quinta-feira, novembro 4

VAI UM RECADINHO A "MÍDIA" "PIG" QUE GOSTA DE SEPARAR O BRASIL EM AZUL E VERMELHO

O Brasil azul-vermelho: as cores do preconceito

Coluna do Leitor 4 de novembro de 2010 às 8:40h

Por Paulo Cezar Nunes de Oliveira*

O Brasil é azul e vermelho, grita mídia. Estamos divididos por uma linha imaginária que separa o sul-sudeste rico, escolarizado e bem desenvolvido de um norte-nordeste pobre, analfabeto e atrasado. Foram estes pobres, que só pensam em si mesmo e no seu estomago, que elegeram Dilma, os ricos conscientes e preocupados com o país optaram por Serra.

Esta é, com toda certeza, a afirmação mais mentirosa de toda a política, superando até mesmo a bolinha de papel. Mesmo encerrada a campanha, a grande mídia, acostuma com a distorção, não voltou ao jornalismo.  As cores pintadas no mapa não refletem a realidade, a não ser na lógica preconceituosa. Nem todo azul é azul e nem todo vermelho é vermelho.

Não é verdade que foi só o nordeste que elegeu Dilma, foi o sul e o sudeste também. Juntos RS, SC, SP, PR, MG, ES, RJ deram a Dilma 29.807.768, ou seja, 50,34% dos votos. Serra obteve 29.403.649, isto é, 49,63%. Em números, os brasileiros que preferiram Dilma nestes estados superam os que escolheram Serra em quase meio milhão. Estes dados não deixam dúvidas: Dilma foi eleita por todos os brasileiros.

Desarmados os palanques, a mídia precisa voltar a pensar o Brasil. É inaceitável que “analistas e comentaristas” continuem alimentando, em nome da liberdade de expressão, discursos que incitam o ódio e o preconceito. É preocupante a quantidade de comentários racistas e sectários em alguns sites e blogs que insistem na farsa que o sul e o sudeste trabalham para manter o norte e o nordeste que dão prejuízo.

Qualquer pessoa com bom senso sabe que a grandeza do Brasil não é feita por causa da riqueza de um estado ou de uma região. O tamanho do nosso território se impõe e cada região tem sua importância na composição geográfica, política e econômica. A variedade dos recursos naturais, principalmente as reservas de água doce, é de valor inestimável.  A diversidade da nossa cultura é que faz o brilho de nossa gente.

Precisamos estar atentos a essa onda de preconceitos. Num passado não muito distante, os pobres, os analfabetos e as mulheres não podiam votar. Agora surgem os que desqualificam o voto dos nordestinos e os nortistas. Logo irão propor excluir os negros e índios e por fim irão questionar a democracia mesma.

O Brasil possui uma historia de luta por unidade. Nossas fronteiras foram garantidas e expandidas por quem sonhou grande. Não podemos deixar que um ressentimento político inicie um processo de separação do nosso povo. O Brasil é azul-vermelho e verde-amarelo-branco, e todas as cores que possam nos conduzir para a justiça social, respeito e fraternidade.

*Pe. Paulo Cezar Nunes de Oliveira é redentorista. Graduado em filosofia e teologia. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO. Professor de Teologia Moral no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás. Mestrando em Teologia Moral pela Università Lateranense – Accademia Alfonsiana – Roma

___________

NOTA.: Por Neuton Pires

BRASIL

Este mapa acima... estampa as matérias do PIG, e dizem que os progressista votaram no Serrano, já a ralé, preferiram a GUERREIRA... é uma pena que algumas pessoas tenham apenas uma visão parcial das coisas...

Opa, eu explico... (como dizia um tal nazareno), "Não se joga pérolas aos porcos", porém, abriremos uma exceção ao PIG...

______________

Amados Bacunautas...

Temos várias formas de ver e observar as coisas, lembro muito bem quando fui dar uma palestra sobre assuntos comerciais em uma empresa de transporte, abordei exatamente este tema... "OBSERVAÇÃO HOLÍSTICA"

Então vamos lá...

Na maioria das vezes, as nossas visões, nossas observações, nossas vidas acham-se divididas, fragmentada, nós não conseguimos observar algo em sua totalidade... é aí que entra uma observação diferenciada das coisas, que raramente nós se damos conta, e chamamos de visão ou observação HOLÍSTICA.

HOLÍSTICA = Ver, observar as coisas como uma totalidade completa. TO-TA-LI-DA-DE  COM-PLE-TA

Observar holisticamente é observar ou prestar atenção a todo o conteúdo de algo.

Se repararmos no mapa acima, o mapa do "PIG", a visão deles sobre a votação DILMA/SERRA, é uma visão de maneira parcial, ou seja, conforme o vosso condicionamento, ou, conforme o ponto de vista deles do "PIG"... para eles é o ponto de vista ideal, a maneira de ver as coisas sempre fragmentada.

Já sei, já sei... você deve estar se perguntando... tá, mas o mapa do "PIG" mostra como foi divida a eleição para presidente no Brasil, temos a parte de baixo Azul/Serra e a parte de cima Vermelho/Dilma, tudo bem dividido por estados holisticamente? Certo?

- Errado!!!!!

Esta visão do "PIG" é parcial, ou seja fragmentada...

Olhando os mapas abaixo, temos os dois exemplos, uma observação parcial e uma observação holística do mesmo fato, neste caso o mapa.

MAPA DO PIG (FRAGMENTADO)

BRASIL

MAPA (OBSERVAÇÃO HOLÍSTICA)

MAPA

Reparem que no mapa do "PIG" nos mostra a impressão de que o Vermelho/Dilma, ganhou somente nas regiões deduzidas pelo "PIG", como regiões "pobres" sem "cultura", conforme o PIG adora abordar. Já o Azul/Serra, venceu nas regiões dos empreendedores, da nata, dos intelectuais, dos "ricos". Então, podemos agora observar holisticamente que a Dilma venceu na maioria dos municípios e cidades brasileiras, totalizando com isso, a maioria dos estados. Bom, se você entendeu os dois tipos de observações(…) podemos dizer que você já pode encarar a vida holisticamente, como um movimento total desde o princípio até o fim, sem fragmentação nem desvio nem ilusão alguma. rsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE