sábado, julho 2

TURISMO ANTONINENSE - QUE MUDOU DE LÁ PRA CÁ?

O BcF vai mostrar agora uma entrevista que nunca houve... porém, se esta entrevista tivesse existido, seria com certeza mais ou menos assim:
O ano é em 2007, o dia???, bem o dia é 09 de Julho... bem no dia do meu aniversário...

Neuton Pires
- Boa tarde!!! Márcia Rocha
Tenho o sobre nome "Rocha" em minha família também, meu avô materno se chamava João da Rocha Pires.

Márcia Rocha
- Aí, quem sabe temos algum parentesco... rss
Na
verdade o meu nome completo é, Márcia Espírito Santo Rocha.

Neuton Pires
- Amém.

Márcia Rocha
- Amém o que?

NP
- Espírito Santo, amém... rss

MR
- Rss

NP
- Márcia, você me falou sobre um trabalho seu..., um inventário turístico de Antonina?

MR
- Sim, é um trabalho que desenvolvi na Faculdade Opet (Faculdade de Ciências Sociais Aplicada) curso de Bacharelado em Turismo.

NP
- Me fale um pouco sobre este inventário turístico de Antonina, e o que pretende com este trabalho?

MR
- Veja bem Neuton, este plano (trabalho) de desenvolvimento turístico para Antonina, pretende demonstrar os atrativos e equipamentos existentes na cidade devido aos interesses de desenvolvimento turísticos da região.

NP
- E quais foram as ferramentas utilizadas para a realização deste trabalho, deve ter tido muita dificuldade?

MR
- Dificuldades? rss
(pausa)... Foram muitas... bem, respondendo a sua pergunta sobre as ferramentas utilizadas. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi coleta de dados, visitas técnicas, e o preenchimento dos formulários do Ministério do Turismo. Este trabalho tem o interesse principal de levantar dados para serem avaliados e melhor compreendidos para a atividade turística. O trabalho se torna fundamental para auxiliar no planejamento das atividades turísticas.

NP
- Este auxilio corresponde fundamentalmente na geração de empregos é lógico?

MR
- Na verdade Neuton, a missão do trabalho é desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante é lógico na geração de empregos. O plano geral do trabalho visa pela qualidade e prestação do serviço turístico em Antonina. Entre as metas a serem alcançadas está a de poder desenvolver a atividade turística na cidade assim como aumentar o fluxo de visitantes e estimular a renda per capta na cidade, objetivando assim um turismo sustentável. Sua atribuição é poder auxiliar a cidade de Antonina para um trabalho de conscientização e responsabilidade sobre o turismo na região.

NP
- Certo, agora você menciona que a metodologia utilizada foram, coletas de dados, visitas técnicas... Então deu para ter uma noção ampla de como se encontram as estruturas turística em nossa cidade?

MR
- Neuton, você quer saber mesmo da real situação.

NP
- Não me esconda nada... rss

MR
- Na verdade, é de chorar...
Antonina é uma cidade que se encontra em estado abandonado pois não esta sendo valorizada, tem pouco material que possa fornecer informações específicas e profundas sobre o turismo ou até mesmo a existência dos atrativos. A população de Antonina tem interesse no desenvolvimento da cidade, o que falta é a capacitação de conscientização turística para gerar rumo a fim de fazer um desenvolvimento lucrativo para a população. A população tem que estar receptiva para tal desenvolvimento. Antonina tem grande capacidade de desenvolver atividades para o turismo . O movimento da cidade na época do festival de inverno e carnaval é alta, capaz de gerar muitos empregos e fazer a renda per capta girar ?

NP
- Sim, isso nós antoninenses sempre soubemos... só quem não sabe é o pessoal ligado ao turismo. O que precisa fazer para esta máquina engrenar Márcia?

MR
- Veja bem Neuton, o que precisa é dar continuidade o ano inteiro.

NP
- E o que o seu plano propõe?

MR
- Então, o que se propõe é a criação de atividades que geram empregos e atrativos turísticos o ano todo, capaz de sustentar a economia da cidade. Mas não são esses os únicos atrativos a serem também desenvolvidos na localidade. Para total comprometimento da sociedade a integração do turismo com a sociedade tem estar interligada pois uma só atividade não gera outras mais se todas as atividades estiverem inter-relacionadas o turismo funciona a fim de propor melhoramentos em todos os campos.

NP
- Sim Márcia, mas o que está faltando para o turismo dar certo?

MR
- O que falta é planejamento e plano do desenvolvimento turístico.

NP
- Só planejamento? rss
Este maldito planejamento..., o pessoal em Antonina corre deste tal planejamento como o diabo corre da cruz.

MR
- Por isso, torna-se necessário o investimento em atividades que busquem a distribuição de renda e a sustentabilidade, aproveitando o potencial que a cidade oferece para o desenvolvimento do turismo.

NP
- Desculpa Márcia, estou pensando ainda neste tal planejamento... tudo em Antonina para no tal planejamento... rss
Tem duas palavras que o pessoal do poder não podem houvir, é este tal de planejamento e projeto... rss

MR
- rss, sem planejamento e sem projeto fica tudo mais difícil...

NP
- Ôh!!!

- Márcia, qual é o principal objetivo deste seu trabalho?

MR
Veja bem Neuton, o objetivo principal do trabalho aqui realizado é a cooperação dos instrumentos de apoio para a atividade turística, com a regulamentação da atividade para ser desenvolvida e estudada por quem pratica o turismo. Para a criação de uma atividade em que não vá aferir em comprometimento ao mau uso do turismo em relação ao seu desenvolvimento.O turismo tem como papel principal à venda e promoção da localidade em visão positiva do desenvolvimento. O turismo também tem deveres de acompanhar e supervisionar as atividades que estão sendo desenvolvidas na região se tornando responsável pela preservação ou conservação de seus bens.Não atribuídas os valores referentes ao bem da localidade e do turismo o turismo se torna parte de um problema maior.O planejamento turístico é importante para que a atividade seja sustentável e a manutenção dessa sustentabilidade envolve fases que gerenciam os impactos, tanto ambientais quanto socioeconômicos.

NP
- Mas essa não é uma missão da secretaria de turismo?

MR
- Também.
Todos os setores envolvidos ao turismo devem cultivar a atividade Turística de forma sustentável, através de plano do desenvolvimento turístico, mediante de programas e projetos que permitam o desenvolvimento turístico e suas atividade.

NP
- Infelizmente o nosso cenário atual não corresponde com o potencial natural que existe aqui (Antonina).

MR
- Não.
Hoje em Antonina existe uma falta de compreensão do turismo, pouco interesse na atividade turística, pouca utilização e valorização dos bens turísticos, baixa conscientização da atividade turística

NP
- E como fazer para mudar este atual cenário?

MR
- Primeiramente... tem que ter vontade de fazer as coisas mudarem...
Fazer os setores envolvidos ao turismo e população, compreender o que a atividade turística representa.
- incentivo à valorização do turismo
- tornar conhecido os atrativos e oportunidades dos bens turísticos
- Fazer conhecimento da importância da atividade como um todo

NP
- É, porque o resto Antonina tem de sobra.

MR
- A cidade apresenta uma rica diversidade de paisagens, praias, sol e comida típica, com suas belezas naturais, Antonina tem um enorme potencial turístico direcionando atividades a serem criadas e desenvolvidas como produto turístico e atrativo.

NP
- Márcia, muitas pessoas que acessam o BcF as vezes não entendem o porque alguns blogueiros da cidade sempre batem na mesma tecla, e solicitam uma melhor estrutura turística para Antonina, o que o turismo é capaz de trazer em benefícios para o nosso município?

MR
- Neuton, o turismo traz de tudo...
O turismo é capaz de gerar um número expressivo de repercussões nas localidades onde a atividade é introduzida ou ampliada. Há um grande número de impactos positivos. A criação de novos postos de trabalho parece ser o principal desafio dos tempos atuais. A maioria dos setores econômicos tem utilizado – de maneira crescente – tecnologias intensivas no fator capitais e poupadoras de mão-de-obra. Em conseqüência, aumenta-se a produção com menos pessoas ocupadas. Em geral, o número de postos de trabalho criados é significativamente inferior aos postos extintos. Mas o turismo surge com uma relativa importância estratégica. Até fins de 1970, Antonina sobreviveu quase que inteiramente graças ao Porto, que gerava setenta por cento dos empregos diretos e indiretos. Atualmente com assistência especializada, possui uma produção agrícola bastante diversificada, inclusive com plantio em larga do café e grandes áreas com o reflorestamento do palmito. A pecuária, principalmente a de gado leiteiro e de bufalinos, encontra-se em grande desenvolvimento, além de pequeno comércio e algumas indústrias como as de conserva, bala de banana e carvão vegetal.

NP
- As várias promessas de aquecimento econômico para Antonina, isso só se houve em época de eleições... o turismo é a nossa realidade.

MR
- A economia de Antonina é altamente insustentável, pois se baseia na dependência de muitas famílias pela renda de aposentadorias.(4 mil aposentados). Também a economia depende de dois grandes empregadores o Terminal Portuário Ponta do Felix e a Prefeitura o sindicato da estiva e dos arrumadores sendo o comercio 3º ou 4ºmaior empregador. Hoje a Terminais Portuários da Ponta do Félix é o maior empregador e arrecadador de impostos para o município de Antonina. Sendo assim, requer o engajamento de toda a sociedade antoninense na defesa da manutenção e desenvolvimento deste importante pólo de geração de emprego e arrecadação. Péssima notícia para os empresários do Paraná. O terminal portuário da Ponta do Félix, no Porto de Antonina, está com suas operações praticamente paralisadas. Há quase um mês, o terminal, que é especializado na exportação de congelados, está proibido de embarcar mercadorias para a Rússia. O produto responde por mais de 90% da carne escoada pelo terminal paranaense.O terminal emprega cerca de mil pessoas. Na atualidade o Turismo é uma das atividades econômicas mais importantes, onde se destaca o segmento do ecoturismo, uma vez que Antonina está situada na área de Preservação Ambiental (APA) de Guaraqueçaba. O ecoturismo é uma atividade que tem direta relação com o desenvolvimento sustentável, haja vista que ele tem interdependência com os setores econômicos, sociais, ambientais e culturais, objetivando a preservação dos recursos naturais e culturais, com vista a garantir a sustentabilidade da comunidade local onde é desenvolvido. Por outro lado, o segmento do turismo é dependente de todos os outros segmentos da sociedade, desde as produções agrícolas, que em Antonina tende para a produção orgânica, até a preservação de serviços, passando pelos eventos culturais, religiosos, produção de arte e artesanato, produção agroindustrial.

NP
- Mas tudo isso depende de uma infra-estrutura muito boa, é uma outra coisa que os nossos governantes não conseguem entender, ou se entendem, não tem vontade de mudar.

MR
- A infra-estrutura é tudo para o desenvolvimento turístico.
Em Antonina as ruas ainda são de paralelepípedo o que conserva a história da cidade mais tem muitos lugares mal conservados. As calçadas muitas delas tem materiais de construção empilhados o que dificulta a passagem. Não existe saneamento. O lixo fica nas ruas principalmente nos finais de semana quando não tem coleta publica. A sinalização de trânsito da cidade é totalmente confusa, ou quase inexistente. A rua XV serve de exemplo para a situação em que se encontra o tráfego da cidade. Placas quando existem, encontra-se em péssimo estado de conservação e de difícil leitura. A sinalização de trânsito é de exclusiva responsabilidade do município, pois recebe recursos oriundos do IPVA, para a manutenção e aquisição de novas placas.Existe a falta de colocação das placas aéreas indicativas, fundamentais para se chegar a algum destino. Até o momento, somente foram instaladas placas de solo, ou seja de identificação. Se não forem colocadas as placas aéreas. É um sistema composto com diversos tipos de placas com funções, formatos e custos diferenciados. O Plano Estratégico deve representar a plataforma mínima de atuação para o desenvolvimento do turismo regional, independentemente do grau de evolução em que ele se encontre. Para melhorar a infra-estrutura turística na cidade é importante oferecer serviços de qualidade. É igualmente importante ampliar a divulgação do ecoturismo no seu entorno e dar maior visibilidade à área e produtos de Antonina como a gastronomia, a cultura, a cachaça, ao artesanato, à produção orgânica.

NP
- A viabilização de recursos depende de um bom Plano Diretor, até que ponto a não aprovação deste plano acarretaria em prejuízo para o turismo em Antonina.

MR
- Neuton, a vida de um município depende quase exclusivamente de um bom Plano Diretor, a demora no julgamento e aprovação do plano diretor do município de Antonina, parado há vários meses na Câmara Municipal, acarreta em prejuízos a população deste município. Sem um plano diretor o município fica impossibilitado de receber verbas de alguns Ministérios do Governo Federal, para as diversas necessidades da população. A resposta que população tem quando apresenta cobranças para mais investimento para o desenvolvimento de Antonina é falta de recursos. A justificativa de que sobra bem pouco de tudo que o município arrecada, após o pagamento de todas as contas, já não sensibiliza mais a população. O motivo disso está no pouco interesse técnico-político de alguns gestores municipais de buscar recursos a nível federal para sanar essa deficiência de arrecadação. A gestão passada do Serviço de Água e Esgoto de AntoninaSAMAE deixou bem encaminhado um projeto e algumas obras para a rede de coleta e local de tratamento do esgoto do município. Em vez de um único local de tratamento, deve-se optar por vários de acordo com as condições daquela região. Por exemplo: os bairros do Matarazzo, Itapema, Ponta da Pita, Pinheirinho, coleta e tratamento praquela localidade. Batel, Tucunduva, Saivá, outra. Centro, Jardim Maria Luiza, Portinho. Com planejamento e discussão técnica visando à viabilidade de coleta e tratamento de esgoto por localidade. Isso possibilita a execução conforme a disponibilidade de recursos e prioridades. Os recursos para saneamento estão sobrando no Ministério das Cidades do Governo Federal, mas por falta de encaminhamento de projetos pelo município de Antonina esses recursos não são usados.

NP
- Nem que eu queira, essas duas palavras não saem da minha cabeça. PLANEJAMENTO E PROJETO

MR
- rss

NP
- Podemos não ter Planejamentos e Projetos, mas temos atrativos turísticos... isso deve ser o pensamento dos nossos políticos, não é?

MR
Resumo em uma frase só: Período de negligência e abandono pelo poder público aos atrativos turísticos. Veja bem, as tradicionais festas, têm falta de planejamento e investimentos, sofreram constantes esvaziamentos, não atraindo mais a mesma parcela de “fiés” visitantes. Qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que tenha atributos naturais ou culturais de uma determinada localidade ou região capazes de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores e os sabores de Antonina. É ressaltar o diferencial do produto turístico

NP
- Márcia, muito obrigado pela entrevista, com certeza alguém que estiver lendo tudo isso e quem sabe, num futuro não tão distante queira modificar este cenário todo, utilize as suas palavras como guia mestre para o desenvolvimento turístico de Antonina. Obrigado mesmo.

MR
- Amém...

NP
- Amém o que?

MR
- Espírito Santo.

NP
- rss

MR
- rss (obrigado vocë pelo espaço)


7 comentários:

  1. É assim que a banda toca, também no Turismo em Antonina.

    Existem pessoas que fazem as coisas sempre do mesmo jeito ou igual a outras como ela, não mudam, são medíocres, vivem em seu mundinho, e dizem: Para que mudar, é o modo como vivemos aqui em casa, na empresa, e etc; ou, é assim que eu aprendi, assim que meu pai, minha mãe ensinou, é assim que eu sou, já estou velho para que mudar, sempre fomos assim, e assim vai a vida dela.

    Vivem de achismo, no mesmo mar de mediocridade que sempre viveram, vivem suas vidas em função dos outros que não lhes pertence mais, e não a vida delas. Passam-se anos e anos, a vida não muda, suas vidas giram em um círculo vicioso, ocioso, estão sempre voltando à estaca zero. Resumindo, não aceitam mudar. Mas estão sempre querendo ensinar e corrigir os outros.

    Paradigma: “Modelo padrão”. “Aquilo que serve de exemplo ou norma, aquele a quem procura se imitar nas ações, procedimento, maneiras, etc.”, Aurélio. Relacionamento: “Capacidade, em maior ou menor grau de relacionar-se, conviver ou comunicar-se com seus semelhantes. Ligação de amizade, afetiva, profissional, etc; condicionada por uma série de atitudes recíprocas”. Interpessoal: “Que existe ou se efetua entre duas ou mais pessoa”.

    Comunicação: “Emitir, transmitir e receber mensagens através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais. Capacidade de trocar ou discutir idéias, dialogar, conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas, trato”. Interatividade: “Caráter, condição de interativo, capacidade de interagir ou permitir interação”. Habilidade de saber conversar respeitando limites. É o que falta em muitos.

    Renovar paradigmas, uma atitude que incomoda, especialmente aos inflexíveis, irredutíveis. É renovar, aceitar o novo, quebrar os velhos conceitos, estar aberto para aprender com o outro suas inteligentes idéias sem ferir-se. Precisamos a cada dia inovar “tornar novo, introduzir novidades”. Diz um provérbio Bíblico: “Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que já não se deixa admoestar”. É a pessoa que acha que não precisa mais aprender, acha-se a certa, só o jeito que aprendeu é o certo, ou seja, não está aberto para o novo.

    O desenvolvimento pessoal neste, ainda é atrasado. É o tipo que se considera auto-suficiente, sem ter um preparo, estudo, formação, especialização na área, se falar alguma coisa para corrigir se ofende, e diz que você não aceita como ela (e) é, que é toda errada para você, o que na verdade não é isso, e sim, uma questão de ver o lado positivo da coisa. Diz um mandamento de vida inteligente: “Primeiro, esteja sempre pronto a ouvir. Segundo aberto ao aprendizado. O difícil é tentar ensinar a quem pensa que já sabe tudo, que só ela a certa no que pensa, e falar a quem não é paciente, é a pior coisa que você está passando na vida”. “As pessoas fracas nunca cedem quando devem”, Cardeal de retz.

    É sabido, para conquistar, triunfar e estabelecer, no lado profissional como sentimental você deve eliminar: A dúvida, comodismo, conformismo, medo, e as vozes negativas do pessimismo que estão sempre falando ao ouvido da pessoa. Cuidado com os invejosos, aqueles que gostam de jogar cal em seus projetos e sonhos, se der ouvidos acabará por criar situações ruins, perderá o que conquistou, tornando-se uma perdedora e fracassada.

    Newton, resumindo. Antonina é uma "criadouro" de professores de deus, de donos da verdade e de ditadorizinhos, etc. Turismo sem a participação da comunidade não existe, mas quem quer particopar de uma reunião com esses tiranos de carteirinha para discutir um Plano de Desenvolvimento de Turismo.

    ResponderExcluir
  2. Neuton, este seu poder de criação é simplesmente sensacional poucos tem a percepção de entender aquilo que você escreve, seja em letras de samba enredo, seja em matérias em seu blog.

    Não quero entrar na questão se realmente a tal Marcia Espírito Santo Rocha existe, quero entrar na questão sim, se houver algum interesse para potencializar o nosso turísmo, que os membros da secretaria de turismo antoninense leia esta sua matéria e tire ótimos proveitos. Tenho a pura certeza que isto que você espera e que a Marcia Espírito Santo Rocha esperaria se houvesse um interesse maior em seu trabalho.

    Conhecendo você como eu conheço, lembro-me de quando você me mostrava os rasbiscos das letras dos sambas enredos do Batel, rabiscos feitos por você e Josiel, tudo guardado em pastas em seu PC e arquivados em pendrives, também tenho a certeza que deva ter muitas coisas guardadas sobre o turismo em nossa cidade.

    A secretaria de turismo de Antonina deveria além de ler esta sua matéria, entrar em contato para pegar algo mais. Já está mais do que na hora de baixarem a crista e lutar em conjunto para o desenvolvimento turistico em nossa cidade.

    Como disse o anônimo logo acima, "quem quer participar de uma reunião com esses tiranos de carteirinha para discutir um Plano de Desenvolviemnto de Turísmo", acho que está na hora de todos que gostam de Antonina engolirem os seus pré-conceitos e se sentarem na mesma mesma para discutir este futuro promissor para Antonina, o turismo sim é a nossa realidade viva.

    Obrigado Neuton.

    ResponderExcluir
  3. me digam uma coisa:- quanto $$$$ 'eles' vão ganhar a mais??? NADA ???? Então.... Voces são parceiros do E. Bó - (São João guaropicabano que clama no deserto, oh desculpe, no mangue) - se depender 'deles', a iniciativa particular está perdida....

    ResponderExcluir
  4. Ao editor dessa bagaça, sabendo que voce é simpatizante petista, copiei essas palavras:

    NOVO SIMBOLO DO PT.
    Assim como PSDB tem o tucano como símbolo, o PT também pensa em adotar como símbolo, um pássaro. Numa pesquisa nacional está ganhando força o PARDAL, afinal nada é mais semelhante a um petista que um pardal. Tem em tudo que é lugar, não serve prá nada, tá sempre em cima do muro, só come plantação dos outros, não canta, não trabalha, não faz nada, só anda em bando, é feio, ainda caga em voce, no teu carro, no país inteiro.

    ResponderExcluir
  5. Meu nobre anônimo, é uma pena que o PIG(*) não mostra o outro lado da coisa...

    ... a questão não é ser simpatizante do PT, eu já me desfiliei do partido em 2010... era sim desde 1986 filiado ao partido... mas isso não vem ao caso...

    Vou mostrar uma coisa que o PIG(*) não mostra para as suas conclusões:

    Segundo o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – o ranking da corrupção no Brasil foi o seguinte, medido pela quantidade de políticos cassados por corrupção desde 2000:
    1º) DEM (69);
    2º) PMDB (66);
    3º) PSDB (58);
    4º) PP (26)
    5º) PTB (24);
    6º) PDT (23);
    7º) PR (17);
    8º) PPS (14);
    9º) PT (10);
    10º) PV, PHS, PRONA, PRP (1).

    Dos 623 políticos que foram cassados, quatro eram governadores e vices: Flamarion Portela, de Roraima, e Cássio Cunha Lima, da Paraíba, mantido no cargo por força de liminar do TSE. Os demais são senadores e suplentes (seis), deputados federais (oito), deputados distritais (13), prefeitos e vices (508) e vereadores (84).

    De acordo com a pesquisa, o DEM é o partido que lidera o ranking (69), reunindo 20,4% dos políticos cassados. O PMDB (66) aparece logo depois, seguido por PSDB (58), PP (26), PTB (24), PDT (23), PR (17), PPS (14) e PT (10). Na última posição está o PV (1), empatado com PHS, Prona e PRP.

    O que podemos notar é que proporcionalmente o DEM e o PSDB são os partidos mais corruptos do país, e que o PT, apesar de toda o denuncismo da imprensa tucana, por ser o segundo maior partido em número de filiados, é um dos que tiveram o menor número de cassações.

    Quem questiona a fonte original desta informação pode acessar aqui: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/10/04/298003467.asp

    ResponderExcluir
  6. NPS...conheçe essa:

    Um alemão veio ao Brasil decidido a conhecer a Amazônia.

    Aqui, conheceu vários pássaros e ficou encantado com a beleza do tucano.

    Voltou para a Alemanha e contou a seu irmão, que maravilhado com o que ouviu, resolveu conhecer o país e seus maravilhosos pássaros.

    - Mas não se esqueça de conhecer o tucano – frisou.

    Passados alguns meses, o irmão chegou à Amazônia.

    Ao final do passeio, sem ainda conhecer o tucano, que o irmão havia falado tanto, pergunta ao guia com um português macarrônico:

    - Querro conhecerr uma bicho com um pica enorrrme e uma corpo pequena.

    O guia, então, o levou ao fundo de uma fazenda e lhe apresentou um Jumento.

    ResponderExcluir
  7. E aquele famoso tucano antoninense o GUILHERME
    scaARANTES, sumiu dos blogs ou arranjou um "boquinha" no governo Beto e deixou os seus "amigos" a ver navio no trapiche.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE