quarta-feira, fevereiro 24

BACUNAUTA NA REDE...

Fortunato Machado Filho <fortunato.machado@gmail.com>
23 de fevereiro de 2010 12:24

Para: BACUCU COM FARINHA - bacucucomfarinha@gmail.com

Curitiba, PR., 23 de Fevereiro de 2010

Ao

Jeff Picanço

Nesta

Jeff...lendo os seus artigos, muito o admiro. Vc escreve fácil, com coesão no raciocínio, palavras de fácil interpretação, enfim palavras de um homem com historicidade, cultura, responsabilidade social, e de um crítico ético em não usar esse poder para manipular as pessoas.

Tantos comentários vis, em seus artigos; não consegui compreender a causa de tanto ódio, desprezo, raiva, etc e tal, contra a sua pessoa, e não argumentativas quanto a sua opinião. Perguntei-me, o que ocorreu com esse homem, traiu alguém? Não foi leal aos seus princípios de berço? E, sai a perguntar pela cidade, já que vc não é da minha geração e dos fatos, os desconheço. Saí a perguntar pela cidade sobre a sua pessoa, a interlocutores sérios, homens de bem. Nada me foi dito contra a sua pessoa, só elogios. Fui então procurar em minha pequena biblioteca, algo que me fizesse ter uma compreensão de tanto disparates contra a sua pessoa, e não contra a sua opinião. Encontrei, no filósofo do pessimismo; este pequeno texto. Este texto serve para reflexão de muitos antoninenses, que não conseguem compreender como a cidade de Antonina, há mais de 40 anos - dá um passo para frente, e retroage três passos - porque não temos diversos líderes? Onde está a nossa excelência em inteligências? ...Vamos ao texto.

"O invejoso oculta-se com o mesmo zelo do pecador secreto e lascivo e se torna um inventor de infindáveis truques e estratagemas que usa para se esconder e disfarçar. Assim, ele consegue fingir que ignora a superioridade dos outros que lhe corrói a alma, como se não a visse, não a ouvisse, não tivesse dela consciência, nem tivesse escutado comentários a seu respeito. Ele é um mestre da simulação. Por outro lado, ele tenta com todas as suas forças ser conivente e, por conseguinte, impedir o aparecimento de qualquer forma de superioridade em qualquer situação. E quando ela surge, lança sobre ela a obscuridade, a hipercritica, o sarcasmo e a calúnia como o sapo cuspindo veneno de dentro da sua toca. Por outro lado, ele louvará infinitamente homens insignificantes, pessoas medíocres e até aquele que lhe é inferior no seu ramo de atividade." - ARTHUR SCHOPENHAUER, 1788-1860.

Saudações de um marinheiro, de um mesmo barco, chamado Antonina.

Fortunato Machado Filho

  Bacharel em Filosofia

3 comentários:

  1. Num programa humorístico bastante antigo tinha um personagem que dizia o bordão: "Eh! Fortunato botou fogo no mato???"
    Natinho, pare de alisar o Jeffinho, encontrou alguém muito bom nas palavras e melhor que voce, pare de acariciar, seu estilo é conhecido.

    ResponderExcluir
  2. Está na hora de o Jeffe se preocupar, pois se vê que se formou 'igrejinha' em torno de meras tertúlias, com insenso e altar. Se o Jeffe pouco 'mete a mão no barro aqui do reino' a turma da igrejinha, então, parecem velhas rezadeiras:- sabem acender vela e 'colar' textos, quando cabeça meio vasia de idéias pouco tem pra contribuir com o debate das questões aqui do reino...

    ResponderExcluir
  3. Esse 'bacharel' é bacharel em FILOSOFIA PURA? Se for, tá fraco, fraco.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE