sexta-feira, setembro 17

Nassif: Da cadeia para as páginas da Folha de S. Paulo...

“Empresário” fonte da Folha acabou de sair da cadeia

de Luís Nassif, em seu blog, sobre a denúncia da Folha que está aqui

Alguns elementos para tentar entender essa nova denúncia da Folha:

1. Segundo informações da própria Folha, o acusador Rubnei Quícoli já foi condenado duas vezes em São Paulo (por interceptação de carga roubada e por posse de moeda falsificada). E em 2007 passou dez meses preso. O fato de antecipar as denúncias sobre sua fonte não absolve o jornal. Pelo contrário, é agravante. Quando uma pessoa com tal currículo faz uma denúncia, é praxe de qualquer jornalismo sério ouvir as denúncias e exigir a apresentação de provas.

2. A única prova que o tal consultor apresenta é um email marcando audiência na Casa Civil e que tem o nome de Vinicius Oliveira no C/C . Todo o restante são acusações declaratórias. Nenhum juiz do mundo tomaria como verdade acusações desacompanhadas de provas, de um sujeito que acaba de sair da cadeia.

3. O jornal não explica como um sujeito com duas condenações criminais, que passou dez meses na prisão dois anos atrás, pilota um projeto de R$ 9 bilhões. É apostar demais na ignorância dos leitores.

4. O BNDES é um banco técnico, constituído exclusivamente por funcionários de carreira trabalhando de forma colegiada. É impossível a qualquer pessoa – até seu presidente – influenciar a análise do comitê de crédito. Essa informação pode ser facilmente confirmada com qualquer ex-presidente do banco, de qualquer governo. É só conversar com o Luiz Carlos Mendonça de Barros, Pérsio Arida, Antonio Barros de Castro, Márcio Fortes – que foram presidentes durante o governo FHC. A ilação principal da reportagem – a de que o projeto de financiamento foi recusado pelo BNDES depois da empresa ter recusado a assessoria da Capital – não se sustenta. Coloca sob suspeita uma instituição de reconhecimento público fiando-se na palavra de um sujeito que já sofreu três condenações na Justiça e três anos atrás passou dez meses preso.

5. Existem empresas de consultoria que preparam projetos para o BNDES e cobram entre 5 a 7% sobre o valor financiado. É praxe no mercado. Confundir essa taxa com propina é má fé. Segundo o empresário que denunciou, Israel apresentou uma proposta de acompanhamento jurídico de processos da empresa, que acabou não sendo assinado. Tudo em cima de declarações.

6. Ninguém vai negociar propostas ocultas em reuniões formais na Casa Civil, à luz do dia. Só faltava.

(Fonte: http://www.viomundo.com.br)

(Colaboração: Fortunato Machado)

_________

NOTA.:

Os partidos que fazem oposições, durante um bom tempo tem sido incompetentes como oposição, fazem denuncias sem provas, ou como diz um amigo... denuncias meia boca.
Só tenho que lamentar que, existe um tipo de mídia tentando fazer barulho de qualquer detalhe por mínimo que seja com o intuído de influir no resultado da eleição.

Como dizia o tal galileu...

''Está tudo consumado''

4 comentários:

  1. Amigo Neutinho, por acaso foi contaminado pelo momento de perdão do Osmar?
    Hoje li essa manchete: "Pasmem! Osmar diz
    que perdoa Requião."
    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir
  2. De modo algum meu nobre amigo...
    Esta do Osmar com o Requião é outra palhaçada...
    Só acho muito infantil este tipo de oposição... este negócio de que Lula comia criacinhas, Dilma é guerrilheira, isso não pega mais. Isso se chama DESESPERO.

    E o problema, é que:

    "No desespero e no perigo, as pessoas aprendem a acreditar no milagre. De outra forma não sobreviveriam."
    (Erich-Maria Remarque)

    Neutinho

    ResponderExcluir
  3. Neuton,a ficha do denunciante é realmente ruim ,
    mas não podemos apostar na ignorância das pessoas. O cara ter uma ficha ruim é uma coisa
    o fato que ele denuncia é outra , a situação é tão grave que já cairam 3 pessoas por conta do escândalo,a ministra o filho,e mais outro integrante do esquema.Repare que no caso da quebra dos sígilos ninguém caiu,a situação está sendo contornada,agora no caso da Ereniseis% o governo tratou rapidinho de limpar a área.logo deduzimos que...
    Lembram do Roberto Jeferson ? Ele denunciou o mensalão,a ficha política dele também o desqualificava,mas o STF através do nosso Antonio Fernando de Souza,o Antoninho ex procurador da República num processo de "69 mil páginas" comprovou toda a rede de corrupção
    que o Lula e o PT no início do escândalo, negavam e usavam o mesmo artifício desqualificar o Roberto Jeferson.Se a barra da Erenice estivesse limpa então porque ela foi fritada? O nosso amigo Nassif tá querendo ingrupir a todos ,cobrar a taxa sobre o serviço é normal,agora cobrar a tal taxa de sucesso que é a sacanagem. O prório governo
    reconheceu que a Erenice escondeu informações pessoais dela sobre ser sócia em empresas que estavam fechando contratos com o governo federal.O própio filho dela intermediava esses contratos.É no mínimo imoral,mas isso não vai mudar o resultado das eleições somente
    dará um alerta para as pessoas mostrando em quem elas estão votando.Quando público matéria no meu blog sobre os escandalos do PT,a intenção não é passar a imagem que esse governo é pior ou melhor que o governo feito pelos tucanos,não, eles são exatamente iguais.
    As pessoas tem que entender que o poder nas mãos de quem quer que seja por mais de 8 anos é nocivo para a democracia.

    ResponderExcluir
  4. Meu nobre Tutuca...

    PRIMEIRO

    A dignidade de fé é um critério subjetivo a ser avaliado, especialmente em razão do tipo de conduta e modo de vida da testemunha, neste caso a do tal acusador Rubnei Quícoli.
    Enfim Tutuca, o sujeito potencialmente não serve para prestar testemunho, no máximo é tido por informante.
    Parece que pela índole dele, revelada no processo em que foi condenado, ele está mais para extorquir do que ser extorquido.

    SEGUNDO

    Não há ninguém tão dependente da opinião do jornalista tucano quanto o político tucano. Parece que acorda de manhã ansioso para saber o que colunistas e comentaristas tucanos (ou que, simplesmente, não gostam de Lula e do governo) escreveram. Sabe-se lá o motivo, os tucanos da política acham que os tucanos da imprensa são ótimos analistas. São, provavelmente, os únicos que acham isso.

    Enquanto os bons políticos tucanos (especialmente os mais jovens Aécio Neves/Beto Richa e outros) estão vendo agora com clareza, o abismo se abrir à sua frente, essa turma da velha política do PSDB... empurra as oposições ladeira abaixo. Do alto de sua incapacidade de entender o eleitor, ela supunha que Serra estava fadado à vitória.

    Quem acompanhou a cobertura que a “grande imprensa” fez destas eleições viu, do fim de 2009 até agora, uma sucessão de análises erradas, hipóteses furadas, teses sem pé nem cabeça. Todas inventadas para justificar o “favoritismo” de Serra, que só existia no desejo de quem as elaborava.

    Se não fossem tão ineptas, essas pessoas poderiam, talvez, ter impulsionado as oposições na direção de projetos menos equivocados. Se não fossem tão arrogantes, teriam, quem sabe, poupado seus amigos políticos do fracasso quase inevitável que os espera.

    Não estou aqui para questionar isso ou aquilo, somente estou em busca da verdade...

    Como dizia um tal galileu onde um tal, segundo João 8,32 escreveu:

    “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

    Um grande abraço meu amigo.

    Neutinho

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE