundicie de sacos rasgados espalhados por aí
    te convido, meu bom pastor, pra me ajudar a acabar com os ratos da amurada da praça;
    te convido, o de unhas envernizadas, a me ajudar a fazer calo nas mãos e tampar os buracos das ruas.
    te convido, o civilizado, a me acompanhar à fila do hospital, e lá ficar das cinco da manhá até ao meio dia e sair chorando de desespero porque não consegui ficha pro meu filho doente.
    te convido, o sem fome, a me acompanhar à luta pra arrumar pelo menos banana passada e farinha, que meus filhos tão com fome e meu emprego no porto faiz tempo que foi pro brejo.
    te convido a ABRIR OS OLHOS E VER A MERDA QUE VIROU ESTA CIDADE.
    De onde é que Você veio, pra achar que aqui tá bom e se reclama demais? VOCE VEIO DO SERTÃO DO CARIRI?

    ResponderExcluir
  13. Ao 00:23.
    Não perca seu tempo com o "anônymo" com "Y", isso é uma tranquera que encalhou numa curva de rio.

    ResponderExcluir
  14. ESTA TRANQUEIRA DE RIO(Y)FOI ESTE MESMO QUE ALGUNS ANOS ATRAS SAIU DO NOSSO MUNICIPIO ESCONDIDO POR FICAR DEVENDO NO COMERCIO E ATE PRA SAMAE POR FALTA DE PAGAMENTO O DIRETOR DA EPOCA SABE BEM E SO PERGUNTAR PARA O GENRO DE VADICO ELE FALA QUEM E ESTE CARA QUE NEI PARA EDUCAR SEUS FILHOS PRESTOU TAMBEM TEVE ATE CASO DE POLICIA COM O FILHOS DE ESTE TAL(Y)SAIRAM FIGIDO DA CIDADE ELE E SEUS FILHOS QUEREM MAIS.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE