ANSELMO FERNANDES | 30 de março de 2011 17:49 |
Para: BACUCU COM FARINHA |
Nos últimos dias desde 11 de março, por motivo de chuvas torrenciais o Município de Antonina, sofreu muitos deslizamentos em diversos morros, gerando uma calamidade pública, que levou a vários incidentes, inclusive desabrigando muitas famílias. Esses deslizamentos também atingiram algumas instalações do SAMAE, levando ao rompimento da principal adutora da cidade. O abastecimento ficou interrompido por diversos dias, levando a quase 60% da população a ficar sem água. A equipe do SAMAE trabalhou e vem trabalhando diuturnamente para eliminar os pontos críticos, para que tudo volte ao normal. O SAMAE pede a colaboração de todos neste momento tão crítico e ressalta a importância e a necessidade para que todos possuam instalados em suas casas reservatórios para armazenar água, isso ameniza os problemas de falta de água, quando ocorrerem rompimentos imprevisíveis. Os prejuízos do SAMAE chegam a mais de R$ 160.000,00. Agora o SAMAE se prepara à busca do controle dos pontos críticos de deslizamentos e se preocupa também com o futuro de toda a tubulação, por causa do encharcamento do trecho de terreno onde está instalada a tubulação, buscando soluções que evitem de uma vez por todas com os rompimentos freqüentes que vem aocntecendo. Uma das soluções é buscar recursos financeiros para o escoramento total de toda rede de adução. São mais de 15 quilômetros de extensão. Além do escoramento, em alguns pontos existe a necessidade de mudar o local de instalação da rede e em outros pontos a necessidade de substituição de tubos e conexões. No trecho do Km 4 sentido Bairro Alto, a equipe do SAMAE já está substituindo cerca de 500 metros de tubulação mudando-a para o outro lado da rodovia, distante do deslizamento. Nesse local assim que houver a retirada dos tubos o DER estará executando serviços de reestruturação do Morro. Em nenhum momento o SAMAE deixou de cumprir o seu papel; o que ocorreu nunca aconteceu na história do SAMAE. Os deslizamentos forçaram as juntas da tubulação que não suportaram. O SAMAE preparou um CD com imagens dos locais do incidente, onde aparece o grau de dificuldade da realização dos reparos, pois o solo destes pontos ainda não está compactado. Este CD foi enviado às autoridades e algumas entidades do Município de Antonina. Os funcionários continuam trabalhando nestes locais e diariamente estão em alerta para qualquer eventualidade. Salientamos que quando da implantação desses tubos, na época o terreno era firme e não oferecia riscos, ao contrário de hoje.
Agradecemos, a todos os nossos usuários pela compreensão e nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos.
____________
NOTA.:
O destaque do texto em negrito ficou por conta do BcF...
Eu acredito no Diretor da PMA/SAMAE, estes recursos financeiros para o escoramento total de toda rede de adução... virão.
Resta-nos termos paciência...
Enquanto isso vamos rezando:
Sanepar que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós, ou seja, em nosso Reino...
É impressionante!!!! Só agora depois de qse um mes o Sr Diretor do SAMAE resolveu se pronunciar...demais heim??rsrsr
ResponderExcluirNo site do SAMAE não encontrei nada que pudesse nos dar informações, nda, nda..e ..qto aos gastos..acho melhor criarem uma conta p/ depositarmos quantias em r$ para levantar fundos pelos gastos..rsrsr...ou..descontar por mes em nossa conta de agua.o que acham???? concordam???