sábado, outubro 15

AINDA SOBRE A PESCA...

Algumas curiosidades... leia até o final.

Pesca Artesanal

Grande parte do pescado de boa qualidade que chega à mesa do brasileiro é fruto do trabalho dos pescadores profissionais artesanais. São eles os responsáveis por 60% da pesca nacional, resultando em uma produção de mais 500 mil toneladas por ano.

A pesca artesanal é muito importante para a economia nacional. Ela é responsável pela criação e manutenção de empregos nas comunidades do litoral e também naquelas localizadas à beira de rios e lagos.

São milhares de brasileiros, mais de 600 mil, que sustentam suas famílias e geram renda para o país, trabalhando na captura dos peixes e frutos do mar, no beneficiamento e na comercialização do pescado.

A pesca artesanal também tem grande valor cultural para o Brasil. Dela nasceram e são preservadas até hoje diversas tradições, festas típicas, rituais, técnicas e artes de pesca, além de lendas do folclore brasileiro. Também deu origem às comunidades que simbolizam toda a diversidade e riqueza cultural do nosso povo, como os caiçaras (Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná), os açorianos (Santa Catarina), os jangadeiros (Região Nordeste) e os ribeirinhos (Região Amazônica).

Os pescadores profissionais artesanais têm papel fundamental no desenvolvimento sustentável do país, até porque é do mar, dos rios e lagos que eles tiram o seu alimento e renda.

O Ministério da Pesca e Aquicultura vem investindo na reestruturação do setor, com a construção e reforma de entrepostos e terminais pesqueiros, dos Centros Integrados da Pesca Artesanal e no incentivo à criação de associações e cooperativas de produção.

O pescador profissional artesanal voltou a contar com linhas de crédito para financiar a recuperação e construção de embarcações e a implantação de pequenos frigoríficos e unidades de beneficiamento, entre outras ações estruturantes. Todas elas, incluindo as políticas de inclusão social, geração de renda e agregação de valor ao pescado, priorizam a melhoria do trabalho e da vida desses trabalhadores.



Você sabia que... se você clicar " AQUI " verá a  Relação dos Pescadores Profissionais inscritos no RGP do seu município?

EXEMPLO



Veja onde encontrar um bom peixe fresco, Antonina tem 1006 pescadores cadastrados...


Fonte: Ministério da Pesca e Agricultura - http://www.mpa.gov.br/

__________
NOTA.:


Outras localidades:


Guaraqueçaba possui 1622 pescadores
Paranaguá 1012
Guaratuba 941
Pontal do Paraná 374
Matinhos 203
Morretes 16

7 comentários:

  1. ENQUANTO TEM ALGUNS BLOG NA CIDADE QUE FICAM AUTOPROMOVENDO O EDITOR OU AQUELE QUE PAGA O EDITOR. O BACUCU É DIFERENTE ESTÁ ME SAINDO UM ÓTIMO BLOG INVESTIGATIVO ALEM DE SER COMICO. AGORA NEWTON EU NÃO SABIA QUE ANTONINA TINHA TANDO PESCADOR PROFIÇA ASSIM. QUER DIZER QUE EM CADA GRUPINHO DE 6 REUNIDO ALI NO JIKITI 1 É PESCADOR PROFISIONAL NÃO ESTOU CONTABILISANDO OS IDOSOS E AS CRIANÇAS NA POPULAÇÃO. CARAMBA NA CAMARA DE VEREADORES QUANTOS PESCADORES PROFISIONAIS NÓS TEMOS. KKKKKKKK
    SE PARANAGUÁ COM QUASE 300 MIL HABITANTES TEM 1012 PESCADORES PROFISIONAIS EM PROPORÇÃO ANTONINA É CAMPEÃ. DEI UMA OLHADA NA LISTA DE PESCADORES PROFISIONAIS E CADASTREI UMAS 200 MULHERES E UNS 100 HOMES NA MINHA AGENDA QUANDO EU QUISER PEIXE FRESCO JÁ SEI ONDE IR.

    ResponderExcluir
  2. Quem deveria esclarecer qual critério que se usa para o cadastramento de pescadores profissionais são os membros da diretoria da colonia de pescadores de Antonina.
    Vai uma dica, o ilustríssimo Sr. Vereador Helinho da Pesca representante da classe na câmara nos poderia informar, ou seu assessor de assuntos de quebra de "neutralidade".
    Parabéns Neuton pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. tenho um monte de amigos na lista que nao sabem nem colocar a minhoca no anzol e sao pescadores profissionais quaquaquaqua ess foi demais.
    como tem mulheres pescadoras.

    ResponderExcluir
  4. E para vcs ver ate o vereador da pesca tem carteira de pescador o exvereador cara de relogio em um deles ate dono de loja de roupas tem carteira de pesca imagina o resto e quanta gente tem a tão famosa carteira da pesca sem nunca ter pescado nei ter pego um
    ambore.

    ResponderExcluir
  5. AO anônimo das 23:08,.

    Muita irresponsabilidade no seu comentário.

    Consultei a lista do RPG e nenhum dos nomes citados por vc está na lista do ministério da pesca.

    Ao proprietário do blog,

    Informação é uma coisa ,fofoca e comentários maldosos é outra.

    Mais responsabilidade e hombridade ao moderar os comentários pois,informações levianas são muito fácil de se levantar,o difícil mesmo é provar.

    A lista do ministério da pesca é pública quem quiser fazer alguma denuncia é só procurar o ministério público e cumprir o seu direito de cidadão e de homem e denunciar.

    Tudo o que não vier desta forma é pura leviandade e fofoca. Coisa de gente atoa.

    ResponderExcluir
  6. Aqui as vezes passa algumas merdas sim, até essa como a sua anônimo das 14:04...

    Falta-lhe coragem para se apresentar... mas não faz mal... qualquer probleminha, venha conversar pessoalmente... terei o maior prazer em perder um pouquinho de tempo com você.

    Acho que você é que não está bem informado.

    Ao anônimo que você se refere, onde foi que ele mencionou nomes??? Apelidos???

    Hora, você está sendo muito tolo em achar que este blog é somente acessado por antoninenses e em Antonina...

    Você poderia me informar de quem se trata estes apelidos, mas... pelo amor de good... se identifique, tenha coragem...

    Um abraço e continue acessando o blog, agora, se eu fosse você não perderia tempo com essa bagaça mais, vem chumbo grosso poraí e você não vai gostar que mexam com os seus pupilos...

    ResponderExcluir
  7. Já consegui identificar pelo IP de quem se trata o anônimo defensor da politicagem...

    ...meu caro blogueiro, você não é burro... então preste atenção no que está escrito na matéria...

    "Você sabia que... se você clicar " AQUI " verá a Relação dos Pescadores Profissionais inscritos no RGP do seu município?"

    ...pare de ler um pouquinho a VEJA, ESTADÃO, FOLHA e O GLOBO... acho que a bolinho de papel do "ÇERRA"ainda está lhe fazendo mal.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE