domingo, março 13

COMO EU DISSE... AGORA É HORA DE UNIÃO

O blog BcF acabou de receber este e.mail...

Beto instala gabinete de emergência

Caixa de entrada
Marcar com estrela

Agencia de Noticias do Estado do Parana


Bacucu com Farinha
Anexo 13 de março de 2011 16:21


13/03/2011

Governo

Beto Richa cria gabinete de emergência para atender população do Litoral

Estrutura de atendimento à população do Litoral envolve diversas instâncias de governo e será liderada pelo governador. Três coordenadorias foram instituídas e serão responsáveis pela operação das ações do Estado nas cidades de Morretes e Antonina, as mais atingidas por alagamentos e deslizamento. Em Paranaguá, a preocupação é abastecer a população de água potável.

O governador Beto Richa anunciou na manhã deste domingo (13/03) a criação de um gabinete de emergência, que será liderado por ele e formado por diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado, para dar atenção prioritária à população do Litoral atingida pelas chuvas dos últimos dias. “Toda a estrutura do governo será direcionada para as comunidades atingidas”, disse ele.

Richa instituiu três coordenadorias para organizar as operações do governo: Coordenação de Atendimento Humanitário, Coordenação de Construções, Obras e Intervenções e Coordenação da Campanha de Solidariedade. Além disso, reforçou que a Operação Verão, que estava funcionando nas praias e reúne diversos serviços do Estado, principalmente de atenção à saúde e segurança, será mantida ativa e foi reprogramada para atender prioritariamente as cidades de Morretes e Antonina.

O governador destacou a atuação da Defesa Civil e dos Bombeiros, que desde os primeiros momentos atuaram nas áreas atingidas por enchentes, alagamentos e deslizamentos e afirmou que haverá uma mobilização incessante até que tudo seja restabelecido.

Relatos - Durante reunião com os membros do governo que fazem parte do gabinete de emergência, o governador ouviu relatos das atividades que estão sendo realizadas. A secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, informou que 135 toneladas de mantimentos e água já haviam sido doados e estavam sendo enviadas para o Litoral.

Ela informou que a campanha de doações lançada pelo Governo já deu os primeiros resultados e que empresários e cidadãos de diversas partes do Estado estão se mobilizando para enviar donativos para as duas cidades mais atingidas. Fernanda destacou que a prioridade das doações são colchões, cobertores, material de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis.

Segundo o chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Adilson Castilho Casitas, três helicópteros do Estado e outros dois de empresas privadas estão atuando no Litoral e já realizaram 154 resgates de pessoas ilhadas ou com necessidade de atendimento médico.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, relatou o enviou de uma equipe de Vigilância em Saúde, material médico-hospitalar e medicamentos como antibióticos, analgésicos, insulina e soros antitetânico e para mordidas de animais peçonhentos. Já a Sanepar está mobilizada para garantir o abastecimento de água potável para Paranaguá, município que ficou sem abastecimento devido aos problemas de captação da companhia local.

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns , que como o governador Beto Richa percorreu as regiões atingidas por alagamentos e deslizamento, afirmou que haverá uma grande demanda para a recomposição das estradas rurais, tanto para o escoamento da produção agrícola quanto para o transporte das crianças às escolas. “Há muitos pontos de comunicação que precisam ser restabelecidos”, relatou.

Gabinete de emergência (composição)

Governador Beto Richa, vice-governador Flávio Arns, secretários Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social), Durval Amaral (Casa Civil), coronel Adilson Castilho Casitas (Casa Militar), Reinaldo de Almeida César (Segurança Pública), Luiz Carlos Hauly (Fazenda), Michele Caputo Neto (Saúde), José Richa Filho (Infraestrutura e Logística), Marcelo Cattani (Comunicação), Jonel Iurk (Meio Ambiente), Norberto Ortigara (Agricultura), os presidentes Mounir Chaowiche (Cohapar), Lindolfo Zimmer (Copel), Fernando Ghignone (Sanepar), Tarcísio Mossatto Pinto (IAP) e representantes da Concessionária Ecovia.

Coordenadorias operacionais:

Coordenação de atendimento humanitário

Órgão Responsável: Defesa Civil

Estruturas envolvidas: Casa Militar, secretarias da Segurança Pública, Família, Saúde, Educação, polícias Militar e Civil e prefeituras.

Coordenação de Construções, Obras e Intervenções

Órgão Responsável: Secretaria de Infraestrutura e Logística

Estruturas envolvidas: Casa Civil, e secretarias da Fazenda, Planejamento, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Cohapar, Sanepar, Copel, IAP e Ecovia.

Coordenação da Campanha de Solidariedade

Órgão Responsável: Secretaria da Família e Desenvolvimento Social

Estruturas Envolvidas: secretaria da Família e Desenvolvimento Social e Provopar

_______________

13/03/2011

Governo

Richa obtém apoio do governo federal para o Paraná


Ministro da Integração Nacional se comprometeu em liberar recursos emergenciais para ajudar o Estado na recuperação de áreas atingidas pela chuva.


O governador Beto Richa informou neste domingo (13/03) que o governo federal se disponibilizou a ajudar o Paraná nas ações de recuperação das áreas afetadas pelas chuvas. Richa conversou durante o final de semana com os ministros Antonio Palocci, da Casa Civil, Fernando Bezerra, da Integração Nacional, e Nelson Jobim, da Defesa.


Segundo Richa, há um bom entendimento com o governo federal e a garantia de que é possível contar com todo o apoio da União para as ações que passam a ser realizadas nos municípios atingidos pelos desastres naturais dos últimos dias. “Não economizei nos pedidos e os ministros foram bastante receptivos”, informou o governador.


Ele disse que o ministro Fernando Bezerra se comprometeu a liberar recursos emergenciais de acordo com a necessidade do Estado. “Agora estamos preocupados em enviar socorro às vítimas.


Depois disso faremos um balanço dos estragos e prejuízos e encaminharemos os números ao governo federal. Certamente vamos contar com uma ajuda financeira de Brasília”, afirmou Richa.


O ministro Nelson Jobim informou que o Exército pode disponibilizar uma ponte metálica caso seja necessário instalar o equipamento as estradas interrompidas. “Estamos avaliando esta necessidade”, disse o governador.


A concessionária que administra a BR 277 entre Curitiba e Paranaguá, onde quatro pontes ficaram comprometidas por causa das chuvas, informou que o tráfego seria liberado em meia pista a partir da tarde deste domingo nos trechos mais problemáticos. A empresa adiantou que serão necessários seis meses para a reconstrução das pontes.

Um comentário:

  1. Olá Newton!!!

    Como disse na comunidade:" A fome tem pressa e o desabrigo também".
    A criação de Gabinete é LINDOOO, mas isso a longo prazo, e a hora é AGORA.
    A coisa está cada vez pior, cada hora um incidente, a terra está muito encharcada e qualquer chuva é prejudicial.

    Abraço

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE