quinta-feira, abril 7

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO...

Estava dando uma olhadela em alguns documentos velhos..., entre eles... encontrei um e.mail que imprimi... não chega a ser um tesouro arqueológico este e.mail..., deve ser mais ou menos de uns quatro anos atrás... mesmo assim tive uma perda súbita e transitória de consciência... rss

O e.mail é de um autor desconhecido, porém, quem o escreveu... deveria saber muito bem o que estava passando a nossa cidade naquele momento.

Começa assim o e.mail:

"Governar sozinho é uma pretensão irrealizável. Por isso, o político sábio precisa trabalhar com auxiliares tão capazes quanto ele próprio".

"Só as pessoas inteligentes procuram, para auxiliá-la, pessoas mais inteligentes do que elas".
(Baltasar Gracián - jesuíta espanhol - 1601/1658)

Acho que este e.mail não chegou em tempo até o endereço eletrônico do atual governante do Reino...


... e continua


Hoje, a política em Antonina beira o cinismo e subestima a inteligência da nossa gente.

Vamos deixar de lado a pavimentação do Saivá-Ponta da Pita, a construção de um Ginásio de Esporte e do Estádio Municipal de Futebol, a efetivação do Plano Diretor, da melhoria e segurança no transporte público, gestão profissional, educação pública municipal de qualidade e vamos às 10 promessas impossíveis:

1 - Pressionar o Governo do Estado para abrir processo licitatório visando à concessão precedida por obras de melhoramento da infra-estrutura do Porto Barão de Teffé, desapropriação pelo município de grandes áreas, as quais se encontram
com insuficiência de recursos para pagar os seus impostos, municipais, estaduais e federal, criar uma ZPE-Zona de Processamento de Exportação.

2 - Construção no Cabral, de cais pesqueiro e de infra-estrutura de venda de pescado (mercado público), serviços náuticos, marina pública, fábrica de gelo e posto de gasolina comunitária, tudo em prol dos pescadores de Antonina e que deverá ser gerenciado e conduzido por uma cooperativa de pesca. Criar um Parque Aquicola na Baía de Antonina. Criação de uma Reserva Florestal Extrativista.

3 - Revitalização urbana dos bairros do Portinho, Tucunduva, Bariguí, Jardim Maria Luíza, Pinheirinho, Ponta da Pita, Caixa d'água e, no centro da cidade a partir de recursos junto à fontes de financiamento (interna e/ou externa), construção de equipamentos de lazer, construção de casas populares, retirada das famílias das áreas de risco, de enchentes e de degradação ambiental, canalização do córrego do Hospital, pavimentação das ruas, interligação marítima Antonina/Paranaguá a partir da reconstrução do Trapiche Municipal.

4 - Construção do Centro de Convenções no antigo prédio da Coletoria Estadual, perto da Igreja Matriz, no mesmo local e com a mesma arquitetura externa que contempla o sobrado de um andar que se perdeu com o tempo e com o descaso.

5 - Urbanização e pavimentação do terreno urbano em frente ao campo da A.A. 29 de Maio em conjunto com o pseudo-mangue que há muito tempo vem sendo utilizado como depósito de lixo e local de despejo do esgoto de boa parte de dos bares e restaurantes (Antonina não é uma Dubai nos Emirados Arabes, mas até quando teremos que conviver com esta realidade?)

6 - Implementação do saneamento no Centro Histórico, de aterro sanitário controlado e de usina de reciclagem de lixo em local apropriado, sem o risco de comprometer a nossa baía.

7 - Concessão dos serviços de água e esgoto sanitário a uma empresa de notória competência na execução desta tarefa e de credibilidade para realização dos investimentos necessários.

8 - Reivindicar junto ao governo estadual e da agência federal responsável pela regulação dos serviços de concessão de energia elétrica, a execução dos investimentos previstos no contrato de concessão e de outros que possam melhorar a infra-estrutura alocada em atendimento ao município de Antonina, que devido à forte presença da mata atlântica, combinada com redes incompatíveis com as peculiaridades da região, sofre frequentes interrupções de fornecimentos.

9 - Criar uma Fundação de Turismo, destinando toda receita oriunda do ISS e demais taxas vinculadas à atividade turística para compor o Orçamento desta nova autarquia, devendo esta fundação ser também gerida por profissional qualificado e ter autonomia para executar a política de turismo em Antonina, independente do poder central, sendo fiscalizada pelo Conselho de Turismo, órgão deliberado na condução da atividade turística no município.

10 - Fortalecer o sindicato dos funcionários públicos, extinguir todos os cargos em comissão (deixar apenas o cargo de Secretário Municipal), elaborar e implementar um Plano de Cargos e Salários e realizar concursos públicos para todos os cargos previstos no novo plano.

E finaliza o e.mail:

Pelo jeito, a começar pela classe política, estas propostas acima elencadas serão motivos para galhofas e piadas. Será que elas realmente são impossíveis de realização? Nunca saberemos, pois estas serão algumas das nossas propostas aos candidatos a Rei no próximo reinado. Quem será, que as apresentará? Será que outro alguém tem propostas melhores, alguém tem competência para refutá-las?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE