Artistas de Curitiba homenageiam o antoninense Osiel Fonseca de Souza com o concerto "Baía de Antonina", no Teatro Paiol, quarta (14) e quinta-feira (15), às 20h30.
Osiel Fonseca de Souza morreu no dia 14 de abril de 2008 com 33 anos de idade. A renda da bilheteria será repassada para sua viúva e sua filha.
A direção do espetáculo é de Sérgio Justen e conta com 44 músicos. De acordo com release da prefeitura de Curitiba que promove o evento, “as composições de Osiel Fonseca passaram por várias fases. Na primeira delas, aos 15 anos de idade, constam peças para piano que soavam como Debussy, com o detalhe de que o músico nunca tinha tido professor de piano”.
Leia o texto do material de divulgação do concerto:
Nascido em 30 de julho de 1975, começou seus estudos musicais em Antonina (PR), na "Filarmônica Antoninense", tocando clarinete. Apenas em 1991 teve sua primeira aula de piano, quando demonstrou uma técnica pianística consolidada, surpreendendo a professora Maria Elena Passos.
Depois, já em Curitiba, Osiel estudou com Roberto Gnattali e suas músicas ganharam os padrões estéticos de choros e baiões. Em seguida, a religião passou a influenciá-lo, numa fase que pode ser identificada pelo amadurecimento das composições. Em pouco tempo passou a integrar a Orquestra À Base de Corda, o Coral Brasileirinho e o Vocal Brasileirão, grupos do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, mantidos pela Prefeitura Municipal. Além de compositor, atuou como arranjador e professor, conquistando a admiração e o reconhecimento da área musical e do público.
Concerto "Baía de Antonina", em homenagem a Osiel Fonseca de Souza
Data e horário: dias 14 e 15 de abril de 2010 (quarta e quinta-feira), às 20h30.
Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n - Prado Velho)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)
Informações: (41) 3213-1340
Classificação: Livre.
Produção: Regina Graton
Direção musical: Sérgio Justen, João Egashira e Adriano Sviech
Roteiro: Etel Frota
Direção Cênica: Jaqueline Daher
Osiel, foi meu aluno na Escola Rocha Pombo!!! Minha homenagem ao artista. SAUDADES!!!
ResponderExcluir