sexta-feira, fevereiro 5

CARNAVAL E CULTURA...

Jeffinho Por: Jeff Picanço

Antonina é uma pequena cidade do litoral do Paraná, com cerca de vinte mil habitantes, e que... Ora, se viu? Estamos chegando ao carnaval!... vou mudar a entrada:

Antonina, uma das mais antigas e tradicionais cidades do Paraná, dona do mais animado carnaval de rua do sul do Brasil, se prepara para receber mais de 40 mil foliões! Que orgulho! Durante o carnaval, Antonina é a capital do estado. Que me perdoem Matinhos, Caiobá e Guaratuba, donas dos maiores carnavais do estado: podem botar 1 milhão de foliões na rua, vocês não são páreo para a alegria e criatividade dos bagrinhos. Curitiba, Paranaguá, Morretes: morram de inveja!! Nós somos a capital da folia!!

Depois de um início de século meio ruim, com pouco incentivo do poder público (leia-se gestão Munira), o carnaval antoninense renasceu das cinzas já no primeiro ano do governo Kleber. Eu estive lá e vi: no começo de mandato, 2005, ainda no peito e na raça, o carnaval de rua foi retomado em Antonina. Foi esse o ano. Depois disso, os carnavais não perderam o rumo e seguem como a mais inventiva e animada festa de rua do estado do “leite quente”.

Este ano, gostei muito de ver o Terreirão do Samba e o carnaval na Ponta da Pita. Muito boas iniciativas da prefeitura. O carnaval antoninense é tão grande que não cabe só na “avenida do samba”, não cabe só na hora do desfile. Desde os corsos e os blocos de índios, Antonina não parou mais. Seis gerações sem perder o pique. Isso só vale para os povos que sabem viver. Rio, Olinda, Salvador e... Antonina!

Outra coisa que venho notando: a Secretaria da Cultura de Antonina, sem muito alarde, vem fazendo coisas interessantes. Como rato de biblioteca que sou, gostei muito de saber da barraca com livros na Prainha/Pita. Livro é uma coisa que tem que estar disponível nos lugares menos prováveis. Em São Paulo, por exemplo, você pode comprar livros em caixas automáticas no Metrô. Você põe uma nota de cinco reais e lá vem Nietszche, Fernando Pessoa, Sun Tzu, Zibia Gaspareto...um país se faz com homens e livros, eu acredito nisso. Maravilha!! Parabéns!

A nota negativa da semana vem do “fotoshop” da foto de Canduca no blog “Antonina Viva”. Canduca precisa saber que imagem é importante, e ele, que não é bobo, sabe muito bem do que estou falando. Claro que a “Casa da Marisqueira” é importante. Com uma verba relativamente pequena, consegue-se um retorno social muito grande para a cidade. Profissionalizar as mulheres dos pescadores na manipulação do “marisco típico local chamado bacucu” é uma ação de impacto para os próximos anos, muito além do mandato de um prefeito. Visão de futuro, não é isso que todos queríamos ver? Sim, claro que é. Parabéns! Mas a foto mostrando a prefeitura com a pintura aos cacarecos e, pior ainda, sua versão fotoshop depois que os Blogs do Reginaldo e do Bó viram e apontaram a contradição falam mais alto: não adianta pensar no futuro se não se mostra as soluções aqui e agora. Isso inclui o prédio da prefeitura, o mato, a luz, o trapiche.

Termino aqui com um agradecimento aos anônimos que comentam minhas crônicas aqui no Bacucu. O diálogo que temos travado, embora ainda no anonimato, tem melhorado muito de nível. Houve até – que maravilha! – uma citação muito bonita de Michel Foulcalt! Mesmo o nível das críticas tem sido bom e provocativo, no melhor sentido da palavra. É pra provocar mesmo. Muito obrigado pela oportunidade de discussão.

Uma boa semana a todos.

11 comentários:

  1. É de lamentar que o jeffe também não tenha mencionado algum trecho desse Michel... o que? Foucault... Cai bem mesmo ler de ponta a ponta a História da Loucura.... Melhor ainda ler o seu antecessor Erasmo de Rotterdam - Elogio da Loucura... Vamos acrescentar também O Ser e o Nada de Jean Paul Sarte, que tudo fica muito chic e assim, a gente assenta o pé nas coisas aqui do reino. Colabora, né Jeffe!! Ajuda a tertúlia literária do reino... pelo menos, entra com o dinheiro do cafezinho... Ah não, literatura não casa com café. Sarau literário tem que ser chá. Cha de madame... de preferência importado da "Ingraterra"... Sucupira, Sucupira....

    ResponderExcluir
  2. SECRETARIA DE TURISMO DORMINDO DE BOTINA.

    O Jornal O Estado de Paraná de sexta feira, dia 05 de fevereiro, no suplemento "Nosso Litoral" embora elogie e fale sobre o carnaval de Antonina como o mais tradicional do Estado, dá destaque realmente para o carnaval de Guaratuba que rouba a cena, pois as fotos ali publicadas são todas do carnaval de lá.... Faltou uma certa "paparicação à imprensa" que a gente chama de.... RELAÇÕES PÚBLICAS....

    Mudando de mala pra saco, nesse períódico diz que, na quinta feira, dia 04/02 Antonina teve a temperatura mai alta do Estado 40,9° - Taí Antonina campeã....

    Vamos esclarecer as coisas:- O Jeffe está falando em quarenta mil turistas, ou em quarenta mil pessoas a estarem presentes nos bailes de carnaval? - É só fazer as contas:- verificar a metragem quadrada da área e multiplicar por dez:- dez pessoas por metro quadrado...

    ResponderExcluir
  3. O Jeffe ainda continua usando luvas pra não se machucar... Mas já aceitou 'entrar na dança'. Só que desceu do muro, mas ainda não pisa pra valer no chão. Pelo geito, não quer 'meter o pé no barro'...

    ResponderExcluir
  4. ,Antonina tem 17.891 hab. dados do palavra do bó.estes numeros não aumentam desde 1984,curioso não é ?

    ResponderExcluir
  5. O Jeffe anda ponto 'as manguinhas de fora'. Está aconselhando o Reginaldo a praticar censura... ainda que seja contra o Bolsonaro... O Lula também tentou introduzir novamente a censura à imprensa....

    ResponderExcluir
  6. O Scarante, além de engenheiro, tem outra profissão:- 'rasgador de seda' - .... Rasga metros e metros de seda em outro blog em elogios à Primeira Dama.... Numa coisa Ela merece:- parece que foi a única pessoa que publicamente quis botar um pouco de bom senso e organicidade dentro da secretaria de turismo que é um dos piores casos da atual administração.

    ResponderExcluir
  7. quarenta mil turistas.... isso tem cara de 'roxismo capelista' Isso quer dizer que a cidade triplica de população? (18.000+ 40.000) Assim, não há cerveja que aguente ou aguardente.... vai faltar...

    ResponderExcluir
  8. Antoninense com "muito orgulho":

    É com muita tristeza que uso este espaço para desabafar,pois estive aqui na terrinha pela última vez na eleição municipal pois moro em SÃO PAULO,e estive a alguns dias atras e quando venho a Antonina não posso deixar de rever os meus amigos,e um deles é o ORLANDINHO da padaria(são luiz),não me acostumei com o novo nome,pois bem naquele momento o meu amigo o orlandinho fora muito positivo em afirmar que o CANDUCA era a pessoa com mais condições de resgatar a auto-estima da nossa cidade,pois a aparência naquela época não era das melhores,pois bem,eu vi ouvi ele argumentar com algumas pessoas que o questionavam a respeito da vida desgregada do então candidato canduca,e ele mais do que depressa o comaparava com o ex-prefeito Mauricio fruet,que foi um dos melhores prefeito de curitiba,pois tomava os "seus",mas nunca em seu local de trabalho e tinha junto aos populares a maior credibilidade.Pois bem passaram quase 2(dois)anos retorno a minha tão amada cidade e vejo que infelizmente muito pouco mudou a não ser em frente a estação rodoferroviaria,ah sim o centro de INFORMAÇÕES TURÍSTICAS continua fechada e o orlandinho continua orientando os turistas que chegam em frente de sua padaria e lhe pedem informação,o mercado municipal,ali a praça quanta sujeira e o mato invadiu totalmente as calçadas.Eu não me contive e cobrei do meu amigo,voce não havia falado que este CANDUCA seria o prefeito que faria o resgate da identidade da nossa cidade?que o turismo seria o principal "foco" para alavancar o desenvolvimento da nossa cidade?não sei porque mas ele ficou sem ação e disse que não poderia me responder nada pois nada sabe da prefeitura nem de secretarias e nem do CANDUCA, juro que não entendi nada.Mas uma coisa eu percebi que o meu amigo orlandinho não desistiu de antonina pois está ampliando a sua padaria a CASA DI PÃO BITTENCOURT,que chic,e o seu desejo é ver de novo as pessoas com orgulho da cidade e do seu prefeito por que com esse pelo jeito não vai ser.Ah que saudades do Dr. JOUBERT GONZAGA VIEIRA.

    ResponderExcluir
  9. VOLTO A COMENTAR,POR QUE ANTONINA NÃO TEM SERVIÇOS DE MOTOTAXI?SERIA INVIAVÉL?VARIAS CIDADES DO INTERIOR DO NOSSO ESTADO QUE VISITEI PRESTAM A POP. ESSE TIPO DE SERVIÇOS.OBS:ANDEI DE MOTO TAXI EM CORNELIO PROCOPIO E UMUARAMA POR 2,00 A TARIFA,SEM LIMITE KM.

    ResponderExcluir
  10. Orlandinho, tá na hora de Você cobrar da prefeitura o trabalho que a secretaria de turismo não faiz, que os turistas chegam e não têm quem os informe de nada. Parabéns, Orlandinho, sem gozações, até Você merecia estar no lugar de 'alguém' que não faz NADA pelo turismo desta cidade, e só fica dando pitaco no serviço de outras secretarias.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE