sexta-feira, novembro 5

AMADURECER BANANA PRA MORCEGO...

Jeffinho Por: Jeff Picanço

Esta eleição que encerrou domingo foi uma eleição presidencial meio xoxa, meio sem graça, mas muito disputada. Na internet, então, a coisa foi às alturas, cheia de ataques e contra-ataques e muito, muito baixo nível. O nível de acirramento foi tal que amizades se romperam – será que casamentos acabaram? – pelo fato de se escolher azul ou vermelho (ou verde). Era um tal de resposta pra cá, resposta pra lá e, no final, ninguém mais convencia o outro, e tudo virava um lamentável flaflu (o nível dos fla-flus também não anda lá estas coisas, mas enfim...).

Fiquei pensando em como se dão as decisões políticas. É um estudo muito complexo, envolvendo um sem-número de fatores sociais, econômicos, culturais, sociais e astrológicos. Existem muitas teorias, algumas bem complicadas, envolvendo estatísticas, teoria de decisão, teoria dos jogos, análise de redes sociais e já-quem-pô.

Li alguns artigos de ciência política de que só entendia que era em português, e falava de eleições. A lógica era complicada: Se x é y, então x é z. Por analogia, y é z, o que nos traz a conclusão de que todos, x, y e z, são farinha do mesmo saco. E haja saco!!

Os políticos são mais claros, claro. Se perdeu nacionalmente, mas ganhou regionalmente, dirão que os paranaenses (ou os gregos, ou os baianos) escolheram certo. Se o político estadual e o político municipal brigam pra ver quem ganha do político federal, este, humildemente, tira catota do nariz, segundo o analista político Carlos Drummond de Andrade.  

Aconteceu algo estranho nestas eleições, entretanto. Os gaúchos, pela primeira vez em muito tempo, estão alinhados com o governo federal. Isto só tinha acontecido antes em 1986, com Pedro Simon. Os paranaenses, pela primeira vez, não estão alinhados com o governo federal. Isto só tinha acontecido antes em...não tinha acontecido antes!! O paranaense, um eleitorado que sufragou macicamente Plínio Salgado e Janio Quadros, que deu uma votação consagradora a Afif Domingos em 1989, está fora do poder central!! (quem quiser saber da biografia destes ilustres políticos, por favor, não consulte a wikipédia!!).

E Antonina? Antonina está  com o governo. Estadual. Pra variar? Nem sempre. Os bagrinhos são menos “cordeirinhos” que a média estadual. No entanto, o que se vê nos blogs bagrinhos é que já foi dada a largada para quem vai ocupar certo prédio da rua XV. Nosso filósofo-mor, entre o mercado e o Jequiti, diria, sabiamente: “não me venham de garfo e faca!!”.

Ao que tudo indica, o Alcaide vai querer continuar. Está fazendo uma gestão sem grandes tropeços, embora com reparos aqui e ali. Além do quê, tem a máquina federal. Por outro lado, parece que tem uma candidatura forte pros lados do prédio da rua Valle Porto, quase em frente da Caixa Econômica. Esta candidatura vai disputar o partido mais votado nas ultimas eleições, e tem boas chances de conseguir o mando desse partido. Tem boas conexões e é esperto, muito esperto.

E o resto? O resto é  o resto. Neste balaio de gato tem ex-prefeito tentando voltar, tem gente boa que é sempre relegada a segundo plano na hora h, tem de tudo. Daria até pra montar uma batucada de bamba. Falta muito tempo agora, tem muita história pra acontecer. Mas o que não dá, absolutamente não dá, é ficar amadurecendo banana pra morcego. E de novo, né, Tube?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE