sexta-feira, setembro 16

EM PAUTA... ESTÁ ACONTECENDO AGORINHA... 11:00 HORAS DA MANHOLA...

MAPA DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ SERÁ LANÇADO NESTA SEXTA-FEIRA

O governador Beto Richa recebe nesta sexta-feira (16), na sede da Copel em Curitiba, o estudo da Base Hidrográfica Oficial do Paraná – o primeiro no Brasil homologado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Na mesma ocasião, Richa autoriza a renovação de um convênio entre a Copel e Aguasparaná destinado à operação conjunta da rede de medições hidrológicas instalada no Estado.

A Base Hidrográfica Oficial mapeia, codifica e identifica detalhadamente os mais de 976 mil cursos d’água de todos os portes existentes no Estado – inclusive com a caracterização do relevo, representado por curvas de nível com resolução de até 20 metros. Trata-se de uma ferramenta inédita com inúmeras aplicações e utilidades. A principal delas é orientar a formulação e implantação de políticas de governo visando ao crescimento sustentável do Estado.

A construção da Base Hidrográfica envolveu uma dezena de organismos e instituições da administração pública estadual e federal, sob a coordenação do Instituto das Águas do Paraná (Aguasparaná). Por ter sido integralmente executado segundo os critérios e diretrizes fixados pela Agência Nacional de Águas, cujos técnicos acompanharam todo o seu andamento, o estudo servirá como referência e exemplo a todos os demais estados brasileiros quando formularem seus próprios trabalhos.

Também participam da solenidade o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, secretários de Estado, representantes de universidades e dirigentes das entidades envolvidas no projeto – Copel, Aguasparaná, Sanepar, Mineropar, Itaipu, Comec, Emater, Paranacidade, Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente, Instituto ambiental do Paraná, ITCG e Lactec.

Os estudos, patrocinados pela Copel e executados pelo Lactec, demandaram recursos da ordem de R$ 1,6 milhão e consumiram mais de três anos de esforços dos profissionais e técnicos destacados pelas instituições para participar do grupo de trabalho.

CONVÊNIO – Na mesma oportunidade, o governador Beto Richa autorizará a renovação de um convênio entre a Copel e a Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio do Instituto das Águas do Paraná (Aguasparaná), para a operação conjunta e uso compartilhado dos dados hidrológicos colhidos por uma rede formada por 83 estações de medição instaladas no Estado. Com vigência de quatro anos, o convênio prevê o repasse à Aguasparaná – pela Copel – de um total de R$ 4 milhões 177 mil no período.

Serviço

Apresentação e entrega ao governador Beto Richa da Base Hidrográfica Oficial do Paraná e renovação de convênio entre Copel e Aguasparaná destinado à operação conjunta da rede de medições hidrológicas instalada no Estado

Data: 16 de setembro de 2011 (sexta-feira)

Horário: 10 horas

Local: auditório do Edifício-Sede da Copel (Rua Cel Dulcídio, 800 – Batel)
Fonte: AEN/ Assessoria de Comunicação da Sema

_________
NOTA.:

Tá, a pergunta é:

- Temos algum representante nesta tal solenidade?

Com a palavra o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município.

Se for positivo, favor informar os nomes para que possamos postar no blog tal feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE